quinta-feira, 20 de maio de 2010

Música: Quem Qué Pão (atualizado)



Lançamento e Composição
"Quem qué pão" é a 9ª faixa do álbum "Xou da Xuxa" lançado em 1986 nas versões em LP e K7, sendo a 10ª faixa na reedição em CD lançado em 1995. A composição é de Aretuza Garibaldi Fonseca, em parceria com J. Correa.

Letra e Estilo
Cantada toda em backing vocal e com tempo de duração bem curto (é a música de menor duração de todos os álbuns de carreira, com menos de 2 minutos), a voz de Xuxa passa quase despercebida. A música é como se fosse um jingle de uma padaria ao fazer propaganda dos pães que teriam acabado de sair do forno. Na ponte, um vocal masculino, fazendo papel do padeiro, canta uma marchinha curta anunciando a fornada de pães. A parte mais engraçada e non-sense da música é o verso final do refrão, "se eu fosse manteiga derretia num instante asssim, assim!"

Tema do programa
A música fez parte do tracklist do 1º bloco do "Xou da Xuxa" entre 1986 e 1987, quando era cantada quase inteira. Com o lançamento do 2º álbum, a música foi substituída por "Rexeita da Xuxa". Em 1989, ela voltaria a servir de tema para o programa no café-da-manhã, sendo substituída em 1990 pela versão em espanhol.

Sucesso e repercussão
"Quem qué pão" se tornou um grande hit na época do seu lançamento e se tornou uma das músicas mais marcantes da época do "Xou da Xuxa". Em 2004, ela foi elegida como o hino oficial dos padeiros do país, sendo bastante repercutido na imprensa. A música foi regravada em espanhol para o 1º álbum de Xuxa cantando em espanhol.

Reaproveitamento:
Por ter sido tão marcante, a música foi resgatada nos especiais de 10 e 20 anos e cantada por Xuxa, mantendo a coreografia original. Em 2002 o hino ganhou um clipe no programa "Xuxa no Mundo da Imaginação". Supostamente há planos para que a música faça parte do tracklist do "Xuxa Só Para Baixinhos 10", como foi sugerido recentemente pela gravadora Sony em seu Twitter, ao procurar pela compositora.

Quem Qué Pão (versão do álbum) ~ 1:55
Quiero Pan (versão em espanhol) ~ 1:55
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

MCI disse...

Graaaaaaaande Renan!
Tá vendo? Seu blogue é fodástico! Traz todas as informações e ainda mais um bocadinho, para o deleite dos fãs mais curiosos e antenados com a carreira da Rainha.
Dizer o quê? Parabéns, mais uma vez, pela qualidade dos seus posts!
=)
Abraço!

Matheus Santos disse...

Gostaria mesmo que a musica fosse regravada,ja que varios sucessos da Xú ficaram de fora do XSPB 6 - Xuxa Festa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...