terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Álbum: 4º Xou da Xuxa


O álbum "4º Xou da Xuxa" foi lançado no dia 11 de julho de 1989 pela Somlivre com uma tiragem de mais de 2 milhões de cópias. A meta da gravadora era ultrapassar as vendas do disco anterior e bater um novo recorde. Grande parte das músicas já estavam fazendo sucesso por terem sido divulgadas com bastante antecedência no programa "Xou da Xuxa". O carro-chefe do álbum era a música "Tindolelê", que tinha estilo e letra bastante similares aos de "Ilariê", visando atingir o estrondoso sucesso que a música havia feito no ano anterior. O disco contava com 14 faixas, sendo que várias delas foram bastante trabalhadas. Paralelo a "Tindolelê", a música "Dinda ou Dindinha" se tornou música de trabalho foi bastante cantada por Xuxa no programa. Outra música de trabalho foi a lambada "Remelexuxa", pegando carona no ritmo que estava invadindo todo o país, além de "Bobeou Dançou", "Milagre da Vida" e "Alerta", todas conseguindo um relativo sucesso. O rock "Vem Dançar Comigo" tinha grande apelo popular e foi cantada algumas vezes por Xuxa, mas não teve sucesso. Algumas músicas mais voltadas para o público infantil merecem destaque como "Passatempo" e "Dona Girafa", mas que também não tiveram grande repercussão. Devido ao grande número de faixas, a maior parte das músicas tiveram que ser cortadas para nao exceder o espaço do disco, a exemplo da faixa "Tindolelê", que teve seu tempo reduzido de 5:39 para 4:04. A capa, a qual mostra Xuxa em uma piscina regada de flores, nada tem a ver com a contra-capa, onde Xuxa aparece vestida de toureira em várias fotos minimizadas dentro do número 4 que aparece em todos os cantos da imagem. Uma versão promocional do disco foi distribuída para a imprensa com diferença no letreiro da capa, o qual era prateado e espelhado.


Informações Gerais:
Lançamento: 11 de julho de 1989
Formato: LP, K7, CD
Vendagem: aprox. 2.900.000
Certificação: Diamante duplo

Músicas de trabalho: "Tindolelê", "Dinda ou Dindinha", "Bobeou Dançou", "Remelexuxa", "Milagre da Vida"
Músicas "obscuras": "Previsão do Tempo", "Estrelinha", "Namorar"
Músicas tema: "Bobeou Dançou" (tema de abertura do programa de mesmo nome); "Dinda ou Dindinha" (tema de encerramento do "Xou da Xuxa" em 1989); "Passatempo" (tema do primeiro bloco do "Xou da Xuxa" em 1990)

Músicas que ganharam videoclipes: "Tindolelê" (especial de natal de 1990; "Xuxa no Mundo da Imaginação"), "Conte Comigo" ("Xuxa no Mundo da Imaginação"); "Dinda ou Dindinha" ("Xuxa no Mundo da Imaginação"); "Milagre da Vida (especial de 3 anos, especial de 1996); "Dona Girafa" ("Xuxa no Mundo da Imaginação"); "Passatempo" ("Xuxa no Mundo da Imaginação")
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Kildare Sena disse...

"Milagre Da Vida" tb teve clipe no especial de Natal de 93

Sempre Ricky disse...

Eu tenho a edição de imprenssa, achei num sebo em SP

Amo esse disco é meu 2º Preferido

Anônimo disse...

A música Dona Girafa trás uma metáfora sobre as 3 apresentadoras infantis da época. Reparem:
"no andar Dona Girafa é a mais bela, até parece desfilar na passarela" (clara alusão ao fato de Xuxa ter sido modelo e contém os esteriótipos citados no verso).
Outra parte que faz referência: "um belo dia teve festa na floresta" (ou seja, a floresta é o mesmo que televisão).
Reparem ainda que os bichos citados na letras se parecem com as apresentadoras Mara Maravilha e Angélica (Zebra, por ter as listras negras e a onça detentora de várias pintas pelo corpo. Não parece a Angélica?).
Na canção é dito a ordem da premiação resultante do desfile na floresta. Observam as posições (muito parecido com a audiência que cada uma tinha com seus programas).
O refrão: "Dona Girafa/ Dona Girafa quem é bonita é sempre muito invejada. Quem tem inveja de você não tá com nada." Uma indireta ou coincidência?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...