sexta-feira, 7 de maio de 2010

Álbum: Xou da Xuxa Seis


Lançamento

O álbum "Xou da Xuxa Seis" foi lançado em setembro de 1991 nos formatos LP, K7 e CD. Na capa do disco foi inserido um pequeno desenho da bandeira do Brasil, no canto inferior esquerdo, para que não confundissem com o disco em espanhol "Xuxa 2", lançado na mesma época e com a mesma capa.

Músicas e Estilo
O sexto álbum do "Xou da Xuxa" pode ser considerado um trabalho mais sério e reflexivo. Algumas letras são mais voltadas ao público adulto, como "Não Basta", que retrata o relacionamento distante entre pais e filhos. A música  "Quem Sabe um Dia", que teve seu refrão inspirado no filme "Contatos Imediatos de terceigro grau", retrata como seria a vida no futuro se chegasssem habitantes de outro planeta - temas de difícil compreensão para as crianças. Apesar de ter várias músicas mais sérias, há algumas faixas voltadas para o público mais infantil como "Fã nº 1", "Meu cachorrinho Pimpo" e "Nana Caxuxa", uma história de ninar narrada por Xuxa afim de estimular a imaginação da criança antes de dormir - estilo de música inédito nos álbuns de Xuxa que não se repetiu nem mesmo posteriormente nos XSPB's.

Músicas de Trabalho
As principais músicas do álbum são "Dança do Côco", que foi a 1ª música de trabalho do disco e bastante cantada no programa, e "Hoje é Dia de Folia", que se tornou uma das preferidas do público, sendo a de maior sucesso.

Backing Vocal
Um dos grandes diferenciais do álbum é o backing vocal. Diferentemente dos anteriores, nos quais o coro era geralmente feito pelas Paquitas, neste optaram por colocar as "Meninas Cantoras de Petrópolis", que gravaram o backing vocal de todas as faixas com exceção da música "Bom Dia" (e também "Nana Caxuxa", que não tem coro).

Regravações
O álbum possui duas regravações de outros cantores nacionais: "Bom Dia", originalmente gravada por Chitãozinho e Xororó, e "Não Basta", música gravada originalmente pelo cantor venezuelano Franco de Vita e versionada por Byafra

Curiosidade
A música "Xuxa Café", que era tema do café-da-manhã na 6ª fase, na época só foi lançada na versão em CD e por conta disso se tornou pouco conhecida para o público, já que naquela época as versões em LP e K7 tinham uma vendagem bem maior.

Vendagem e Repercussão
A maior parte das músicas não tiveram grande repercussão. "Hoje é dia de Folia" foi a faixa de maior sucesso, seguida de "Dança do Côco" e "O Xou da Xuxa Começou".  O álbum teve a segunda menor vendagem de todos os discos da série "Xou da Xuxa", vendendo na época cerca de 900 mil cópias e perdendo apenas para o seu sucessor.



Informações Gerais:


Lançamento: Setembro de 1991
Formato: LP, K7, CD
Relançamento em CD: 1996, 2000, 2006, 2013 (box)
Vendagem: aprox. 903 mil cópias
Certificação: Diamante


Músicas de trabalho: "Dança do Côco", "Hoje é Dia de Folia", "Não Basta", "Novo Planeta", "Bom Dia"
"
Músicas "obscuras": "Nana Caxuxa", "Fã nº 1", "Meu cachorrinho Pimpo"

Músicas que ganharam videoclipes: "Dança do Côco" (especial de natal de 1991; "Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003), "Dança do Paloê" ("Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Não Basta" ("Xou da Xuxa"); "Quem Sabe um Dia (especial de natal de 1991); "Planeta Terra" (especial de natal de 1991, "Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Bom Dia" ("Xou da Xuxa" especial 5 anos"; especial de natal de 1991, "Xuxa no Mundo da Imaginação" 2004); "Novo Planeta" ("Xou da Xuxa" especial 5 anos"), "Hoje é Dia de Folia" ("Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003)
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Diego Hatake disse...

"Hoje é dia de folia"... Um dos "clássicos", pra sempre!!!

Anônimo disse...

Adoro esse disco.. Foi o primeiro LP que comprei da Xuxa, lembro até hoje.. tinha 3 anos.
Adorava a capa.. lembro que amava o começo de "Quem sabe um dia".. e ficava olhando a capa, que dava um olhar de mistério rs..
Excelente!

Renato disse...

É um dos meus preferidos!

Matheus Santos disse...

Quando baixinho não sei por que, não gostava desse album com exceção da "Dança do Côco".Creio que por causa das músicas ganharem (como dito na resenha),um tom mais maduro, e pela capa apesar de bonita não chamar a atenção do público infantil como as primeiras capas da coleção,principalmente as contracapas que por serem coloridas nos remetia automaticamente ao "Xou da Xuxa".
Hoje admiro esse album por ser um dos albuns com as letras mais bonitas e elaboradas da coleção.

Jullian Michel disse...

Eu curti muito esse álbum, embora não o considere o melhor da carreira dela. Lembro que sempre me levava ao êxtasi assim que começava a tocar a música O Xou da Xuxa Começou! Eu lembro que eu procurava o disco que não tinha a bandeirinha do Brasil e não achei, rsrs.

Raul Guilherme Souza Rocha disse...

O disco menos vendido não seria o Xou da Xuxa Sete. Eu fiquei sabendo que o "Seis" vendeu 1.500.000, já o "Sete" vendeu 1.000.000, depois desses os menos vendidos são o álbum Xuxa (1993), Luz no Meu Caminho (1995), Tô de Bem com a Vida (1996), Boas Notícias (1997), Só Faltava Você (1998) e Xuxa 2000 (1999). Se for possível vocês poderiam fornecer uma ficha da vendagem de todos os discos da Xuxa para mim, eu tenho muita curiosidades nesses assuntos.

Jullian Michel disse...

A bandeira do Brasil está no canto inferior esquerdo do álbum, e não inferior direito como dito no texto.

Leandro Antunes disse...

A música "Quem sabe um dia" me remete imediatamente ao filme de Steven Spielberg "Contatos imediatos de 3th grau" os acordes de comunicação com os extraterrestres são os mesmo do refrão da música.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...