domingo, 8 de janeiro de 2012

Entrevista: Andréia Faria, a Sorvetão


Uma das mais populares Paquitas da história do grupo, Andréia Faria ficou conhecida como Sorvetão durante sua participação no "Xou da Xuxa", que aconteceu entre 1986 e 1990. Andréia estreou como Paquita no primeiro programa exibido na Globo e sua última participação foi no especial de ano novo exibido em 1º de janeiro de 1990. De lá pra cá, Andréia fez carreira solo de cantora, participou de inúmeros quadros e especiais da Xuxa até o ano de 2004, apresentou um programa para crianças e atualmente trabalha para o público infantil e gospel. Confira abaixo a entrevista exclusiva cedida por Andréia especialmente para o Xuper Blog:

Uma dúvida que os fãs tem até hoje: você começou como Paquita na TV Globo ou na Manchete? E como surgiu o convite?
Na Globo que começei como paquita. Na Manchete fui em 1983 participar como qualquer criança, ainda nem tinha paquita. Como eu fazia muita propaganda aqui no RJ, a Marlene pediu para uma agência que a Xuxa também fazia publicidade, a indicação de uma menina loirinha, olhos claros e que lembrasse a Xuxa... Deram meu telefone e o resto vocês já sabem.


Na migração para a TV Globo, vocês gravaram alguns pilotos, que inclusive você comentou no "Xuxa 12 anos". Você poderia nos contar um pouco sobre como foi esses programas-testes que jamais foram ao ar? 
Na realidade foi um programa teste, num cenário bem xinfrim, simples, pouca cor e poucas crianças. Lembro de estar na produção e chegar o croqui com o novo cenário feito pela equipe no Maurício de Souza. Encantador e cada parte tinha um significado... foi o cenário que todos conheceram.


Nos primeiros anos, quais eram as Paquitas que você mais se dava bem? E quais delas você não tinha muita amizade? 
Sempre me dei bem com todas, mas quando a Catu entrou foi identificação na certa, depois que ela saiu, fiquei um tempo com as pequenas ,que não tinha mto papo, era mais com a Roberta e quano Lê entrou foi outro grude!  
  
No decorrer dos anos, principalmente em 1989, várias notícias pipocaram na mídia dando como certa a saída de Xuxa da TV e colocando você como substituta. Isso realmente chegou a ser cogitado ou não passou de boato? 
Na época não, foi porque naquele quadro "Eu Quero Saber", onde crianças faziam perguntas, a criança perguntou se ela saísse quem ela gostaria que entrasse em seu lugar e Xuxa disse meu nome. Aí a mídia já falou aquilo tudo. Agora quando ela foi ter a Sasha, foi verdade. Para ela ter licença maternidade e eu iria apresentar o "Xuxa Park", mas a direção fez com que virasse o "Xuxa12 anos".

Você se tornou a Paquita mais popular enquanto esteve no programa e ganhou até música própria e shows solo. Você sentia que havia ciúmes ou inveja de outras Paquitas da época
Tenho muito orgulho dessa história na minha vida... Música feita por Michael Sullivan e Paulo Massadas. Acredito que devia ter sim, mais cíumes que inveja ...mas não era ligada nisso.   

Sua saída do programa foi repentina e na época nem chegou a ser anunciada pela Xuxa nos programas. Como foi que seu afastamento? Houve desententimento com as duas? 
Houve desentendimento com a Marlene. Xuxa me pediu pra ficar... choramos juntas, mas não conseguia olhar pra Marlene. E com isso ela não deixou fazer despedida.

Em 1990 você teve uma música de sucesso, na qual fazia dueto com Conrado, porém vocês nunca se apresentaram no "Xou da Xuxa". Naquela época o desentendimento persistia? 
Acho q na realidade ficou mágoa... e Marlene não deixou agente se apresentar lá. E na época Xuxa não tinha voz ativa, ela que mandava mesmo nesse caso.

Como foi a reaproximação sua com Xuxa e Marlene Mattos naquela época? 
Na época da aproximação foi quando Renato Aragão e Lílian (sua esposa) estavam na casa dela e Xuxa mostrou um quadro novo que queria fazer no programa. Quando eles viram falaram que tinha que ser comigo. Xuxa concordou na hora e falou pra Marlene que queria fazer o quadro comigo. Foi o Abobrinhas.

Até o ano de 1999, você participou de inúmeras maneiras dos programas "Xuxa Park", "Planeta Xuxa" e especiais. Como foi sair da equipe depois de tanto tempo? 
Surgiu uma oportunidade pra mim e eu tinha que tentar. Foi a Rede TV. Sair da Equipe Xuxa, é sair de uma estrutura de sucesso, mas eu tinha que tentar. E nunca mais perdemos contato.

Após o fim da parceria entre Xuxa e Marlene Mattos, como ficou sua relação com as duas? 
Sempre tive mais contato com Xuxa, logo que elas se separaram fiquei um tempo com Xuxa. Marlene encontrei um bom tempo depois. Mas não tenho mais contato com ela.

Você teve algum incentivo de Xuxa a continuar trabalhando com as crianças atualmente, como a casa de festas e os DVDs infantis? 
Xuxa soube e sabe do meu trabalho.

Como é sua amizade com Xuxa nos dias de hoje? Quando foi a última vez que conversou com ela? 
A gente tem se visto e falado pouco mas é engraçado porque se nos vemos ou falamos é como senão tivéssemos deixado de estar juntas. E-mails rolam também... A última vez foi no niver dela.

Por que você acha que o reencontro das ex-Paquitas no "TV Xuxa" foi cancelado no ano passado?
Mistérios a serem desvendados....o que disseram foi que a direção diminuiu o programa por causa de algum jogo, alguma coisa tinha que ser cortada e resolveram cortar a nossa participação. Poderiam ter remarcado, né? Mas ok... Deus tá no controle. 

Você acredita, assim como alguns fãs, que Xuxa não quer mais relembrar o seu passado?
Acho que não, essa história é dela e ninguém tira.   

Quais são seus planos atuais e futuros para sua carreira?
Estou abrindo a nova Casa de Festas da Sorvetão, que será de frente pro mar aqui no Recreio. Estamos preparando uma Casa também em BH. Estou preparando o DVD do meu Cd "Vamos Festejar", fechando um programa na RedeSuper para as kids até 12 anos. E viajo mutio pelo Brasil e fora dele também testemunhando como Jesus entrou no controle da minha vida e tudo que Ele tem feito por mim. 

Qual recado você manda para seu público que te acompanha desde os tempos de Paquita?
Acho lindo como vocês não deixam a história esfriar. Afinal de contas, hoje vocês são formadores de opinião e tem voz ativa! Acho muito legal como preservam tudo! Vocês são mutio especiais! Até hoje quando muitos encontram comigo se emocionam...é muito carinho. Muito obrigada!   

Vamos imaginar que a Xuxa esteja lendo esta entrevista. Qual o recado que gostaria de deixar para sua comadre?
Minha eterna e única cumadre, fico muito feliz de ter feito parte da sua linda história. Você faz parte das minhas orações e aqui tem uma família que te ama mto! Estou sempre por aqui, não esquece! Deus abençoe. Beijos!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Matheus Santos disse...

Sim!
Além de ser uma das mais lembradas é uma das favoritas minha e do público.
A afinidade entre Xuxa e Sorvetão era nítida nos programas, onde a Rainha sempre brincava com a paquita, sendo a ultima brincadeira no especial de 20 anos.
Amo a Sorvetão!

Anônimo disse...

foi legall a entrevista, bem explorada, a unica coisa q eu queria saber e nao foi respondido é se a sorvetao ainda mantem contato com a letícia spiller

Alberto disse...

Achei estranho dela falar q só houve aproximação de Marlene e Xuxa na epoca do Abrobrinhas em 96, quando ... ela foi no Ultimo Xou da Xuxa em 92 e fez o quadro Par ou Impar em 94, mas enfim....

blogger disse...

Na epoca da saida de Andreia Faria do xou da xuxa em 1990 foi uma coisa chata e estranha .

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...