terça-feira, 21 de julho de 2009

Matéria: Nem fazendo malabarismos, Xuxa supera o SBT

Veículo: Paraná Online (http://www.parana-online.com.br)
Data: 25/09/2004

Nem fazendo malabarismos, Xuxa supera o SBT

Nem os malabarismos tão comuns ao universo do circo, tema da atual fase de Xuxa no Mundo da Imaginação, estão sendo suficientes para melhorar a audiência do infantil, cada vez mais "baixinha". Antes da mudança, o programa empatava no Ibope com o Bom Dia e Cia, do SBT, com nove pontos de média. Agora, o infantil de Xuxa vem registrando cerca de cinco pontos, contra oito do da emissora de Silvio Santos, comandado pelos apresentadores-mirins Jéssica Esteves e Kauê Santin. Nos poucos dias em que o programa de Xuxa consegue vencer a concorrência, essa liderança se dá por apenas um mísero ponto. O detalhe é que o programa do SBT conta apenas com desenhos animados, da Warner e da Disney, enquanto o da Xuxa apresenta vários quadros e brincadeiras.

Mas talvez esse formato seja justamente um dos maiores problemas do Xuxa no Mundo da Imaginação. Apesar da suposta diversidade, o programa acaba girando em torno da manjada disputa entre meninos e meninas, que se revezam para jogar um dado e descobrir o número de "casas" que devem percorrer em um tabuleiro montado no palco. As atividades propostas por cada uma dessas "casas", no entanto, não apresentam o mínimo de criatividade, se restringindo a jogos de dardos e a um labirinto, no qual a criança tem de encontrar um caminho que ligue dois objetos. Dessa forma, o programa acaba ficando praticamente igual todos os dias, o que contribui para diminuir o interesse e a curiosidade das crianças.

Só embalagem

Na verdade, o tema circense contribuiu apenas para mudar a "embalagem" do programa, pois o conteúdo continua o mesmo. O cenário foi reformulado e passou a contar com uma cartola, que abriga a piscina de bolas. Os outros elementos que compunham o cenário foram adaptados. A enorme bota foi alongada para se assemelhar à de um palhaço e o castelo ganhou novas cores. Durante todo o infantil, palhaços e acrobatas dividem o palco com Xuxa tentando distrair as crianças. Quem parece mesmo se divertir com o programa, no entanto, são as mães dos "baixinhos". Nessa nova fase, elas não ficam mais de frente para o palco sem aparecer. Agora, em pé nas laterais, fazem parte do cenário. Enquanto as mães ficam o tempo todo agitando "pompons" e pulando, várias crianças aparecem nitidamente dispersas, totalmente alheias à tentativa de Xuxa de cativá-las.

Comerciais de CD

A novidade mais significativa da nova fase do infantil são os números protagonizados por profissionais do circo. Mas esses números estão completamente diluídos entre inúmeras atividades nada instigantes e educativas, quadros já bem conhecidos e não mais estimulantes, como A Bruxa Keka e As Aventuras do Txutxucão. Além disso, Xuxa faz questão de continuar os seus insossos "shows", nos quais ela canta exaustivamente as músicas de seu novo CD e vídeo Xuxa para Baixinhos 5, não por acaso também ambientado em um circo.

Xuxa, aliás, não perde a oportunidade de divulgar o atual trabalho, transformando o início e o final do infantil em verdadeiros comerciais, com direito até a elogios despudorados à filha: "Olha que vídeo lindo na sua telinha. Tem a participação da incrível, da maravilhosa Sasha Meneghel Szafir!". Muitas vezes, a impressão que se tem é que a apresentadora faz questão de usar o programa apenas para benefício próprio. Além dos merchandisings excessivos, ela "alfineta" concorrentes e os que não gostam do seu trabalho em colocações totalmente dispensáveis em um programa voltado para o público infantil. "Recebo cartas e e-mails de todo o Brasil. Aí, o meu sorriso vai crescendo e quem não gosta vai se rasgando", disse, há poucos dias.

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Chris disse...

Com certeza o jornalista que fez essa "reportagem crítica", não estava de bem com a vida...

Que chato... mas de fato, em alguns pontos ele tem razão: Essa fase do programa era U Ó: chata, cansativa e repetitiva. Minha irmã, na época com 4 anos, bocejava em frente a tevê, entretanto, amava o DVD "Circo"...

Mas o fato de citar os "shows insossos" dela, cantando as músicas do CD, ou o fato de Xuxa fazer a divulgação do XSPB 5, era mais do que certa: se ela não fizesse, quem faria?

Já desde essa época é notável que as propagandas que divulgam "Xuxa" ou tudo relacionado a ela, estavam e estão desaparecendo. Raras foram ás vezes que vi o comercial do XSPB 8, e nem sinal do XSPB 7, que passou totalmente despercebido.

O fato é que acredito que Globo & Cia., estão tentando apagar a imagem de Xuxa aos poucos, para talvez, afastá-la quando for a hora... minha opinião.

E quem conhece a carreira dela, concordará que 2004 foi o ano que Xuxa mais decaiu: XMI com baixíssima audiência; filme XTDCP que rendeu uma bilheteria alta para o cinema brasileiro, porém relativamente baixa em se tratando de "Filmes da Xuxa"; e o nome Xuxa ganhando contornos cansativos e ultrapassados... Desde 2004 que Xuxa sofre com a falta de popularidade e a resistência estranha do público e de profissionais da área. Cansei de ouvirem dizer que Xuxa já era!, que Xuxa está velha, chata e devia fazer programas estilo Hebe...

Acho sinceramente que o quê vemos de Xuxa hoje [lê-se TV Xuxa], é resultado de um profundo desencanto dela, devido a tudo que foi dito ou feito a respeito de seu nome. Infelizmente, percebo que Xuxa por perceber que algumas pessoas estão virando de costas para o trabalho dela, por acharem que ela já "não serve mais", está começando a sair de cena intencionalmente, pois apenas isso explicaria o seguinte: uma mulher que ganha mais de 2 milhões por mês, ficar fora do ar devido a partidas de vôlei?; ou pior: tirar férias em junho, após só dois meses da estréia da nova temporada?

Isso não é existe! Que férias são essas? Pra quê? Se contarmos, acho que o ano encerrará com menos de vinte “TV Xuxa” exibidos... Ás vezes acho que Xuxa é a única culpada. Pior é que a audiência do programa está melhorando, mas o que irrita é que justamente isso não é divulgado. Isso não ganha espaços no jornal...

A Globo tem como colocar o TV Xuxa nas tardes de sábado ou domingo. Após o “Caldeirão do Chato”, tem a sessão de sábado... com filmes péssimos, e repetidos. No domingo, Xuxa poderia estar no mesmo horário que o “Estação Globo” ocupa em dezembro e janeiro, após a “Turma do Didi”. O que a Xuxa está fazendo no sábado de manhã?

Chego ao fim desse “comentário” com a pergunta: Xuxa estará na tevê daqui a um ano?

Renan disse...

Ótimo seu comentário! Em relação ao programa, acho que a idéia de tematizar o programa era ótima, mas não souberam definir o formato ideal, pois a edição era cansativa e as brincadeiras muito repetitivas!

Rodrigo disse...

Infelizmente devo concordar com o que o jornalista publicou.Apesar de amar a Xuxa devo adimitir que esse programa era um fracasso. Umas das poucas vezes que podia eu acompanhava, e era triste ver esta decadência. Não dava pra acreditar que aquela xuxa era a mesma que fez aquele sucesso estrondoso com "Lua de Cristal". Mas eu acho que ela devia fazer um programa no estilo Tv Xuxa mesmo, e nada mais relacionado ao público infantil. Mas infelizmente a globo não deve contribuir para a mudança do horário do programa...não parece nem um pouco interessada nisso. Podia mesmo era colocar a Xuxa no lugar daquele insuportável do Faustão!!!! rsrsrs
Mas espero que essa situação mude e que Xuxa consiga dar a volta por cima!

Chris disse...

Semana passada, li uma reportagem no jornal que informava que a "Record estava tentando levar a Xuxa para São Paulo"... bem irônico, quando olhamos para a carreira dela e percebemos que a maior resistência anti-xuxa eram os evangélicos que "afirmavam" que ela tinha um pacto (paopo veeelho)...

Então, com base nisso, fica minha tese: talvez a Globo esteja tentando apagar a imagem da Xuxa, pois, talvez - contrariando as opiniões - Xuxa realmente estaria de malas prontas para a Record, e até da Som Livre se desvencilhou...

talvez a Globo esteja tentando prejudicar o resto de popularidade que Xuxa tem, para que ela não ameaçe a audiência no canal do bispo...

É meio "macabro", mas estamos falando da TV que elgeu o Collor, e que 2 anos depois o tirou do poder.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...