terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Xuxa não era líder absoluta no Ibope desde 1997

Apesar do já anunciado fim do "TV Xuxa", que muita gente acredita ser devido a baixa audiência, Xuxa fechou o ano de 2013 com liderança absoluta, o que não acontecia desde 1997. Sim, desde os tempos do Xuxa Park e Planeta Xuxa, não teve um ano de 1998 a 2012 que a loira não tenha perdido a liderança ao menos uma vez.



Muita gente acredita que o consagrado "Planeta Xuxa" foi líder invicto enquanto esteve no ar, mas a história foi bem diferente.
Em 1998, por exemplo, houve uma derrota do "Planeta Xuxa" no dia da estreia do programa "Fantasia" sob o comando de Carla Perez. Em 1999, a situação se tornou mais crítica para o dominical: a volta do "Qual é a Música" de Silvio Santos teve grande repercussão e ganhou várias vezes do programa da loira. 



No ano 2000, além de algumas perdas para o SBT, o "Planeta" viu sua liderança ameaçada pela Record, que exibiu o filme "Anaconda". Em 2001 foi a vez de Xuxa brigar na audiência com Gugu Liberato - apesar de Eliana continuar insistindo que é a primeira mulher a concorrer nos domingos. E nessa época, o "Planeta" acabou perdendo para o "Domingo Legal" algumas vezes. O mesmo aconteceu com o último ano do "Planeta Xuxa", em 2002, quando competia com Celso Portioli.


De 2003 a 2004, o "Xuxa no Mundo da Imaginação" teve consecutivas perdas no Ibope para o "Bom dia & CIA" do SBT. Com a estreia do "TV Xuxa" infantil, que abocanhou todos os desenhos da programação matutina da Globo, a audiência se estabilizou, mas ainda assim perdeu algumas vezes de 2005 a 2007. De 2008 a 2012, agora com o programa de auditório voltado pra família, houve pelo menos 1 derrota em cada uma das temporadas, sendo que a fase mais crítica foi enquanto o "TV Xuxa" era exibido durante as manhãs de sábado, de 2008 a 2010.


Assim, 2013 foi o primeiro ano depois de 16 que Xuxa respirou totalmente aliviada no Ibope - apesar de isso de longe preocupar a loira. O programa sofreu mudanças no 2º semestre que desapontaram a maior parte dos fãs, que haviam elegido a temporada anterior como a melhor de todos os anos do "TV Xuxa". Ironicamente, foi a fase mais estável para o programa em termos de audiência, que diminuiu sua diferença com os programas "Caldeirão do Huck" e "Estrelas". Mas mesmo assim, vai continuar aparecendo notas dizendo que o "TV Xuxa" vai sair da grade por conta de baixa audiência... 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...