quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

XSPB 9 Natal Mágico - Resenha Crítica

Músicas



O XSPB 9 Natal Mágico tem o diferencial de ter um repertório que atinge faixas etárias mais variadas. As músicas não tem a carga infantil dos XSPB's, são mais extensas e as letras não são tão simples e repetitivas. Isso pode tornar o projeto desinteressante para as faixas etárias menores que estão acostumadas com as canções repetitivas e explicativas. Para os fãs mais adultos e saudosos, o projeto agrada bem mais que os anteriores por finalmente lançar várias músicas já consagradas que estavam engavetadas, mesmo que todas tenham sido regravadas.

Vídeos


Os videoclipes são praticamente todos ambientados em um mesmo cenário, o que a partir do meio do DVD torna um pouco cansativo pela falta de novidade e também por algumas músicas serem, à primeira impressão, bem parecidas umas com as outras. A animação gráfica foi um recurso pouco utilizado e poderia ter sido usado em uma dosagem maior para atrair ainda mais a atenção dos mais pequenos. O que quebra um pouco isso é o clipe de encerramento, ambientado em um lindo cenário feito por computação gráfica. Seria mais interessante se outros cenários animados fossem utilizados em mais músicas.

Figurino


No making of é deixado bem claro por Xuxa e pelo diretor Paulo de Barros que a proposta do projeto é a simplicidade. Isso explica o porque do visual tão simples e pouco ousado de Xuxa. Porém, para um projeto infantil o figurino é muito importante para chamar mais a atenção das crianças e criar uma identificação. O figurino simplista também não agradou muito os fãs mais velhos, o que gerou uma certa polêmica quando as fotos dos clipes foram divulgadas.

Balanço Geral

No geral, o XSPB 9 é um dos melhores lançados até hoje, sendo um dos que mais agradaram aos fãs "altinhos", desde o XSPB 6. O CD se sobressai ao DVD, já que os clipes são pouco atrativos para esse público e as músicas remeterem a programas e especiais antigos. A faixa etária mais jovem pode estranhar um pouco o novo formato pela ausência de personagens, músicas mais simples e animação gráfica - mas testar novos formatos é sempre válido, já que o formato antigo já está ficando gasto e repetitivo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...