quarta-feira, 26 de junho de 2013

Resenha: Coleção Xou da Xuxa

A coleção que pegou os fãs de surpresa no começo do ano ao ser revelada despretenciosamente por Xuxa em sua página do Facebook foi lançada no dia 12 de junho trazendo poucas novidades. Antes do lançamento, as músicas do CD de inéditas vazaram na internet acabando com o mistério em torno das canções engavetadas. Porém, a releitura das capas dos LPs surpreendeu os fãs mais pessimistas que esperavam os CDs no formato digipack. Confira abaixo uma resenha detalhada do box "Coleção Xou da Xuxa":

Caixa da coleção:


A caixinha que guarda todos os "disquinhos" tem como capa a famosa foto de releitura do 1º disco "Xou da Xuxa", fotografada em 2011, que imita muito bem a capa original. Na contra-capa, algumas surpresas: nela estão a maioria das fotos escolhidas dos fãs que enviaram fazendo a famosa pose da Xuxa; o logotipo da festa em comemoração de 50 anos da apresentadora, realizado no mês de maio em São Paulo pela Wella, aparece no canto inferior esquerdo, deixando claro que o box é em comemoração ao seu aniversário.



Mini-Lps


Os 7 discos "Xou da Xuxa" lançados originalmente em LP como formato principal tiveram as capas e contra-capas resgatadas. Para imitar os discos de vinil, as capas originais foram digitalizadas e impressas em papelão, perdendo um pouco a qualidade. Ao contrário dos relançamentos em CD anteriores, todas as contra-capas originais dos LPs foram mantidas, mas ganharam alguns ajustes: as músicas antes classificadas em "Lado A" e "Lado B" deixaram de ter essa separação na impressão. Na contra-capa do 4º Xou da Xuxa, o selo comemorativo dos 20 anos da gravadora Som Livre, que fazia parte do LP original de 1989, também foi retirado.
Em todas elas o logotipo do Xuxa Produções foi incluído. Já as bolachas de todos os CDs possuem a mesma arte do relançamento de 2006, exceto o Xou da Xuxa 3, que ganhou um novo desenho. Já a estampa do CD de inéditas traz uma ideia criativa: a personagem Xuxinha fazendo a famosa pose.




Capa do "Seleção Fãs"


O CD inédito intitulado "Seleção Fãs" possui como capa uma foto de Xuxa fotografada em 2009 para o seu site oficial. Por conta disso, os fãs se perguntam o que foi feito com as fotos que Xuxa anunciou que iria fazer para a capa do Box. A contra-capa traz o restante das fotos os fãs que participaram da promoção.

Encarte


O único encarte da coleção vem separado, dentro do box, com uma simples mas bonita arte que reúne as fotos de todas as capas do "Xou da Xuxa". A última página e a contra-capa trazem mais fotos dos fãs fazendo a pose do 1º Xou, algumas repetidas. Dentro do encarte, a ficha técnica de todos os CDs, idênticas aos relançamentos anteriores, além da ficha técnica do CD de inéditas e o nome de todos os fãs que tiveram suas fotos escolhidas. Os CDs não possuem nenhum encarte.

As músicas dos relançamentos

Para a decepção dos fãs que esperavam as versões integrais das músicas antigas, mais do mesmo. Nenhuma música foi remasterizada ou ganhou mais tempo. A qualidade questionável dos álbuns "4º Xou da Xuxa" e "Xou da Xuxa Seis" foi mantida. O corte final das músicas, que nos relançamentos em CD do "Xegundo Xou da Xuxa" são antes da versão em LP e K7 (o que fez as músicas perderem os segundos finais), são os mesmos. A inclusão de músicas do extinto "Karaokê da Xuxa" nos relançamentos do 1º e 2º Xou também foi mantida.

Observações sobre as músicas inéditas

As músicas que já haviam vazado na internet em versão de estúdio estão na mesma versão que os fãs conheceram pela TV, exceto "Para Não", que teve um corte na parte quando Xuxa faz um medley dos funks que tocavam na época em que foi gravada - provavelmente porque precisaria da liberação de todas as músicas que faziam parte do pout-pourri. Já a música "Sábado" possui um grave problema de áudio. Apesar do som alto e limpo, que maquia bastante a qualidade de som, a gravação está em Mono - o que soa muito mal para uma gravadora como a Som Livre e para os fãs mais assíduos por música. Por ser a única música que na época provavelmente foi gravada em formato analógico, pode ter ocorrido algum problema na digitalização. Para saber mais sobre todas as músicas lançadas nesse CD, clique aqui

Considerações

O box "Xou da Xuxa" traz como principal novidade as músicas inéditas lançadas no CD "Seleção Fãs" - apesar de não ter agradado 9 entre 10 fãs que comentaram a seleção nas redes sociais. Para os fãs colecionadores, é indispensável ter os CDs em formato de mini-Lps, apesar das fotos das capas terem perdido a qualidade. Porém, para aqueles que tinham esperança que as versões integrais das músicas que tiveram corte na época do lançamento, por conta do tamanho limitado dos LPs, e que também esperavam uma melhora na qualidade de áudio, o box foi decepcionante.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Alexandre Araujo disse...

Muito bem elaborado essa matéria, com certeza não foi um bom investimento da XP, algumas coisas poderiam ser adicionadas e alteradas (muitas, aliás). Mas ok, é Xuxa. rs

Diego Hatake disse...

Fiquei decepcionado. Eu ainda sonho - em vão, talvez - em ver os CDs da Xuxa relançados COM ENCARTE. E aqueles lançados em LP teriam um encarte retrabalhado, que tentasse emular os originais... Não queria que só lançassem a capa em papelão, embora elas sejam bastante nostálgicas.
E o fato de ter um áudio em mono piora ainda mais a situação. Acho que não vou adquirir essa coleção... =/ Uma pena.

Matheus Santos disse...

A Xuxa Produções foi lançar esse Box justo agora que terminei minha coleção "Xou da Xuxa" no formato CD, se soubesse tinha esperado mais um pouco.
O ponto alto desta coleção foi justamente trazer as contracapas originais do LP, já que as do álbum "Xou da Xuxa" e "4° Xou da Xuxa" decepcionaram por ter alterações, deixando a desejar nos encartes e posters que vinham junto aos discos lançados e ausentes ainda na versão em Box.
Os pontos baixos foram o CD de inéditas que poderiam trazer outras músicas que os fãs gostariam de escutar em alta qualidade, como músicas da época do Xou, deixando canções como "Sábado" para uma futura ocasião, no caso para um lançamento de uma coleção com os álbuns lançados na era "Xuxa Park" e "Planeta Xuxa".


Anônimo disse...

Tenho o LP Xou da Xuxa (1986) com poster, em muito bom estado e a trilha sonora do filme "sonho de verão", gostaria de saber se há interesse, caso contrário colocarei a venda no mercado livre.
Adorei o blog, fiquei horas viajando no tempo, parabéns!
Meu e-mail é carolinesantostata@gmail.com

Jullian Michel disse...

Excelente análise. Realmente eu esperava mais da coleção. E o lance do encarte dito anteriormente é fato mesmo, deveriam ter relançado os encartes. O que custa para a XP ouvir os fãs? Não é para nós que produzem? Quando vamos ter um material do Xou realmente surpreendente!?!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...