terça-feira, 27 de outubro de 2009

Personagem: Dengue


Dengue, interpretado por Roberto Berttini, foi um dos personagens mais marcantes da época do ''Xou da Xuxa''. O ator, na época conhecido como Palhaço Moriçoca, começou a trabalhar com Xuxa em 1985, na época da Manchete e, quando a apresentadora migrou para TV Globo, ganhou um personagem fixo. Dengue, que obviamente representa o mosquito Aedes Aegypti, despertava muito interesse nas crianças por ter vários braços e começou usando a roupa sem nenhum adereço. Depois de alguns meses, o personagem passou a usar uma boina verde.



A partir do segundo semestre de 1989, Dengue deixou de lado a boina e passou a usar perucas variadas, que se tornou sua marca registrada. Outra marca forte era sua inseparável guitarra, que tinha o nome Xuxa gravado. O sucesso do personagem se estendeu aos inúmeros produtos licenciados e às histórias em quadrinhos da ''Revista da Xuxa''. Em 1990, foi lançado um boneco em miniatura do personagem. Na argentina, Dengue também fazia parte do elenco fixo e fez um estrondoso sucesso, até maior que no Brasil. Por conta disso, em 1992 o ator gravou um disco, que foi comercializado apenas na Argentina e fez um relativo sucesso. A partir daí, Dengue passou a participar dos shows como convidado musical. As músicas também foram gravadas em português e ele chegou a cantar no ''Xou da Xuxa'', mas na época o disco não chegou a ser lançado por aqui. O personagem deixou de existir com o fim do ''Show de Xuxa'', da Argentina.



 Em sua entrevista mais recente, Roberto revelou que foi convidado a participar do ''Xuxa Park'', mas depois de vestir a roupa de um novo personagem, desistiu de continuar trabalhando ao lado da rainha e preferiu o anonimato. Roberto voltou a atuar como Dengue, ao lado de Xuxa, em mais duas ocasiões: em 1996, no especial de 10 anos, e em 2004, no desfile da Caprichosos, que homenageou a apresentadora. Muitos desconhecem pois as câmeras não focalizaram o personagem em nenhum momento, mas isso foi revalado em algumas fotos que saíram na imprensa. Em 2002, também caracterizado como Dengue, Roberto fez uma participação especial no ''Vídeo Show'' para relembrar o personagem. Dengue também reapareceu no especial de 20 anos, mas sendo interpreatado pelo coreógrafo Fly. O ator Roberto Berttini revelou em uma entrevista ter sido convidado para a comemoração, mas não pode participar pois na época sua esposa estava para dar a luz a seu filho.




Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Surpreendendo sempre... parabéns ao blog

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...