terça-feira, 5 de agosto de 2008

Analisando o Xou da Xuxa - 1ª fase

Vou fazer um resumo de cada fase do tão adorado "Xou da Xuxa", e dividi-lo em fases, de acordo com a troca de cenário!

A primeira fase do programa foi ao ar de 30/06/1986 a 21/03/1987. O cenário, todo elaborado por Maurício de Souza e Reinaldo Waisman, comportava 200 crianças, que ficavam soltas e mais livres que nos anos posteriores, e não contava com a presença de adultos na platéia. Além de brincadeiras, sorteios, apresentações circenses e convidados musicais, o programa contava com os quadros das personagens "Madame Caxuxá", "Vóvuxa" (ambas do "Clube da Criança), "Xoxum" e "Bolucha".

Aos sábados o programa era mais curto e ainda não contava com o quadro "Paradão dos Baixinhos". Além das músicas do álbum de estréia pela Somlivre, a trilha sonora consistia das músicas dos álbuns anteriores de Xuxa, lançados na época do Clube da Criança, além de muita música pop nacional e internacional, como "Bad Boy", na voz de Gloria Estefan, e "The between days", do The Cure.O elenco que a auxiliava Xuxa no palco era apresentado quase que diariamente pela apresentadora, que foi denominado "Turma da Xuxa" por conta da música de mesmo nome, muito trabalhada na época. Além das assistentes de palco (que tinham cada uma um apelido e não eram vistas ainda como "as paquitas"), e dos personagens Dengue e Praga, a turma contava com outro integrante, que só sobreviveu a esta temporada: o "Xuper", que era todo caraceterizado com roupas infantis, servia as vezes de "cavalo Frankstein" e era o único câmera que ficava no palco e era mostrado para o público.

A apresentação de Xuxa nessa época não era tão espontânea quanto no "Clube da Criança" e nos anos posteriores do "Xou". Ela utilizava uma linguagem infantilizada e algumas vezes forçada. É nítido que naquela época a apresentadora fazia tipo, quase que caracterizando um personagem: da apresentadora infantil com apelo a sensualidade. Isso era visível tanto na maneira de se vestir como de gesticular. A primeira fase do programa teve muito sucesso e repercussão, mas o programa ainda estava longe de estar no seu auge.

Ficha técnica da primeira fase do "Xou":

Período: 30 de junho de 1986 à 21 de março de 1987
Duração: de seg. a sex. das 8h ao 12h20m e aos sábados das 8h ao 12h25h
Personagens: Paquita, Xiquita, Pituxa, Praga, Dengue, Xuper, Moderninho, Xuxo
Quadros/Atrações: Ginástica (aos sábados), atrações circenses (geralmente aos sábados), convidados musicais (geralmente 2 por programa), Madame Caxuxá, Vóvuxa, Bolucha, Sábio
Xoxum.
Programas especiais/históricos: 1º edição do programa, especial de dia da criança, especial de natal, especial de ano novo

Ficha técnica da trilha sonora:

Abertura: "Doce Mel" (versão do álbum)
Descida da nave:"Amiguinha Xuxa"
Subida da nave: "Doce Mel" (versão do álbum)
Tracklist do primeiro bloco: "Bad Boy" Extended Version (Miami Sound Machine & Gloria Estefan); "Parabéns a você" (artista desconhecido); "Quem quer pão"

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

José Humberto disse...

Que legal!!
A cada dia q passa eu me surpreendo com esse blog!
Sensacional!!
E que venha a cada dia , mais informações pra gente!
Valeu Renan!!
=D

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...