sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Perfil e Depoimento: Tany Mary (Marilu)

Tany Mary ficou conhecida no final da década de 80 por participar do "Xou da Xuxa", traduzindo para língua de sinais a leitura de cartas que apresentadora fazia nos sorteios do programa. Tany nasceu em uma família de surdos e desde criança domina libras. "Meus pais , tios e avós são surdos. Por isso, aprendi e tenho a linguagem dos sinais como a minha primeira língua."Sempre querendo ensinar libras e passar seu conhecimento adiante, a garota foi parar no "Xou da Xuxa" e acabou sendo convidada para fazer parte da turma. "O convite surgiu quando eu fui pela primeira vez no programa e 'cantei' com a minha mãe, um amigo surdo e com a Xuxa a musica 'Abecedário da Xuxa'. Na ocasião eu traduzi a musica na lingua dos sinais e os três me acompanharam. Nada combinado, foi lá na hora mesmo...lembrança bem legal!" A garota passa então a fazer parte do programa e permanece até o fim do mesmo.

Sobre o apelido, Tany revela que não gostava nenhum pouco de ser chamada de Marilu e não sabe dizer como ele surgiu: "Não tem explicação! Talvez pelo nome, Tany Mary... Simplesmente surgiu e na época eu nunca mais consegui me livrar dele (risos)." O trabalho de Tany em função da língua de sinais não parou por aí. Ela continou fazendo alguns trabalhos para Xuxa e para a TV Globo. "Fiz vários trabalhos para a Xuxa sendo que um dos mais recentes foi a seleção e coordenação da atriz mirim surda Thayná, no filme 'Xuxa e os Duendes 2'. Foi uma experiencia e um trabalho marcantes." Em 2006, Tany fez um comercial com Claudia Rodrigues e o saudoso Luiz Carlos Tourinho, que foi veiculado na TV Globo divulgando a língua dos sinais.



Sobre seu relacionamento com Xuxa hoje em dia, Mary comenta: "Atualmente faço faculdade de direito e estou mais focada na área jurídica. Minha vida está tomando um outro rumo mas, quando sou solicitada por Xuxa, é sempre um prazer estar com quem me ensinou tanto profissionalmente." Seu último trabalho com a apresentadora foi na coreografia da música "A Paz é a gente que faz", que foi traduzida para libras especialmente para a edição 2008 do Criança Esperança. Atualmente, Tany ainda pode ser vista na telinha pois é ela é a intérprete de libras na classificação da faixa etária dos programas da TV Globo.

Agradeço Tany Mary pela atenção, simpatia e carinho comigo e com o blog!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...