sexta-feira, 26 de abril de 2013

Matéria: Uma Comédia para Xuxa

Xuxa participou do último capítulo do remake de "Guerra dos Sexos", novela do autor Sílvio de Abreu. Mas pouca gente sabe - ou lembra - que Sílvio de Abreu no passado já tinha revelado que gostaria de escrever uma novela especialmente para Xuxa! Sua ideia foi mostrada em uma crônica que o autor escreveu para o jornal O Globo, em 1988. Confira:

Jornal: O Globo
Data: 9/10/1988

UMA COMÉDIA PARA XUXA

Na Semana da Criança, o consagrado autor Sílvio de Abreu solta a imaginação e cria uma novela para a musa dos 'baixinhos':

Xuxa encarna personagem da novela "Rainha da Sucata", do autor Sílvio de Abreu, para a revista Fantástico

Gostar da Xuxa me parece muito fácil, porque ela é autêntica, espontânea e absolutamente sincera no que faz. Acho que para todas as crianças é como se elas tivessem agora uma tia muito molecona, que está sempre disposta a entendê-las e a conduzi-Ias nas suas mais malucas fantasias, sem o medo ridículo que os adultos têm de parecerem crianças. Com a tia Xuxa pode tudo, tudo é sempre alegre e colorido. Prefiro esta mensagem de liberdade sem restrições do que a que eu aprendi em criança com a história do Pinóquio, de que se a gente vai para uma ilha onde pode tudo, onde só tem coisas gostosas, os brinquedos são divertidos e a liberdade é total, a gente acaba virando burro para o resto da vida. Na ilha da Xuxa isto não acontece, não existem restrições ou castigos. Uma mensagem de alegria e otimismo, principalmente durante tempos negros como os que estamos vivendo, sempre me pareceu uma coisa muito saudável. De uma maneira diferente, é o que sempre faço nas novelas que escrevo. Acho importante cultivar a alegria, acho imprescindível que se acredite em dias melhores.

Família ambiciosa - Considerações mais importantes à parte, fico pensando em por que não se fazer uma novela com a Xuxa? E claro que seria uma comédia e a Xuxa seria, digamos, uma garota que estivesse perto de crianças, talvez a filha do dono de um parque de diversões. Um parque maravilhoso, um Disneylândia, mas ela viveria em conflito permanente com a família, terrivelmente ambiciosa. Crianças que não pagam não entram no parque. O pai é um tirano, forte, decidido, só se preocupa com o dinheiro, quer juntar cada vez mais. Já é rico o suficiente, mas quer mais e mais sempre. Um homem que detesta crianças. Num diálogo, ele poderia dizer, a exemplo de W.C. Fields, que só gosta de crianças se elas forem muito bem cozidas. Acho que o Gianfrancesco Guarnieri, que é um ator maravilhoso, faria esse papel com muito humor.

Trio de vilões - A Xuxa teria duas irmãs que compactuariam em tudo com o pai, formando assim um trio de vilões implacáveis. Elas também detestam crianças, mas adoram o dinheiro que ganham no parque. Uma é dona de uma fábrica de sucos e refrigerantes e a outra, de uma fábrica de pipocas e sanduíches que são vendidos aos montes no parque do pai. Ambas são fúteis, ricas e absolutamente deslumbrantes nas suas peles e jóias. E claro que eu faria, de muito bom grado, estes papéis para duas das minhas atrizes preferidas: Regina Casé e Cristina Pereira. Uma, evidentemente, quer tomar a fábrica da outra e ser a única dona de todos os comestíveis e bebidas do parque. Só concordam na trama macabra de transformar o Xeik, gatinho de estimação da Xuxa, num suculento hamburguer, mas isto já é uma outra trama...

Uma tia trapalhona - Ninguém entende como é que de uma família assim saiu uma garota tão linda e maravilhosa como a Xuxa, mas isto se explica depois. Tem um segredo aí que só quem sabe é uma tia da Xuxa, que vive com a família na enorme mansão, mas não diz nada por puro pavor. Essa tia é engraçada, porque é muito trapalhona, mas tem um co ração de ouro, apesar de ser muito medrosa. E um papel ótimo para a Marilu Bueno. Ela costuma ajudar a Xuxa a roubar sanduíches e refrigerantes das irmãs megeras para dar às crianças que não têm dinheiro para comprar. E claro que isto resulta em muita briga e confusão. Costumam também fazer rombos nas cercas eletrificadas que circundam o parque para que as crianças pobres possam entrar e se divertir. Ao lado do maravilhoso parque de diversões, funciona um orfanato de crianças absolutamente pobres e abandonadas. Este orfanato é administrado com muita dificuldade pela minha musa, Fernanda Montenegro, numa participação especialíssima e muito carinhosa. E claro que o Guarnieri e as duas filhas querem o terreno do orfanato para ampliar o parque e aumentar os seus lucros, e é claro que já tomaram todas as providências para que isto aconteça. Fernanda está prestes a perder tudo e ir para debaixo da ponte com todas aquelas crianças, como em "Cambalacho". Então, ela procura Xuxa para que esta interceda junto ao pai e as duas ficam muito amigas. Mas será que elas conseguirão ser mais fortes do que o trio de vilões?

Coração de ouro - Esqueci de dizer que a Xuxa é apaixonada pelo Edson Celulari, que toma conta do carrossel - é claro que eu tirei isto de um filme. Ele é meio malandro, sempre metido em encrencas, mas tem um coração de ouro. Usa um lenço no pescoço, como o Gordon McRae no filme, e adora jogos de azar. Xuxa é contra isto, mas gosta dele, o que se vai fazer? Lógico que as duas irmãs também estão de olho nele, apesar de viverem rodeadas de homens como o Mário Gomes, o Maurício Mattar, o Tarcísio Filho, o Cássio Gabus Mendes - cada um com um excelente papel na história. Mas voltando à Fernanda e ao Guarnieri, apesar de viverem brigando na justiça, eles nunca haviam se encontrado pessoalmente. Um dia isto acontece e aí... Meu Deus! Eles já se conheciam no passado. Foram apaixonados e existe um terrível segredo atrás disto tudo. Fernanda foi obrigada pelo pérfido Guarnieri, agora sob nova identidade, a abandonar uma filha que os dois tiveram e sumir da vida dele - um pouco como a Lana Turner teve de fazer em "Madame X", mas isto a gente explica depois.

Filha desconhecida - Agora a Fernanda quer saber quem é a sua filha. Será a Crístina Pereira? A Regina Casé? Ou a Xuxa? E claro que todo mundo vai desconfiar que é a Xuxa, mas é aí que a história dá uma guinada, porque, na verdade, tudo o que o Guarnieri tem pertencia a um banco que ele assaltou na Suíça muitos anos atrás - um pouco parecido com a história do Ronald Biggs, que vive impune até hoje aqui no Brasil. Fernanda pode entregá-lo à polícia, mas será que a Xuxa vai deixar? Afinal de contas, ele é o pai dela! E pai é pai, para mocinha de novela, então, nem se fala. Mas se a Xuxa tem estas preocupações com o pai, suas irmãs se aproveitam da situação para dar um golpe, tomar conta do parque de diversões sozinhas e acabar de vez com aquele pavoroso orfanato. Numa trama diabólica das duas, o Guarnieri acaba trancafiado no xadrez, enquanto a Xuxa fica perdida, porque as duas megeras conseguem também expulsá-la do parque. E agora? Para onde vai esta confusão toda?

Mensagem de alegria - Já sei! O Edson ajuda a Xuxa, porque ele é o mocinho, e engana as duas irmãs bandidas. Acho que ele engana as duas inventando um irmão gêmeo. As duas se enrolam, sem saber que estão às voltas com o mesmo homem, e então... Bem, também não é assim que se faz uma novela, eu só estava deixando a imaginação voar um pouco. Depois a história toda tem que ser mais pensada, recheada de incidentes, de tramas, de piadas... Mas uma coisa desde já poderia ficar acertada: no final, uma mensagem de otimismo, de esperança e de alegria, porque, sem estes três ingredientes, não vale a pena fazer nada na vida. E eu posso garantir que a Xuxa pensa do mesmo jeito.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que demais !Agora fiquei com vontade de ver essa novela, bem que poderiam fazer mesmo que não seja uma novela mais uma mini série de cinco capitulos no mês da criança ia ser muto Show

TATY LOWE disse...

Nossa, adorei a ideia dessa história e bem que poderia fazer mesmo, e PODE ME CHAMAR PARA A TRAMA, viu? hehe Também escrevo, tenho 2 livros publicados e vários ainda para arrumar/editar, e esse enredo me inspirou, até porque se trata de um dos temas de que gosto muito: parque de diversões. Tomara que a ideia saia mesmo do papel e torne-se realidade, boa sorte!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...