domingo, 22 de maio de 2011

Entrevista: Reinaldo Waisman "A Xuxa é uma parceira de ideias e inovações que sempre vou idolatrar"


ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O BLOGGER XUPER

Reinaldo Waisman trabalhou com Xuxa durante mais de 20 anos e fez de tudo um pouco: desenhou os primeiros cenários, deu vida aos personagens Moderninho e Guto, produziu as capas de todos os CDs e desenhou o projeto do parque "O Mundo da Xuxa".



Autor de praticamente todas as ilustrações que estamparam os produtos e também os cenários e VT's dos programas, Reinaldo continua trabalhando na área e fazendo alguns trabalhos para Xuxa, por quem demonstra ainda ter um carinho enorme. Confira abaixo a entrevista que Reinaldo concedeu ao Blogger Xuper:




Como você começou a trabalhar com a Xuxa? 
Eu trabalhava com o Mauricio de Souza há 14 anos (entrei lá com 13 anos de idade) quando conheci a Xuxa. Eu tinha feito uma história em que o Cascão e o Cebolinha adoravam a Xuxa. Ela fez uma visita ao estúdio e ficamos amigos. Um dia ela pediu para criar um cenário de programa de televisão. A Xuxa tinha saído da Manchete e o cenário da Globo estava um horror. O Mauricio me colocou nessa empreitada. Tive a idéia de fazer um cenário em que as crianças não ficassem só olhando e sim pudessem participar como se fosse um imenso parque de diversão. Fiz o primeiro cenário do "Xou da Xuxa" com o disco voador, o sol, o homem de pedra... Ela gostou e até me ajudou a pintar o primeiro layout. Até a Aldinha, mãe da Xuxa, ajudou a pintar o cenário. Foi muito divertido! O Boni escolheu meu cenário e assim a Xuxa me tirou do Mauricio de Souza para fazer o programa dela onde fiquei durante mais de 23 anos. Vim para o Rio com minha cachorra sheep dog “fanny” de mala e cuia e daqui não saí mais.


O personagem Moderninho já existia antes ou você criou especialmente para o programa? 
Ele era o Maluf de um programa piloto que eu tinha feito para a TV Bandeirantes. Para a Xuxa não ficar sozinha fazendo o sorteio, colocamos esse boneco batizado carinhosamente  de “Moderninho” pela Xuxa para tirar as cartas com ela.

"A Xuxa  é super criativa. Uma parceira de idéias e inovações que eu sempre vou idolatrar. Além de ser uma super amiga ,mesmo não convivendo com ela como antigamente." 

Entre os fãs, há várias hipóteses para tentar explicar o porque do nome Moderninho. Alguns acham que é por ele ser estiloso e outras acreditam até que ele teria uma tendência homossexual. Afinal, por que o nome Moderninho? 
Homossexual? hahahahahahaha! Essa é a primeira insinuação sobre as preferencias sexuais do boneco que eu escuto! hahahaha! Esse nome foi dado pela Xuxa porque eu era muito avançadinho nas coisas que falava no ar... Só por isso!

No sorteio de cartas, o personagem tinha muitas vezes um humor sarcástico que as vezes beirava o politicamente incorreto. Você chegou a ser criticado na época por isso? Acredita que, se fosse nos dias de hoje, o personagem causaria alguma polêmica?
As vezes eu exagerava um pouco mesmo, mas sem maldade. É o meu jeito de falar mesmo. Prefiro errar pela ousadia do que viver a mesmice. A vida é uma só! 

Você produziu inúmeras capas dos álbuns da Xuxa. Tem alguma preferida? 
Eu fiz todas as capas por isso adoro todas elas. Fiz com carinho e curtição! 

Além de produzir as capas dos álbuns, dar vida ao Moderninho e fazer a dublagem do personagem Guto, quais outros trabalhos voce desenvolveu enquanto trabalhou na equipe da Xuxa? 
Criei e produzi todos os cenários (a nave espacial, o sol ,etc...acho que foram mais de 12 cenários até os cenógrafos da globo assumirem essa função), ilustrações e personagens da Xuxa (Dengue, Praga, Xuxo, etc.). Todos os merchandzings e produtos. Foram mais de 300 produtos, de brinquedos a dicionários, gibis, desenhos animados, centenas de clipes com todos os artistas  e o projeto do parque “O Mundo da Xuxa”. Eu sempre me diverti trabalhando.


Você também participou na composição de algumas músicas. Tem alguma preferida? 
Turma da xuxa, Fumar pra Que... Todas eu curti muito! 

Durante uma época você se apresentou no programa cantando. Porque não investiu mais na carreira musical? 
Foi uma curtição que durou um ano. Fiz todos os programas e gravei um disco pela Som Livre. Mas a minha praia é criação e propaganda. 

Era você mesmo o "comandante" da brincadeira "Comandante ausente"? voce inventava tudo na hora ou seguia algum roteiro para dar os comandos às crianças? lembra de alguma situação/história engraçada dessa brincadeira? 
Vixi! Não me lembro. Eu fazia muita coisa. o programa era muito divertido! A gente fazia brincando. O astral da Xuxa é tudo de bom! 

Por que resolveu parar de trabalhar com a Xuxa depois de mais de 20 anos trabalhando juntos? 
Eu não parei. Ainda faço alguns trabalhos com ela. Só não sou mais funcionário. Ela sempre vai poder contar comigo pro que der e vier. Ela faz parte da minha vida pra sempre. 

Você ainda tem contato com ela?
Não como antes, pelo nosso pique. Com tanto trabalho, é dificil de se cruzar.  

No que voce trabalha hoje em dia? 
Tenho duas  produtoras de filmes, comerciais e eventos. Uma no Rio e outra em São Paulo. Elas me mantém muito ocupado. 

Voce já mostrou para seu filho os vídeos, as músicas e ilustrações que fazia naquela época? 
É o que eu mais faço, além de incentivar ele a desenhar. 

Você ainda trabalha com pessoas que também faziam parte da equipe da Xuxa? 
Sem duvidas. Todos são meus amigos e aproveito quando posso para trabalhar com eles. 

Se for convidado para a comemoração de 25 anos de carreira de Xuxa na globo, você participaria? 
Macaco quer banana? É claro que sim. E mesmo se não participar não faz mal. Eu gosto da Xuxa de graça!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Diego Hatake disse...

Uma entrevista com o Reinaldo Waisman, que massa! Eu sempre tive curiosidade de conhecê-lo. Mas eu queria saber qual é a capa de disco da Xuxa favorita dele, dizer que são todas não vale! XD
Gostei muito do post, congrats!

Rosiane disse...

Adorei a entrevista. As perguntas são ótimas. Parabéns por todo esse trabalho que um dia será ainda mais reconhecido, querido. Vc mecere muito sucesso e tenho certeza q vai alcançar...
A gente ainda chega lá. ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...