quarta-feira, 5 de maio de 2010

Matéria: MAIORIA DAS CRIANÇAS ESCOLHE O QUE VER NA TV

Jornal: Folha de S. Paulo
Data: 16/4/1991



  • 80% vêem o "Xou da Xuxa "
  • Pais se dividem sobre os programas
A maioria das crianças paulistanas (68%) escolhe o que assistem na TV. Essa porcentagem sobe para 76% entre as famílias com renda mensal mais alta (acima de 10 salários mínimos) e é de 64% entre os que ganham até 5 salários e 65%, entre 5 e 10 salários.

O ''Xou da Xuxa'', da Globo, é de longe o programa mais assistido pelas crianças (80%), seguido pelo ''Show Maravilha'', do SBT (31 %), o ''Clube da Criança", da Manchete (24%), e ''Marianne'', do SBT (13%). Ou seja, o padrão apresentadora - músicas - brincadeiras é o mais apreciado pelas crianças.

Os super-heróis japoneses, a mais recente febre infantil, aparecem sob o nome de ''Jaspion'' (5%). O programa ''Rá-Tim-Bum", da TV Cultura, um dos poucos que fogem ao padrão das apresentadoras aparece em 6º lugar na preferência das crianças, com 5%. Mas em segundo na preferência dos pais com nível superior de escolaridade, com 15%, perdendo só para o ''Xou da Xuxa" (39%).

Entre os adultos, o ''Xou da Xuxa" também é o programa infantil mais assistido (54%), seguido do ''Show Maravilha'' e "Clube da Criança'' (os dois com 14%). As mulheres assistem mais programas infantis que os homens. 35% do público masculino contra 21 % do público feminino não assiste nenhum programa infantil.

Em geral, os pais aparecem bem divididos quanto à aprovação desses programas 51% acreditam que eles ajudam na educação das crianças, contra 27% que acreditam que atrapalham. A porcentagem é maior entre os que têm escolaridade até 1º grau: 60% acreditam que os programas infantis ajudam na educação. Entre os que têm nível superior, 32% acham que os programas ajudam, contra 42% que acreditam que atrapalham.

O ''Xou da Xuxa'' é considerado pelos adultos como o melhor programa infantil, em relação ao conteúdo - 72% consideram-no ótimo ou bom. Dois dos programas do SBT, "Show Maravilha" e "Chaves", são os de conteúdo pior, segundo os entrevistados (14% e 21% de ruim e péssimo, respectivamente).

SAIBA COMO É FEITA A PESQUISA

A pesquisa foi realizada dia 4 de abril com 663 moradores da cidade de São Paulo maiores de 16 anos, estratificados segundo sexo, idade, escolaridade e nível socioeconômico,

A pesquisa DataFolha tem direção do sociólogo Antônio Manuel Teixeira Mendes, tenda como auxiliares os sociólogos Gustavo Venturi, Emilia de Franco e Mauro Paulino. Os trabalhos de campo foram supervisionados por Sávio Nascimento e Rita Pavani.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Matheus Santos disse...

Gostava muito do "Show Maravilha",mas de longe o "Xou" bateu todos por servir de base para outros e futuros programas não só no Brasil mas no mundo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...