quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Paquitas 1987

Confira abaixo uma matéria sobre as paquitas que participavam da 2ª fase do programa, no ano de 1987:

Jornal: O Globo
Data de Publicação: 6/12/1987


AS 'PAQUITAS' DA XUXA

Diariamente, elas contribuem para dar mais brilho alegria ao "Xou da Xuxa", ajudando a apresentadora a cuidar dos baixinhos que lotam o Teatro Fénix. A repórter Rosângela Honôr ouviu Paquita, Catuxa, Xiquita, Pituxa e Xiquitita, que enfrentam uma rigorosa agenda de shows e gravações, organizada pela produtora Marlene Mattos. Para se tornarem Paquitas nome pelo qual são chamadas no geral, em função do apelido dado à primeira delas - as meninas passaram por vários testes e cumprem algumas exigências contratuais, como as aulas semanais de jazz, pois precisam saber dançar e manter o corpo em forma.

Elas também são 'Xou'

+ PAQUITA: Há quatro anos, quando Andréa Veiga a TV Manchete procurar emprego, não imaginava que viria a trabalhar com Xuxa e se tornar a Paquita número um do então "Clube da Criança":

- Eu fazia teatro no Tablado, mas a televisão era o meu sonho. Passei um tempo no programa "TV Box". A Marlene Mattos me viu, me chamou para fazer um teste, eu passei e fiquei.

Aos 18 anos, Andréa confessa que se sente um pouco velha ao lado as outras meninas e começa a sentir vontade de abrir novos horizontes:

- Eu adoro trabalhar com a Xuxa, que é a minha melhor amiga e me dá a maior força em tudo. Mas sinto que está chegando a hora de novos vôos, gostaria de fazer novelas, e ela me apóia muito neste sentido.

A sua turma, diz, é mesmo o pessoal do programa:

- Saio muito com a Xuxa e as outras Paquitas. Não gosto de muita badalação e, no momento, não tenho namorado. Mas eu pretendo me casar, ter filhos e não quero esperar muito tempo para que isso aconteça.

Andréa diz que trancou a matrícula no colégio devido ao trabalho. Mas volta a estudar no próximo ano estava no 2º ano do 2º grau. E seus pais, Regina e Luís, segundo Paquita, são seus grandes incentivadores:

E bom a gente saber que tem sempre alguém nos motivando. E os meus pais são ótimos!

+ CATUXA: Quando soube de um concurso para escolher uma nova Paquita, Ana Paula Guimarães, que sempre foi fã da Xuxa, não perdeu tem: foi aos testes. Há nove meses no "Xou", ela conta que desde pequena era convidada para fazer comerciais - "mas sempre recusava, porque era muito tímida." Agora, aos 14 anos diz que quer ser manequim e modelo "quando for grande" - e estudar no exterior:

- Depois que passei a trabalhar no programa, me soltei bastante e hoje estou numa boa.

Mesmo morando perto do Teatro Fênix no Jardim Botânico, Ana Paula tem uma rotina complicada. Tudo porque vivia em Niterói até o meio do ano e não conseguiu sua transferência no colégio de lá, onde cursa a 8ª série. Resultado: precisa sair para as aulas muito cedo e, em dias de gravação, "é um corre-corre louco".

Apesar disso, Catuxa, que mora com o pai e passa as férias com a mãe, que vive em Macaé, pretende começar a estudar Inglês e Teatro brevemente:

- Como desejo estudar no exterior, tenho que aprimorar o meu inglês. E também pretendo, um dia, me dedicar ao teatro. Mas eu adoro trabalhar no "Xou" e, enquanto me quiserem no programa, vou ficando. Gosto muito da Xuxa, uma pessoa muito simples, que faz questão de ser amiga das Paquitas.

+ XIQUITA: Mesmo não podendo desfrutar sempre das coisas que aprecia, Andréa Faria, a Xiquita, afirma que não se incomoda de dedicar a maior parte de seu tempo ao ''Xou":

- Acho que a gente tem que abrir mão de algumas coisas. Não me importo de, por exemplo, deixar de ir à praia diariamente, praticar mais esportes ou ouvir meus grupos de rock favoritos com mais freqüência, porque adoro trabalhar com a Xuxa.

Andréa, que está com 14 anos, faz comerciais desde os 6 e foi através desse trabalho que conseguiu chegar ao programa, há um ano e meio, por intermédio da xará Andréa Veiga - também modelo -, que a indicou para fazer os testes com a produtora Marlene Mattos. Cursando a 8ª série, além de estudar inglês e praticar ginástica rítmica, ela diz que não lhe sobra muito tempo para passear e namorar:

- Saio do colégio direto para o Teatro Fênix e geralmente gravamos até a meia-noite. Então, uso o meu tempo livre para me dedicar aos estudos.

Além disso, Andréa conta que sua mãe, Idalina, é muito severa e diz que "namorar, só depois dos 15 anos". Sempre que pode ir a festinhas, os pais vão buscá-la, mas Xiquita não se incomoda. Reconhece que eles só querem o melhor para ela, que é, segundo afirma, "o, xodó da família".

+ PITUXA: A história de como Luise Wischernam se tornou uma das Paquitas é, no mínimo, inusitada. Há quase dois anos, Xuxa morava no mesmo prédio em que ela e, um dia, a menina encontrou o Papagaio da apresentadora, que havia fugido. As duas se conheceram e Xuxa acabou convidando a vizinha para trabalhar no seu programa:

- Foi muito engraçado porque, mesmo gostando muito da Xuxa, eu nunca imaginei que ia acontecer tudo isso comigo e que eu me tornaria a Pituxa do "Xou".

Embora conte com todo apoio dos pais, Nena e Joügen, Luise diz que no inicio sua mãe achava que as gravações e os muitos shows que a turma da Xuxa apresenta acabariam prejudicando os seus estudos:

- Mas ela é legal e acabou dando tudo certo.

Ao contrário de algumas Paquitas, Luise diz que, apesar do trabalho, consegue tempo para tudo, até para namorar e praticar seu passatempo preferido: fazer compras e passear nos shoppings da cidade.

- Mal recebo o meu salário, saio por ai, gastando.

Luise cursa a 7ª série e também estuda Inglês e Alemão. Nos dias em que não grava, faz ginástica à noite. Além disso, teve aulas de piano durante três anos. Com 13 de idade, é fã do grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, de Caetano Veloso e Chico Buarque.

+ XIQUITITA: Como qualquer criança que adora a Xuxa, Roberta Oliveira Cipriani pedia sempre para ir ao seu programa. De tanto comparecer as gravações, começou a chamar a atenção de Marlene Mattos, que achou que a menina tinha tudo para ser uma Paquita. Assim, há seis meses, Roberta se tornou a Xiquitita, a mais nova do grupo, com 11 anos.

A mãe, Solange leva a todos os shows e gravações e não parece cansada diante da maratona que enfrenta com a filha:

- E a Roberta também é muito calma. Fica esperando a hora de gravar sem nenhum problema.

Cursando a 5ª série, Roberta sempre põe os estudos em primeiro lugar. Quando tem prova na escola, pede permissão para faltar às gravações e poder estudar:

- Também estou aprendendo Inglês e quero ser manequim quando crescer. Além disso, gosto de representar e cantar.

Apesar de Roberta ser ainda muito novinha, seus pais dizem que, até agora, o fato de ela trabalhar na TV não a modificou em nada. Solange e Paulo se consideram pais modernos e procuram estar sempre dialogando com a filha, aconselhando-a:

- Nós a orientamos, mas confiamos que ela saberá escolher bem o seu caminho.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...