domingo, 15 de junho de 2008

Crítica: Mercado Negro na Internet - DVDs


Como todos sabem, há dezenas de profiles no orkut vendendo DVDs com gravações de programas antigos e recentes da apresentadora em questão. Antes da popularização do orkut, o mercado era um pouco mais restrito, e para divulgação eram usados sites de comércio eletrônico como o Mercado Livre (hoje esse tipo de anúncio é proibido).


As gravações mais procuradas, claro, são da época do Xou da Xuxa. É impressionante ver como existem fãs que conseguem guardar e conversar essas imagens por tanto tempo, algumas com uma qualidade inacreditável para a época que foram gravados. O mais surpreendente foi quando surgiu há algum tempo um fã que tinha gravações do pré-histórico "Clube da Criança", com uma imagem até razoável, que mais tarde iria se popularizar no Youtube.


Não é segredo pra ninguém que esse tipo de comercialização é ilegal, mas até hoje nada foi feito para barrar esse comércio. Também pudera, esse é o único meio que os fãs saudosistas tem de adquirir essas imagens, muitas vezes em péssimo estado, mas que ainda assim valem a pena. E isso não rende pouca grana, a procura por essas relíquias são cada vez maiores, fãs compram cada vez mais esse tipo de imagem pois as referências são diversas, e nunca param de pipocar imagens novas de programas raros, que muitos jamais imaginaram um dia reve-los novamente.




A questão é... Por que a Rede Globo e a Xuxa Produções estão perdendo tanto tempo (e dinheiro) e ainda não tomaram uma atitude de passar a comercializar legalmente essas gravações antigas? Seria muito inviavel para eles digitalizarem o acervo (que não é pequeno) e começar disponibilizar para os fãs pelo menos especiais como os de natal, aniversário, o primeiro programa, etc. ?




A melhor maneira, na minha opinião, seria eles disponibilizarem as gravações "à la carte", de acordo com pedido dos fãs, com especificações do programa, data, roupa, algum acontecimento marcante, etc. É o sonho de qualquer fã! Já cansei de ver por aí pessoas que participaram dos programas, que sabem as datas de gravação e exibição e infelizmente não possuem o vídeo, mas ja tentaram entrar em conto com a Tv Globo de todas maneiras, sem receberem nenhuma resposta.

Não sei se essa idéia é maluca, se isso seria inviável para eles, mas com certeza... A demanda seria muito grande e, consequentemente, o lucro também!



Os primeiros programas a surgirem nesse "mercado negro" foram:
-Xou da Xuxa especial de 5 anos
-Último Xou da Xuxa
-Aniversário de 28 anos da Xuxa
-Xou da Xuxa especial de natal de 88 (c/ participação de Airton Senna)
-Aniversário de 26 anos da Xuxa (em preto e branco)
-Programas de 1992 em geral

Programas raros que muitos jamais imaginaram que poderiam rever,mas surgiram nesse mercado recentemente:
-Clube da Criança (3 programas de 1984 da mesma semana)
-Xou da Xuxa especial de 2 anos
-Aniversário de 25 anos da Xuxa
-Aniversário de 26 anos da Xuxa (com imagem boa e colorida)
-Programas a partir de 1987 na íntegra, incluindo sorteios e desenhos
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Jamur Giovane disse...

E o pior Renan, é que de todos que vc postou, o mais raro no Orkut é o Xou de 28 anos! Só ontem é que fui achar alguém que tinha esse programa semi-completo (segundo a pessoa, só está completo a partir do momento que a Xuxa começa a aparecer no programa).

Jamur Giovane disse...

Vc possui o Xou n° 1000 completo? É outro impossível de se achar...

Xuxa Park disse...

Renan, eu concordo em partes com o que você disse. Mas tem que levar em conta tbm que tem pessoas [quase metade da galera que ''vende'' dvd's] que tbm trocam, e não vendem. Porquem acham errado, e que troca é o melhor jeito de se conseguir o que quer e dar a oportunidade pra outra pessoa conseguir o que ela quer
;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...