segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Música: CarnaXuxa

Lançamento e Composição:
A música "CarnaXuxa" é a 4ª música do álbum "Tô de Bem com a Vida", lançado em 1996. Quem assina a composição é Cid Guerreiro, autor dos consagrados hits "Ilariê", "Tindolelê", entre outros. O mix de frevo, axé e outros ritmos nordestinos sugere a mistura característica do carnaval no país.

Observação:
Ela é a primeira das duas músicas temáticas contidas no disco, sendo "Quadrilha da Xuxa" a segunda, que por sua vez originou um CD temático no ano seguinte e uma turnê. "CarnaXuxa" também desmembrou uma turnê (com o mesmo nome) e duas outras músicas, mas que não foram lançadas.

Letra: 
Na letra, Xuxa faz uma viagem por alguns estados brasileiros onde o carnaval tem destaque, falando sobre como a data é comemorada e dos ritmos predominantes em cada lugar. Os estados citados são Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Bahia, Fortaleza, Rio Grande do Sul, Paraíba e Maranhão. Na transição entre uma estrofe e outra, é cantada em backing vocal a palavra "Xulariê e-ô", uma junção de "Ilariê" com Xuxa, fazendo referência ao maior hit de Xuxa que já foi muito executado no carnaval - e que anteriormente foi nome do trio elétrico do especial "Xuxa 10 anos".

Utilização:
Além de dar nome a turnê temática de 1997 e ser a principal canção, "CarnaXuxa" sempre foi utilizada em programas especiais de carnaval até o "Xuxa no Mundo da Imaginação", quando a música pela primeira vez ganhou um videoclipe que posteriormente foi bastante reprisado. Já no "TV Xuxa" a música jamais foi utilizada e caiu no esquecimento.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...