quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Música: Garoto Problema



Informações Gerais


"Garoto Problema" é a quarta música do álbum "Xou da Xuxa" em seu lançamento original, sendo a quinta música no seu relançamento em CD em 1995. A música é uma composição do cantor Frejat e tem grande influência do rock nacional daquela época. É cantada quase toda por Evandro Mesquita fazendo um dueto com Xuxa, a qual canta apenas no backing vocal e em alguns trechos do começo e do final.

Letra e História:

A letra fala de um garoto rebelde que foge de casa e volta para a casa depois de ficar sem dinheiro. No trecho "Correu o mundo até aonde pode, mas no Leblon desceu do bonde..." leva a entender que a história se passa na cidade do RJ. Na "conversa" que Xuxa e Evandro tem durante a música, a apresentadora se convence que o personagem da história é o próprio Evandro Mesquita.

Considerações sobre o dueto

 A canção tem início com os dois se cumprimentando e termina com eles se despedindo, talvez para tornar mais clara a participação de Evandro e não confundir o público infantil. No final, ele se despede dizendo "Xuxinha, foi ótimo rodar aqui no seu disco..." fazendo uma alusão à sua participação de maneira lúdica. Foi a única música de toda a coleção de discos do "Xou da Xuxa" que tem uma participação especial que faz dueto com a apresentadora.

A 1ª versão que foi extinta

A tiragem original do álbum "Xou da Xuxa", de 1986, traz uma versão bem diferente da que se tornou comum e foi lançada nas tiragens posteriores e no CD. Nela, a entonação de voz de Xuxa é muito diferente. No começo, quando os dois se cumprimentam, a apresentadora não demonstra nem metade da empolgação que tem na segunda gravação da música. Além disso, o backing vocal não tem a voz de Xuxa e ela não dá o seu famoso "beijinho beijinho tchau tchau" para se despedir de Evandro. A mensagem que ela dá no final, "existem milhões de garotos iguais a este, isso acontece nas melhores famílias", não aparece nessa primeira versão. O vocal de Evandro também é diferente no final, e um desejo de "tudo de bom" é ouvido, o que não foi utilizado na versão relançada.

Trabalho e Repercussão

"Garoto Problema" não pode ser considerada uma música de trabalho (ou single) pois foi pouco trabalhada. Evandro paticipou do programa para cantar a música com Xuxa algumas vezes. Apesar de não ter feito sucesso na época, a música é uma das "B-Sides" mais lembradas do álbum. No reencontro de Xuxa e Evandro, no "TV Xuxa" em 2009, a apresentadora revelou que até hoje as pessoas brincam com a entonação de voz que ela faz ao cumprimentar Evandro, na segunda versão. Na ocasião, os dois relembraram a música.

Versões Lançadas

Versão da primeira tiragem de 1986 ~ 4:06
Segunda versão ~ 4:02
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

josehumbertofreire disse...

Que interessante! Não sabia dessas 2versões!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...