domingo, 19 de junho de 2011

Entrevista: Marcelo Ribeiro (Frentinha)

Durante os anos em que o quadro do sorteio fez parte do "Xou da Xuxa", Marcelo Ribeiro deu vida ao personagem Frentinha, que fazia dupla com o boneco Moderninho. Na entrevista cedida ao Xuper Blog, ele conta como começou a trabalhar no programa e com o que trabalha atualmente.



Como começou a trabalhar no programa da Xuxa?
Em 87, eu já era formado em Arquitetura e havia começado a fazer o curso de Jornalismo, na Facha, Faculdade Helio Alonso, no Rio. Ja no primeiro período consegui um estágio como assistente de produção, na Facha RTV, uma produtora do mesmo grupo da faculdade. Nessa época, a Xuxa fazia viagens pra Disney acompanhada por crianças e foi gravar um comercial lá. Eu  tinha o boneco, criado depois de uma campanha para TV, que fiz com meu pai, chamada “Vamos Construir Juntos” e então, aproveitei a oportunidade que ela estaria em nossos estúdios, para mostra-la o boneco. Ela estava completando 1 ano de TV Globo. No dia da gravação, estiveram acompanhando-a, a Marlene Mattos e a Dona Alda, sua mãe. Enquanto gravavam o comercial, no estúdio, mostrei o boneco a Dona Alda, que aguardava no camarim, e ela o adorou e se divertiu com as brincadeiras que fiz. Depois, no final da gravação, enquanto o material gravado era revisado, a Xuxa, Marlene e Dona Alda estavam no camarim e a Dona Alda me disse para mostrar o boneco pra Xuxa. Quando entrei, ainda me lembro como se fosse hoje, quando viram boneco se mexendo na minha mão, a Xuxa e a Marlene se entreolharam e depois voltaram seus olhares para o boneco. Conversei com elas, através do boneco e na mesma hora a Marlene me disse: “Marcelo, me procure amanhã na produção”. Assim o fiz e em poucos dias já estava fazendo parte do Xou.



Antes você já havia trabalhado com televisão?
Como disse anteriormente, fazia estagio numa produtora onde faziamos programas para TV, de clips e muitos videoclips para gravadoras diversas. Fizemos clipes do Legiao urbana, 14 Bs, Engenheiros, Trem da Alegria, Celso Blues Boy entre outros. Era a produtora que mais fazia clips na épocaPor essa facilidade, produzíamos programs para TV, para a apresentação de clips. A MTV ainda nao existia.

O personagem Frentinha já existia ou foi criado especialmente para o "Xou da Xuxa"?
Ja existia e alguma vezes ja o havia usado nesses programas de clips. Seu nome na epoca era Zé Mulambo. Um dos programas que ele participou, foi o Scretch, um programa de clips apresentado na epoca pela Mylena Ciribelli, para a extinta TV Corcovado e depois para o Show do 9, também para a mesma TV. 




Você tem outros personagens?
Tenho sim. Apresentei um programa na TVE com bonecos, na epoca do Xou. Eram 10 bonecos, em um “game show”. Na mesma epoca, 1988 também tive personagens no programa da Angélica, na TV Manchete, como o pequeno Leozinho, o macaco Na Boa, uma Foca, a Lady Ema, Foguinho, Bom de Bola etc. 

Por que o Frentinha nunca se tornou um personagem comercial, ao contrário de outros personagens que estampavam produtos e histórias em quadrinhos?
Porque o Frentinha, diferentemente dos outros personagens, era patenteado por mim, e não pela Xuxa Produções.


Como era o ritmo de gravação dos sorteios? Em que dia e horario as gravações costumavam ser feitas?
Era super tranquilo, para mim. Gravávamos, em geral, uma vez por semana, quase sempre as terças-feiras, depois que o terceiro programa era gravado. Começávamos por volta das 23h30... às vezes até 0h. Durava cerca de 1 hora... para a gravação de uma semana de sorteios, num total médio de 30 sorteios. Quando havia a necessidade de adiantar programas, para férias, marcávamos um dia exclusivo para sorteios... onde eram gravados sorteios para 15 dias ou 1 mês inteiro.

Conte uma história engraçada ou curiosa que rolou nas gravações.
Era sempre um clima muito agradável e descontraído... todos bincávamos, literalmente. A Xuxa sempre com alto astral... e entre as gravações propriamente ditas, continuávamos com as brincadeiras...

Por que o quadro dos sorteios foi extinto?
Por gravarmos de madrugada, depois de um tempo a Xuxa, com outros compromissos, começou a ficar muito cansada com o ritmo dos sorteios. Não sei, na verdade, como eram os contratos com o departamento de merchandising, mas depois o sorteio, por um tempo, passou a ser realizado durante o programa com as crianças, evitando assim, mais horas de gravações e maior desgaste da equipe e da apresentadora.



Como foi voltar com o personagem em 1998, na época em que Xuxa gravou o "Xuxa 12 anos"?
Foi muito legal... reencontrar amigos. A gravação dos sorteios foi na casa da Xuxa, onde foi montado o cenário somente para os sorteios. A Sasha era bem pequena e exigia grandes cuidados da Xuxa... foi muito legal. 

Após sair da equipe do programa, quais foram seus trabalhos?
Depois do termino do meu contrato, depois de um ano, viajei para a Italia, pela pimeira vez e morei la por 4 anos. Na volta da viagem, por 5 anos, fiz toda a produção de mídia e assessoria de imprensa pra os shows Disney no Gelo (Disney on Ice). Inclusive, em um dos anos fiz contato com a Marlene e ela levou uma equipe para gravar o show no Maracanãzinho, para depois exibi-lo no programa.  Em outro ano, a estrela convidada da estreia, foi a Xuxa, acompanhada pela pequena Sasha. Depois disso, continuei a trabalhar com produção de vídeo, programas independentes de TV, dirigindo, apresentando, ate que eu novamente embarquei para a Itália  em 2004, onde fiquei até 2008. Depois, me mudei para Londres, onde fiquei por 3 anos na TV Record UK, apresentando programas para a Europa e praticamente sendo o responsável por todas as produções locais da emissora, na Inglaterra. 

Com o que você trabalha hoje em dia?
Voltei ao Brasil no final do ano passado, em dezembro. Atualmente, estou refazendo meus contatos profissionais e produzindo alguns programas para o Canal Universitario, com a Facha, a primeira produtora onde trabalhei. Estou dando uns cursos de Final Cut (edição) e Interpretacao para Cinema e TV, alem de ter sido convidado para dirigir miniseries em uma emissora de TV, trabalho a ser iniciado, em breve. Você pode conhecer mais sobre os meus trabalhos recentes, visitando o meu website pessoal:  www.marceloribeiro.com

Você tem contato com a Xuxa hoje em dia?
Não tenho, mas espero, sinceramente, refazer esse contato em breve. Gostei muito do período em que trabalhamos juntos, não só no programa, mas também para o curso de modelo que ela tinha. Eu fazia fotos e vídeos para as modelos do Curso, na antiga PQT. Além disso, tenho muito carinho e admiração pelo profissionalismo e competência dela e de sua equipe.

Tem contato com outras pessoas com as quais trabalhou naquela época?
Alguns, sim, pessoalmente ou virtualmente, como a Andrea Veiga, que estudou cinema comigo, o Claudio Heinrich, que participou de uma minisérie que dirigi, algumas pessoas de produção, enfim, tô refazendo esses contatos.

Se você fosse convidado para o especial de 25 anos de carreira de Xuxa na Globo, você participaria?
Com certeza, sim. O Frentinha adoraria... tá firme e forte como sempre!


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Matheus Santos disse...

Ótima entrevista.
Como sempre a equipe desse Xuper Blog dando um Xou a parte...

Anônimo disse...

Boa entrevista!
Só faltou explicar melhor onde surgiu esse relacionamento, pois xuxa conheceu marcelo no filme "amor estranho amor", onde realmente virou a rainha dos baixinhos!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...