domingo, 5 de junho de 2011

Entrevista: Felipe Bella (produtor e assistente de produção do Xuxa Park e Planeta Xuxa)


ENTREVISTA EXCLUSIVA CEDIDA AO BLOGGER XUPER


Não muito conhecido entre os fãs hoje em dia, Felipe Bela trabalhou durante muito tempo nos bastidores dos programas de Xuxa, desde a época do "Xuxa Park". Além de trabalhar na produção dos programas, Felipe era funcionário da Xuxa Produções e desempenhou vários - e importantes - papéis. Confira abaixo a entrevista na íntegra que Felipe concedeu ao Blogger Xuper:



Como começou a trabalhar com TV?

Minha mãe, Ângela Bella, trabalhava na TV Globo, na equipe de enfermagem do Xou da Xuxa e eu vivia ali pelo Teatro Fênix, sempre assistindo as gravações e circulando pelo back-stage de olho no que os profissionais faziam, aquilo me encantava. Eu sempre fui muito curioso e queria saber como as coisas funcionavam, toda aquela tecnologia. O convívio da minha mãe com a Xuxa, Marlene, era quase que diário, lembro que a Marlene tinha uma câmera “handcam” e sempre que tinham uma folga íamos todos para Angra dos Reis e eu vivia gravando tudo para cima e para baixo (coitada da Xuxa, já vivia com uma câmera apontada pra ela e na folga, lá estava eu enchendo a paciência... rsrsrs).


Como começou a trabalhar com Xuxa?

Um dia, quando já estava adolescente pedi a Marlene, que me desse um estágio e ela prontamente atendeu e me indicou para um na TVE. Na ocasião a Marlene havia me dito que se o resultado do meu estágio fosse bom, ela me “puxaria” para trabalhar com ela. Quando terminei o estágio coincidiu com o final do Xou da Xuxa e a TV Globo havia enviado para Xuxa Produções as 2.000 fitas do Xou e fui contratado para arquivar e catalogar todo o conteúdo dos programas.


Qual era exatamente sua função nos programas da Xuxa?

Quando comecei a trabalhar na TV Globo já trabalhava na Xuxa Produções, comecei junto com o Xuxa Park. No inicio eu era aprendiz, seguia a Marlene para cima e para baixo, ia onde ela fosse; me orgulho muito e não tenho vergonha de dizer que carregava a maleta dela e lia todos os jornais para ela quando estava em viagem ao exterior. E me identifiquei mais com a área musical, logo me tornei produtor e depois quando começamos o Planeta Xuxa, assistente de direção. Eu selecionava as musicas de fundo dos programas e influenciava em tudo que dizia respeito a musica dentro dos programas da Xuxa. Desde a criação a execução. Lembro-me que no Xuxa Hits até no figurino eu influenciava.


E na Xuxa Produções, o que você fazia?

Lá eu fazia assistência de direção para Xuxa e Marlene nos projetos extra-Tv Globo da Xuxa, campanhas publicitárias, os Shows da Xuxa pelo Brasil e Exterior, programas de TV veiculados em outros países como Argentina, Espanha, Estados Unidos e por ai vai.


Como era seu contato com Xuxa?

Meu convívio com a Xuxa era típico de um funcionário de “Pop Star”. 24 horas por dia, eu dormia, respirava, sonhava e acordava Xuxa! Claro que devido a Constancia e da proximidade tínhamos um relacionamento de amizade assim como todos os que faziam parte do seu staf.


Você era fã antes de trabalhar com ela?

Eu costumo dizer que não tive esta oportunidade, Lembro-me que uma vez saiu uma matéria em uma revista, acho que foi a Caras e falava sobre as pessoas que privavam da intimidade da Xuxa, e eu estava incluso. Conheci a Xuxa quando ainda era pequeno. Lembro que íamos para Angra nos fins de semana durante as férias da Xuxa e na segunda-feira quando eu voltava pra “vida real”, ia para escola e tinha que escrever uma redação sobre o fim de semana... Eu costumava mentir nas minhas redações e era orientado a fazer isto. Imagina, escrever uma redação narrando um fim de semana em uma ilha, em Angra dos Reis com a Xuxa. Provavelmente iam chamar a minha mãe na escola para uma conversa séria.



Depois de parar de trabalhar com Xuxa, você trabalhou com outras pessoas que também eram da equipe? Quem?

Quando sai da Xuxa Produções, e dos programas da Xuxa, continuei trabalhando na TV Globo por algum tempo e depois fui morar fora do país, na Europa. Quando voltei, fui trabalhar novamente com a Marlene no Jovens Tardes. Alguns produtores estavam na equipe, mas não me recordo muito bem.


No que trabalha hoje em dia?

Hoje, Dirijo projetos Focados no público Cristão, DVDs, Clips, Programas de TV.


Porque escolheu esta área?

A alguns anos me converti ao cristianismo, sou Evangélico e com o passar do tempo vi que não estava conseguindo abrir mão de algumas convicções dentro do meu trabalho. Não me vejo hoje fazendo qualquer tipo de trabalho onde a figura central não seja Jesus. Percebo que tudo que aprendi e vivi profissionalmente no passado foi para aplicar hoje no Reino de Deus. E acredite, Deus é o melhor chefe que se pode ter!


Como encarou o rompimento da parceria de Xuxa e Marlene Mattos, uma vez que você estava na produção naquela época?

Eu estava morando em Portugal, soube pelos jornais, confesso que fiquei um pouco chocado e achei que seria algo passageiro. Mas hoje, vendo a Xuxa como está, feliz, fazendo o que gosta e a Marlene também, creio que esteja tudo bem.


Você ainda tem algum contato com Xuxa?

Hoje não tenho mais o mesmo contato que tinha antes, falo as vezes com algumas pessoas que trabalham com ela, ou quando nos encontramos em algum evento ou situação.


Você continua a admirando ou acompanhando seu trabalho?

Eu não tenho muito tempo hoje para assistir a programas de TV seculares, não trabalho mais com a Xuxa, mas meu ritmo de trabalho continua o mesmo. Mas tem sempre alguém me trazendo notícias e eu procuro assistir as estreias dela, vejo alguma coisa no you tube as vezes. Fui ao ultimo lançamento do filme de cinema dela.


Se fosse convidado para voltar a trabalhar com Xuxa, ou participar de alguma forma do especial de 25 anos de carreira da apresentadora, você toparia?

Olha, eu tenho um carinho muito especial pela Xuxa, muito do que aprendi e aplico hoje, tanto na vida quanto na profissão, devo a persistência dela em mim. Mas hoje, trabalho segundo uma linha a qual não abriria mão em hipótese alguma, não faço mais trabalhos seculares, o que torna muito difícil uma possível volta. Quanto a uma participação em um especial, se for para colaborar com a produção pontual mente eu toparia sim.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Serginho Reis disse...

Felipe é um dos melhores profissionais que conheci. Um cara simples, que parece não estar trabalhando quando está, e nos passa essa mesma sensação. Tivemos o prazer de sermos dirigidos por ele em nosso segundo trabalho. Nos sentimos honrados que um profissional competente como ele tenha aberto mão de trabalhar com pessoas tão especiais de nossa nação, como é a Xuxa, para integrar o maior projeto da terra...

Deus o abençoe, Felipe Bella.

Serginho Reis - Avivah

Anônimo disse...

Curto a Xuxa desde criança e estou gostando muito dessas entrevistas e saber dos detalhes por trás das cameras, muito interessante!
Parabéns

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...