segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Debate


Jornal: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 5/10/1991

TV ALEMÃ DEBATE O PROGRAMA DA XUXA

Xuxa foi tema de um programa de televisão na Alemanha, onde vários aspectos do seu trabalho foram mostrados, precedidos de uma pergunta a um grupo de debatedores: esse modelo de programa infantil tem alguma chance na Alemanha?

O programa sobre Xuxa foi ao ar no canal NR3, na quarta-feira, véspera do aniversário da reunificação alemã, e mostrou como o estilo da apresentadora brasileira tem um grande potencial e crescimento na América Latina. Para os alemães, ela é, no mínimo, uma curiosidade.

De um modo geral, eles consideram que o modelo é inaplicável na Alemanha porque se ajusta mais ao "temperamento latino".

Para se julgar o que os debatedores querem dizer com isso, basta constatar que não existe nada na televisão alemã que se assemelhe ao programa da Xuxa.

Mas não se pode saber com certeza se ele teria sucesso porque nunca foi feita uma tentativa direta com as principais interessadas, que seriam as crianças.

Os programas aqui são mais de desenho animado e, em alguns casos, os apresentadores são cômicos vestidos de bichos. Não há ênfase na sensualidade, nem as crianças são estimuladas a comprar produtos parecidos com os da apresentadora, vestindo-se como adultos em miniatura.

Mas isso não significa que as crianças alemãs consumam menos que as brasileiras, mas apenas que o enfoque é diferente. O fato de ter sido o tema de um programa noturno e examinada por vários debatedores mostra como o trabalho de Xuxa, que conquistou grande sucesso na América Latina e se tornou uma das artistas que mais ganham dinheiro no mundo, é levado a sério.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...