segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mercado Negro na Internet - A polêmica das músicas inéditas


Maior mesmo que o interesse por imagens antigas, os fãs tem uma enorme vontade de ter a disposição o acervo fonográfico inédito da apresentadora em questão, que jamais foi lançado em nenhum CD. Por conta disso, não são apenas os DVDs com programas antigos que movimentam o "mercado negro" da Xuxa na internet. Há pouco tempo atrás, era muito comum encontrar em sites como o "Mercado Livre" cds com músicas que jamais foram lançadas. A maioria, é claro, não passavam de audios extraidos de programas onde as músicas foram apresentadas, com qualidade na maioria das vezes regular.


Músicas como "Sobreviveremos", "Vem Dançar" e "O poder do sonho", que marcaram os programas e que jamais foram lançadas em CD, não ficam de fora dessas coletâneas. Porém, os fonogramas que até pouco tempo atrás provocavam maior interesse nos fãs eram, sem dúvida, as versões em inglês dos maiores sucessos da rainha, gravadas para o programa dos EUA e que jamais foram lançadas por aqui. Tanto que, há pouco mais de 2 anos, um fã colocou a venda no "Mercado Livre" um CD denominado "Talk To me", com todas as músicas que foram gravadas em inglês, extraídas da única mídia na qual as músicas foram lançadas (uma fita K7 que vinha como brinde em uma das bonecas lançadas por lá), com a qualidade um tanto quanto duvidosa, mas que conseguia satisfazer a curiosidade dos fãs. O CD vendeu como água por muito tempo, até a Xuxa Produções conseguir impedir a venda da mídia não oficial pelo famoso site de compras e vendas.
Os tempos mudaram, a venda desses cds é proibida e ficou restrita, mas a facilidade de trocas de arquivos fonográficos hoje em dia, principalmente através de comunidades do orkut, permite aos fãs acesso a esses arquivos com a maior facilidade. Isso não é visto com bons olhos pela Xuxa Produções, que condena e as vezes consegue proibir certas coisas, mas até hoje nada foi feito pela mesma no intuito de saciar a vontade dos fãs e disponibilizar a gravação dessas músicas.

Será que seria tão difícil assim conseguir a liberação dos direitos autorais para disponibiliza-las em coletâneas ou até mesmo para download na internet? Será que ficaria muito caro pra eles? Não estariam perdendo dinheiro?

Não teria sido uma boa oportunidade lançar algumas dessas músicas no cd comemorativo dos 20 anos? Enfim, agora nossa esperança é a sessão áudio, que ainda não foi lançada no portal "Clube da Xuxa", que pra quem não se lembra, tem seu acesso cobrado, o que nos dá um direito maior de clamar pelos nossos direitos!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

renato barros disse...

axo a xuxa muito egoista em relaco aos produtos q sao lançados e tb os q nao sao lançados, sou fã dela,mas sofro muito pra conseguir ter tudo dela, ela trata os fãs tipo assim: comprou bem, nao comprou foda-se! e eu continua me fudendo....

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...