sexta-feira, 18 de julho de 2008

Clube da Criança - estrutura do programa

O Clube da Criança, apresentado por Xuxa entre 1983 e 1986, estreou pela Rede Manchete no dia 6 de julho de 1983 e era exibido de segunda a sábado das 17h as 19h. Vou analisar o programa a partir das gravações que tenho, datadas provavelmente do final de 1984:

O programa tinha uma abertura em animação na qual o cenário do programa ia sendo montado peça por peça, embalada por uma música instrumental. Tinha início com a música "É de chocolate".

Após anunciar as atrações e desenhos que o programa teria [e também se aborrecer com as crianças que brincavam com as "salxuxas" (balões em forma de salsicha)], Xuxa dava início a algumas brincadeiras (bem parecidas com as do "Xou") e pedia para que as crianças presentes na gravação cantassem alguma música do álbum "Clube da Criança", que estava começando a ser divulgado naquela época. Nota-se que ela não tinha nenhum roteiro e fazia o que vinha a cabeça, ficando as vezes perdida.

A partir do segundo bloco, Xuxa fazia leitura de cartas enviadas pelos telespectadores. O conteúdo das cartas pedido no ar pela apresentadora era quase o mesmo que seria pedido posteriormente no quadro do sorteio do "Xou da Xuxa": dizer qual era os 3 desenhos que a criança mais gostava e os 3 desenhos que menos gostava. O curioso é que, pelo menos nas gravações dos 3 programas analisados, a maioria das crianças reclamam do desenho "Familia Tro-lo-ló" (como mostra bem o famoso vídeo "Ambição perigosa").

A leitura de cartas também era feita no sorteio, já patrocinado pela famosa marca de brinquedos Estrela. No cenário haviam 3 caixas. Na carta, a criança só poderia escolher o brinquedo de uma das caixas. Antes de mostrar o prêmio da caixa escolhida, a apresentadora fazia questão de mostrar antes o conteúdo das outras 2 caixas. O engraçado é ver a reação de Xuxa quando em um dos sorteios, o prêmio de uma das caixas escolhidas era uma bola de plástico, enquanto o conteúdo das outras eram brinquedos caros na época, como o Autocross. Xuxa demonstrava nitidamente seu descontentamento abafado por uma risada sem graça.

O terceiro bloco contava com a participação de algum cantor ou grupo musical da época. Xuxa fazia uma rápida apresentação e perguntava qual seria a música. Após a apresentação, era marcado no ar uma possível volta do cantor para participar do programa. Como geralmente todos programas de uma mesma semana eram gravados no mesmo dia, Xuxa já anunciava a volta do cantor em poucos dias. No quarto e último bloco, a apresentadora fazia mais um sorteio e cantava alguma música, que encerrava o programa.

O programa ia ao ar sem nenhum corte, como se fosse ao vivo, indo ao ar os vários erros que Xuxa cometia durante as gravações. A duração, sem os desenhos, era de pouco menos que 30 minutos. Como todos programas da semana eram gravados num mesmo dia, as crianças eram sempre as mesmas, mudando apenas a roupa da apresentadora.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...