sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Matéria: "VOZ" DOS GESTOS

Jornal: O Globo
Data: 17/4/1990
Repórter: Mayna Millen

'Tany Mary 'traduz' Xuxa para surdos

Tany Mary era uma garota que, como tantas outras, idolatrava a louríssima Xuxa e seu "Xou". Há dois anos, depois de muita persistência, conseguiu participar de uma gravação do programa. Tanto fez que acabou no palco ao lado da musa dos baixinhos, interpretando a canção "Abecedário da Xuxa" e traduzindo a letra para a linguagem dos surdos-mudos. E justamente por ser perita nessa mímica especial - é filha de pais surdos-mudos e para se comunicar com eles teve que aprender o gestual bem cedo -, se tornou, alguns meses depois, uma integrante fixa do programa.

Tany Mary é o nome daquela sorridente garota que diariamente, no sorteio de cartas do "Xou da Xuxa", ajuda a apresentadora a traduzir o nome dos premiados para os deficientes auditivos. E se no "Xou" ela se limita aos gestos, o mesmo não acontece quando está do outro lado das câmeras. Espevitada e falante, embora afirme ser tímida, Tany, de 15 anos, é mais uma que se diz apaixonada por Xuxa, a quem considera uma "irmã ou mãe". Centenas de recortes de jornais e revistas, posters, fotos e músicas compostas por Tany especialmente para a musa são as provas concretas desta idolatria.

- Chego a sonhar com a Xuxa todos os dias. E verdade! - jura a garota.

As ambições desta jovem vão muito além da pequena participação no "Xou". Aos dez anos botou na cabeça que queria ser cantora. Com o pai, dirigiu-se ao Palácio Guanabara disposta a pedir ao então Governador uma ajuda em sua carreira. Mas desistiu na entrada. Hoje, com um curso de modelo, ela sonha ser cantora e atriz de novela. Isso quando completar 18 anos, porque agora há a proibição de seus pais, que preferem vê-la estudando.

- Já me disseram que canto bem e acho que se me dedicar um pouco posso ser uma boa atriz. Vou ver se consigo fazer um teste na TV Globo ainda este mês - afirma.

Tany, aliás, já é paparicada por seus pais e pela irmã menor como uma verdadeira estrela. A mãe chegou inclusive a fotografar a filha durante esta entrevista. Coisas de quem está começando. E se para chegar aonde sonha for preciso mudar o visual, Tany não hesitará. Na próxima semana, a garota grava os quadros do "Xou" com um novo e belo par de olhos verdes, conseguidos pelo uso de lentes coloridas. E justifica:

- Ué, se o Alexandre Frota pode aparecer de olho azul na novela "Top model", por que eu não posso?
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Renato disse...

"A mãe chegou inclusive a fotografar a filha durante esta entrevista. Coisas de quem está começando." Hahaha

Muito boa estas matérias!
Abraços

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...