sexta-feira, 7 de maio de 2010

Música: Novo Planeta


Informações Gerais
"Novo Planeta" é a 10ª música do álbum "Xou da Xuxa Seis" na versão em CD, sendo a 3ª do lado B nas versões em LP e K7. A música é composta por Zé Henrique, vocalista da banda Yahoo, em parceria com os outros integrantes da banda e também de Angel Mattos.

Letra e Estilo
A música pode ser considerada mais uma das baladas ecológicas de Xuxa. A letra é um pedido para cuidar do planeta afim de atingir o que seria um lugar ideal - e que se tornaria um novo planeta. Nela é citado situações simples ligadas à natureza como "ver as ondas do mar" e "na sombra de uma árovore deitar e rolar". Os pedidos para cuidar do meio ambiente são explicitados nos trechos "tratar bem os bichos (...) não poluir o ar...".

Lançamento e Trabalho
Foi apresentada ao público pela 1ª vez no "Xou da Xuxa" do dia 27 de março de 1991, quando Xuxa fez uma participação no seu próprio programa, antes de voltar de suas férias. Na estréia da temporada de 1991, "Novo Planeta" se tornou tema da descida da nave e foi cantada na íntegra algumas vezes.

Videoclipes
O videoclipe da música foi exibido no especial de 5 anos do "Xou da Xuxa". No final de 1991, foram divulgadas na imprensa fotos do que seria uma 2ª versão do videoclipe, na qual mostrava Xuxa e várias crianças segurando um globo representando o planeta, e seria exibido  no especial de Natal daquele ano - mas as imagens nunca foram ao ar.

Versões
A música tem duas versões: a primeira foi utilizada no videoclipe e no programa, o backing vocal é das Paquitas, alguns acordes são mixados com maior evidência e o vocal de Xuxa é diferente - sobretudo no primeiro refrão, que é cantado apenas por Xuxa, sem acompanhamento do coro; a segunda versão é a lançada no álbum, o backing vocal é das "Meninas Cantoras de Petrópolis" e foi mixado em várias partes da música, inclusive em algumas estrofes.

Novo Planeta (álbum) ~ 4:33
Novo Planeta (TV) ~ 4:25

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Matheus Santos disse...

Uma canção muito bonita!
Ficou legal como descida da nave mesmo sendo pouco lembrada.
Creio que devam ter se baseado no sucesso "Lua de Cristal",ja que fez muito sucesso no album anterior,que também tem a letra mais madura e positiva.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...