domingo, 26 de junho de 2011

Entrevista: Angela Mattos



Angela Mattos, conhecida como Angel na época de cantora, trabalhou com Xuxa até o fim da parceria com Marlene Mattos, em 2002. Ela começou como assistente de direção nos programas e conciliou com a carreira de cantora no início da década de 90. O interesse do público em saber sobre o seu distanciamento das câmeras parece ser grande: as antigas postagens sobre Angel Mattos deste blog são as mais acessadas e, segundo o Google Analytics, grande parte dos leitores encontram o Xuper Blog  pesquisando sobre ela no Google. Nesta entrevista exclusiva, Angela conta sobre seu trabalho e sua relação com o universo Xuxa, ontem e hoje:


Como começou a trabalhar com TV?
Comecei na Manchete , fazendo produção de carnaval, com Marlene e depois no programa da Xuxa, que, no mesmo ano, foi contratada pela TV Globo. Só não me pergunte datas, ano e etc. que não lembro (risos).

Qual era exatamente suas funções nos programas da Xuxa?
 Entrei na TV Globo como auxiliar de produção e saí como diretora assistente,  os cargos eram meramente para efeito burocrático porque, na verdade, era meio uma faz tudo. Atté cenário carregavámos no início dos shows pelo país. Erámos uma equipe de 15 pessoas que depois virou uma caravana com mais de 100 integrantes que viajavam pelo ar e pela terra. Voltando às funções, trabalhava no escritorio da Xuxa pela manhã, à tarde na TV Globo e a noite, acompanhando as edições do programa e nos projetos especiais (trabalho era o que não faltava, aja disposição). Trabalhava com a equipe de criação bolando brincadeiras eriei os quadros como: "Arte de rua", "Cantinho da poesia", "Sucata e Sucatinha", "Aulas de Inglês, "Fazendo Arte", "Os meus, os seus, os nossos filhos", dentre outros. Eu também era pauteira responsável pelas peças teatrais que a Xuxa indicava no programa. Enfim, trabalhávamos quase que 24 horas em função do programa.

É verdade que você e a Xuxa inventaram várias das brincadeiras para o programa? Quais?
 Inventavámos brincadeiras, fazíamos músicas, pesquisávamos para os programas... Lembro que a brincadeira "Pular Corda" surgiu em um apartamento de quarto e sala que MM (Marlene Mattos) morava no centro da cidade e ficávamos eu, Xuxa e MM lembrando das brincadeiras de nossa infância. Acho que dava certo porque era tudo muito verdadeiro, muito orgânico.


Como surgiu a ideia de gravar um disco?
Colocando voz guia em uma música que havíamos composto  para o disco da Xuxa, o Zé e o Cesar Lemos me acharam muito afinada, conscidentemente MM e Xuxa estavam lançando, no mesmo ano, o selo Xuxa Discos. Resolvemos fazer uma fita demo e enviar para a gravadora, elas gostaram e contrataram.

 
Tem alguma música em especial que você mais gosta ou te marcou?
Todas as músicas foram escolhidas a dedo, nutro um enorme carinho pelo trabalho, guardo em um lugarzinho todo especial da caixinha de lembranças.


É verdade que a música "Patinho Feio", a princípio, seria gravada pelas Paquitas?
Não, a música foi feita especialmente pela dupla sullivan e Massadas para o meu trabalho.

Tem acompanhado a reprise da novela Vamp? Como se sente quando ouve sua música tocando na novela hoje em dia?
Infelizmente não, quase não vejo TV.

Por que depois de dois álbuns você não investiu mais na carreira de cantora?
Depois que tive minhas filhas quis ficar mais no Rio de Janeiro. A carreira de cantora exige um trabalho muito intenso, principalmente na epoca de lançamento, a gente fica o mês inteiro viajando. O Zé vivia na estrada com o Yahoo. Ser mãe é renunciar.


Qual foi seu último trabalho com televisão?
Foi um comercial que fiz para a Amil , no ano passado.

No que trabalha hoje em dia?
Sou Orientadora de casais grávidos, dou aula de yoga para gestantes. Especializada em massagem para mães e bebês , drenagem linfática , doulagem. Sou ativista do movimento pela humanização do parto e nascimento. Trabalho também, em casa, como freelancer prestando assessoria para artistas independentes, principalmente, que gravam no Estúdio Yahoo.


Você ainda trabalha com sua irmã, Marlene Mattos?
Trabalho em eventos isolados. No final do ano trabalhei com ela na produção de eventos para dois projetos da secretaria de cultura da prefeitura  Rio de Janeiro.


Você ainda tem algum contato com a Xuxa? Sente falta dela?
Não. Guardo as boas lembranças em um lugar todo especial da mente e coração. Procuro viver o presente.

Assistindo a esses programas antigos, dá até uma certa nostalgia ao ver aquela amizade que parecia ser tão bonita e verdadeira...
Pois é querido, a vida é assim, por isso devemos viver o presente, com intensidade, verdade e amor. Quando o sentimento é verdadeiro, independente do que aconteça, é ele que te alimenta durante todos os seus dias. Não tenho nenhuma nostalgia daqueles momentos porque os vivi honesta e intensamente... Hoje vivo da mesma  forma e continuo muito feliz. A vida é uma dádiva , a minha busca é o desenvolvimento humano, a prática do amor por tudo e todos.

Se por um caso fosse convidada para o especial de 25 anos de carreira de Xuxa, voce participaria?
Minha prática de vida é viver o presente, o passado já foi, o futuro à Deus pertence.

Deixe uma mensagem para o público que acompanhou seu trabalho nos tempos do programa da Xuxa e hoje estão orfãos de sua presença na TV.
Continuo na minha missão trabalhando para e, com crianças. "Nascer em plenitude é o primeiro direito de todo Ser Humano." O tempo voa... como dizia o Zé Mario , grande amigo e diretor do Xou da Xuxa : "Maninha , a vida é um sopro" . Desejo felicidade , saúde e paz à todos e cada um.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Matheus Santos disse...

Tenho várias lembranças da Angel na minha infância, principalmente relacionadas ao "Xou da Xuxa".
Creio que a mais marcante em minha memória, foi ela cantando "Minha Rainha" ao lado de Andréia Veiga e Aline Barros" no "Xuxa Park Especial 10 anos".
Senti uma certa frieza em relação as perguntas voltadas a amizade entre ela e Xuxa, da a impressão que elas brigaram no passado, ou que há algo não resolvido,ou mal resolvido.....não sei....o jeito é ficarmos com boas lembranças delas amigas no passado.

Anônimo disse...

Nunca gostei da Angela Mattos, sempre foi grosseira e mal educada com os fãs da Xuxa, pois eu vi isso com os meus próprios olhos, destratando as pessoas em plena gravsção do programa. Nada como o tempo, para mostrar às pessoas que pedância e grosseria não levam as pessoas para lugar nenhum. Hoje em dia, nem a amizade da Xuxa ela tem mais, pois ostentou tanto, tratou tanta gente com desdém e de forma áspera, que sinceramente, espero que ela hoje seja muito feliz no caminho dela e que o budismo tenha ensinado algo de positivo em relação a tratar o seu próximo bem.

Anônimo disse...

pois lembroda angel super meiga e doce dias ruins todos tem taves quando vc foi no programa ela stava em seu dia ruin nos dmais sempre alegre e simpatica pena que arelação entre ela e xuxa acabou..eu achava linda aquela amizade... angel era oposto da irma marlene a marlene era um pouco rigida maie isso exige em qualquer profissao pois se ela nao cobrasse o programa nao sairia da forma que ela queria e covenhamos amo a xuxa as paquitas angel e andrea veiga que sempre foi minha favorita.. mais que o programa so ia de vento em poupa por causa da marlene agora a xuxa luta faz de tudo e o programa dela nao da ibope...bjos amo a xuxa eternamente mais quem fez a xuxa foi a marlene isso foi enxerga quem quizer..

Anônimo disse...

Eu me lembro até hoje do dia em que participei das gravações do Xou da Xuxa e essa moça que se diz profissional era grosseira e ríspida com as pessoas que ficavam na platéia e isso deve ser de família, pois seu irmão que na época tb tentava tirar uma casquinha da Xuxa e da Marlene ( a única da família com talento), tb foi grosseiro e mal educado.
Não é a toa que caíram no esquecimento. É aquele ditado: "Aqui se faz, aqui se paga"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...