sábado, 27 de junho de 2015

Matéria sobre a 1º gravação do "Xou da Xuxa"

Pouca gente sabe, mas 1ª gravação do "Xou da Xuxa" com o cenário definitivo não foi ao ar. O programa piloto foi gravado no dia 5 de junho de 1986. Xuxa usou uma roupa com pele de oncinha e boina vermelha, famosa pelas diversas fotos divulgadas na época e que podem ser encontradas na internet até hoje.  No boletim interno de programação da Rede Globo da semana de estreia, foi utilizada uma foto dessa gravação.



Curiosamente, o grupo Trem da Alegria e o mágico chinês William Wu, atrações do 1º Xou que conhecemos, também participaram esse piloto. Já o cantor Luís Caldas foi substituído pelo grupo Dr. Silvana e Cia.


Outra curiosidade da matéria é o nome do programa. Segundo o jornalista, "Xou" na verdade quer dizer "sou" na língua do X e não "show" - o que faz sentido pela música que tocava nos primeiros anos, intitulada "Eu Xou da Xuxa". Confira a matéria na íntegra:


Jornal: O Globo
Data: 8/6/1986

AGORA É PARA VALER 

Com o bom humor e a descontração de sempre, a manequim Xuxa Meneghel gravou seu programo de estréia na Rede Globo, previsto para ir ao ar depois do Copa do Mundo. Em abril, o resultado dos gravações iniciais não havia agradado à apresentadora. Com a reformulação dos cenários - que agora levam a assinatura de Maurício de Souza - ela sentiu-se no ambiente ideal para dar vazão à sua alegria e contagiou a criançada! 



A tarde de quinta-feira, dia 5, foi de pura festa para as crianças que lotaram o Teatro Fênix. E não era para menos, porque se tratava da primeira gravação do programa da Xuxa, batizado como "Xou da Xuxa", uma brincadeira na língua do xis: xou significa sou, e não tem nada a ver com show, como se imagina a principio. As 17 horas, Marlene de Mattos, produtora-executiva, liberou a entrada das crianças no palco. Recebeu-as com um caloroso "é bom ver vocês de novo" e deixou-as à vontade para brincar no cenário. Este é um projeto com a supervisão de Maurício de Souza, o criador da turma da Mônica, realizado por Reinaldo Waisman e Sandra de Moro, com brinquedos em fibra de vidro, de cores vibrantes. O toque mágico fica por conta de um enorme sol, de três metros, por onde entram os convidados, e do disco voador cor-de-rosa, que traz a apresentadora. 



Vestidas como balizas, as auxiliares Paquita (Andréa Veiga) e Xiquita (Andréa Faria) dançavam com a meninada ao som de "Amiguinha Xuxa", música de abertura do programa, cantada pela manequim e Os Abelhudos. O palhaço Muriçoca, vestido como inseto - a técnica brincava, dizendo que ele era o aedes aegypti, transmissor da dengue - e o anão E.T., fantasiado de tartaruga, ajudavam na animação. Mas o clímax viria com a lenta descida do disco voador, soltando muita fumaça de gelo seco. A porta abriu-se e, com o sorriso sapeca de sempre, Xuxa apareceu, cantando e dançando. 



De minissaia, boina vermelha e pele de oncinha enfeitando o colete - visual preparado com cuidado pela figurinista Sandra Bandeira, que conversou muito com a apresentadora, para sentir que tipo de roupa mais se ajustava ao seu jeito descontraído e inovador de se vestir - dirigiu-se aos pequenos fãs, que agitavam grandes pompons em sua direção: - Eu estava muito a fim de voltar a brincar com vocês. Estou feliz, de verdade. E quero mandar beijinhos gostosos para todos os meus baixinhos desse Brasil! Em seguida, apresentou os diversos números do programa, que provavelmente estreará dia 30 de junho, no horário das oito da manhã ao meio-dia. 



O primeiro convidado foi Luís Caldas, cantando "Fricote"; depois, o malabarista chinês William Wu, seguido do Trem da Alegria, que, pela música "Casca do ovo", interpretada com a apresentadora, foi contemplado com um Disco de Platina, por ultrapassar a marca de 380 mil cópias vendidas. Ao todo, cada programa terá nove segmentos diferentes, entre brincadeiras, números musicais e circenses. 


Ainda sem data prevista de .gravação, "Xou da Xuxa" será enriquecido com dois personagens: o sábio Xoxum, que ensinará trabalhos manuais e a doutora Boluxa, uma médica gorda e simpática que dará conselhos de saúde. Xuxa também lançará em julho o elepê "Xou da Xuxa", que inclui uma canção inédita de Rita Lee - "Peter Pan". Pelo clima de animação que marcou as primeiras gravações, ninguém tenha dúvidas de que a manequim, cantora e apresentadora está com a corda toda.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Jullian Michel disse...

Arrasou cara! Achei um máximo essa matéria!

Paulo César disse...

Pelo q tenho visto nas entrevistas, se depender do envolvimento e carisma da Xuxa, seu novo programa tem tudo pra fazer o mesmo sucesso!

meu blogger silveira disse...

Xuxa tem talento e antes de tudo a diva de varias geracoes...m

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...