quarta-feira, 2 de julho de 2008

Álbum: Xou da Xuxa 3

Lançado há quase 20 anos, é o álbum de maior vendagem e repercussão da carreira de Xuxa. Tanto que entrou para o Guinness Book como o álbum nacional com maior número de cópias vendidas, marca não superada até hoje.

Informações gerais

Lançamento: Julho de 1988
Formato: LP, K7, CD (o primeiro a ser lançado em compact disc)
Vendagem: 3.300.000
Certificação: disco de diamante triplo
Relançamento: 1992, 1995 (selo Gala), 2006 (Somlivre)

Músicas

Músicas de trabalho (singles): Dança da Xuxa, Ilariê, Brincar de Índio, Arco-Íris, Bombom

Músicas "obscuras": Eu não, Apolo, Beijinhos Estalados, O Praga é uma praga

Música de maior sucesso sem ter sido single:
Abecedário da Xuxa

Músicas tema do programa:
"Dança da Xuxa" (tema do primeiro bloco no início de 88), "Ilariê" (tema do primeiro bloco em 88 e 89), "Coração Criança" (tema de merchandising do iogurte "Chambinho" em 89 e 90)

Curiosidade:
Algumas das músicas são maiores na versão lançada em CD. São elas: "Beijinhos Estalados" (final estendido), "Coração Criança" (idem), "Viver" (introdução estendida).

Repercussão: Músicas como Ilariê e Arco-Íris tocavam a todo minuto nas rádios do país e fizeram grande sucesso, numa época que música infantil era pop, e não brega como hoje em dia. A música "Brincar de Índio" teve sua coreografia copiada por inúmeras crianças da época em apresentações escolares. Já a música "Abecedário da Xuxa" popularizou ainda mais a linguagem de sinais e se tornou referência pra vários professores, que passaram a utilizar a música pra ensinar o alfabeto.

Versões não lançadas/Comparações

Ilariê versão "demo": primeira versão tocada algumas vezes no programa, no lançamento da música pelo programa "Globo de Ouro" e no especial de 2 anos do "Xou da Xuxa". O vocal de Xuxa está mais agudo e a base instrumental é mais simples e rápida.

Ilariê versão single/TV:
a introdução não tem o vocal de Xuxa agitando o público.

Ilariê versão TV (tocada no especial de 2 anos): na terceira repetição (cantada em backing vocal), o vocal de Xuxa está mais alto que na versão oficial.

Dança da Xuxa versão TV: no refrão, há um sample que não foi mixado na versão final, mas foi usado na versão em espanhol (toque de piano).
Brincar de Índio: o vocal de Xuxa é mixado em todo o backing vocal da música, ao contrário da versão lançada

Iô-Iô: Inicialmente foi cantada apenas por Xuxa, mas depois acabou sendo gravada pelo grupo "Trem da Alegria". Ela cantou a versão solo no programa algumas vezes, no começo de 1988.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

victorxou disse...

A Música Iô-Iô não é da Xuxa e sim do Trem da Alegria.E não faz parte do album "Xou da Xuxa 3"!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...