sábado, 10 de maio de 2008

Resenha Musical - Amiguinha Xuxa

Em clima de estréia, vou falar sobre essa música que marcou o "Xou da Xuxa".

"Amiguinha Xuxa" é a 7ª música do primeiro disco do "Xou da Xuxa" na versão LP e K7, sendo a 2ª do lado B. Na versão do álbum em CD, ela é a 8ª música. A música foi especialmente composta para servir de tema da chegada de Xuxa ao palco. A contagem do começo (10,9,8...) faz referência ao personagem Capitão Asa, personagem marcante na infância da apresentadora que também aterrisava com uma nave e fazia a contagem (mas no caso, a contagem da música foi invertida). Na letra, Xuxa anuncia sua chegada e faz um convite para as crianças brincarem junto com ela. No final, após a repetição do refrão, é feita a brincadeira "Chefinho mandou", na qual Xuxa pede para que as crianças façam tudo que ela pedir. No primeiro ano do programa, a música não tinha coreografia, a qual passou ser bem definida a partir de 1987 e totalmente modificada em 1990, quando a música foi regravada. A música deixou de ser tema do "Xou" após a temporada de 1990, sendo repetida apenas no especial de dia das crianças de 1991, na programa especial dos 25 anos dos "Trapalhões" e no último "Xou da Xuxa". Voltou a ser executada nos especiais de 10 e 20 anos, também na descida da nave (com excessão do especial de 91, nas outras vezes a música foi executada na versão do álbum).



Versões:
Acredita-se que a música não tenha sido regravada em outros idiomas. Porém, alguns fãs afirmam ter ouvido uma versão em espanhol da música nos intervalos das gravações do programa "Show de Xuxa", na Argentina. Até onde se sabe, a música tem 3 versões:

Versão do álbum ~ 3:01

Versão da tv: poucos notam as diferenças, mas essa versão tem uma introdução menor, o vocal de Xuxa é diferente, tem alguns samples mixados a mais e mais evidentes que a versão do álbum e não há fade out no final)

Versão de 1990 ~ bem diferente da versão original, mais curta (provavelmente gravada com repetições e cortada para dar espaço à música "Passatempo"), com arranjos totalmente diferentes e mais modernos, ficou pouco tempo no ar e jamais foi lançada, servindo de tema do "Xou da Xuxa" em 1990, de março a dezembro daquele ano.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...