sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Música: Tindolelê

A música "Tindolelê" é a primeira faixa do álbum "4º Xou da Xuxa". Foi a primeira música de trabalho do álbum e começou a ser divulgada alguns meses antes do lançamento do disco, no programa "Xou da Xuxa". Seu refrão repetitivo e grudento tentou repetir o sucesso de "Ilariê", sendo também composta por Cid Guerreiro, mas não conseguiu ter o mesmo êxito apesar do enorme sucesso que a música fez. Seu ritmo foi inspirado no "cancan", uma dança típica da Europa muito popular em todo mundo que era feita por mulheres, que se apresentavam geralmente em cabarés. A coreografia da música remete a essa dança, quando na introdução Xuxa e as Paquitas ficavam saltitantes, chutando alto com a perna. No clipe exibido no "Xuxa no Mundo da Imaginação" em 2003, Xuxa resgata a idéia dos cabarés e se veste como as mulheres daquela época, fazendo a dança em cima de um palco e levantando a saia no final.

A música também ganhou um videoclipe ambientado em um circo, exibido no especial de natal de 1990. A música lançada no disco sofreu corte na repetição da estrofe, sendo reduzida de 5:39 para 4:04. A versão integral já havia sido executada várias vezes no "Xou da Xuxa". A música foi regravada em espanhol em 1991 e foi renomeada como "Chindolele". Nessa versão, a base instrumental foi sutilmente alterada e manteve os mesmos cortes da versão lançada em português. Em 1993, foi regravada em inglês, mantendo o mesmo nome da versão em espanhol. Em 1996, ganhou um remix oficial para o álbum "Xuxa 10 anos", no qual alguns vocais de "Ilariê" foram utilizados e a música foi estendida, ganhando vocais até então inéditos quando, no final, Xuxa pede para a música tocar de novo. Em 2005, foi regravada para o DVD "Xuxa Festa", ganhando acordes de guitarra e adotando o estilo rock.

Versão da TV (full lenght) ~
5:39 (além de ter a duração maior, a voz de Xuxa é mixada bem alto quando o backing vocal grita "Hey", ao contrário da versão do álbum, em que o vocal de Xuxa não foi mixado nessa parte)
Versão do álbum ~ 4:04
Versão em espanhol ~ 4:05
Remix oficial "Xuxa 10 anos" ~ 5:14
Versão "Xuxa Festa" ~ 3:03
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...