segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Resenha: DVD Xuxa no Mundo da Imaginação - Era Uma Vez Volume 2


Chegou às lojas no dia 03 de dezembro o DVD Xuxa no Mundo da Imaginação - Era Uma Vez Volume 2, custando valor médio de R$22,00. Após vendagem aproximada de 95 mil cópias do volume 1 (se somados os números de todas as tiragens, desde o lançamento nas bancas de jornal em 2006), o 2º sai com uma tiragem expressiva: 25 mil cópias (AA0025000), o que já representa certificação DVD de ouro. Apesar de algumas pessoas considerarem o programa um fracasso por conta da audiência abaixo das expectativas, as historinhas produzidas na época tem força: algumas delas foram postadas em canais não oficiais do Youtube e somam mais de 1 milhão de visualizações, enquanto o DVD do volume 1, que foi postado na íntegra, ultrapassa 2 milhões de views.



Criticado por alguns fãs por manterem praticamente a mesma capa do anterior, com modificação apenas nas cores, é possível que alguns consumidores mais desatentos realmente não percebam que se trata de outro volume na hora de vê-lo nas prateleiras.

Comparativo das capas das duas edições

Ao contrário do 1º, que se tratava de um projeto bem trabalhado e engavetado ainda enquanto o programa era exibido, nota-se que esse foi feito às pressas, sem apresentar nenhuma cabeça de apresentação. Há alguns nomes com erros de grafia nos créditos finais e na parte interna (Andressa Cruz e Marcelo Rorreão são apenas alguns dos exemplos). Para cada uma das 10 histórias, é exibida a 1ª vinheta do quadro Era Uma Vez (diferente do volume anterior, em que utilizaram a 2ª). Aqui, vemos mais um problema: algumas histórias tiveram seus instantes finais cortados e com uma transição muito brusca, provavelmente para não vazar a vinheta com o escrito FIM, talvez para não confundir as crianças de que o DVD teria terminado. Porém, o truque de edição tornou alguns dos desfechos um pouco confusos, pois a parte final da narração de Xuxa foi prejudicada. 

Vinheta original usada no final de cada história, que foi cortada no DVD, levando junto
alguns desfechos da narração

Os menus possuem como tema de fundo a música de abertura e a do quadro, editadas para a TV. Aqui, vemos um problema de autoração (pelo menos na cópia que tivemos acesso): no menu inicial, ao clicar em Era Uma Vez, vai para a tela de seleção de cenas. 



Logo abaixo, ao clicar em Assistir Tudo, ele volta para o menu inicial. Ao clicar em Menu, ele executa todas as histórias. 


Após o fim das histórias, são exibidos os créditos finais sem qualquer sonorização. Nota-se que não foi feito um trabalho de pesquisa em cima das trilhas utilizadas no programa. A seleção de histórias abrange o 1º ano do programa, com histórias exibidas entre 2002 e o final de 2003, sem chegar às que foram produzidas em 2004. Apesar de nem todas as histórias possuírem originalmente a mesma vinheta, ainda assim a original foi mantida. Vamos às histórias:


1 - Peter Pan: Trata-se da história mais longa do DVD, com 33 minutos, pois na época ela foi dividida em 5 partes e exibidas ao longo da semana entre 13 e 18 de outubro de 2003. A narrativa conta com a participação ilustre de Chico Anysio como Capitão Gancho, além de Lana Rodes, Tadeu Melo e Betty Gofman, enquanto Xuxa ficou com o papel principal. A música Peter Pan do álbum Xou da Xuxa serve como tema em alguns momentos, enquanto Brincar de Índio também é executada.


2 - Sansão e Dalila: A história bíblica tem a ótima interpretação de Xuxa como Dalila e do ator Luigi Palhares como Sansão. Ela foi exibida originalmente no dia 31/12/2003, na época dando início a uma série de histórias bíblicas.


3 - Dona Baratinha: A produção foi exibida no 2º Xuxa no Mundo da Imaginação no dia 29/10/2002 e foi reprisada à exaustão, trazendo como participação especial Luciano Huck, como Don Ratón. Xuxa novamente faz o papel principal com um carregado e divertido sotaque paulista.


4 - Lendas da Noite: Coincidentemente, logo após a história com participação de Luciano Huck, o conto seguinte tem a participação do então casal Angélica e Maurício Mattar, interpretando indiozinha e Tacunam, respectivamente. Nessa história, exibida originalmente no início de 2003, Xuxa não participa.


5 - Arca de Noé: Em mais uma história bíblica exibida em 2003, Xuxa faz uma divertida releitura da Velha Surda interpretando a esposa de Noé, enquanto o personagem título é interpretado por Eri Johnson. Ao final é exibido um clipe da música Os Bichos de Deus, gravada no ano 2000 para o álbum A Arca dos Bichos.


6 - A Bela Aborrecida: A releitura de A Bela Adormecida foi uma das primeiras histórias exibidas no programa, ainda em 2002, e também foi muito reprisada. A princesinha mal humorada é interpretada por Maria Mariana, enquanto Xuxa faz o papel da rainha. A bruxa malvada é interpretada pela saudosa Mara Manzan. A música Batatinha Bem Quentinha do XSPB 1 é cantada pelos personagens no desfecho.


7 - A Triste História do Lobo Mau: Aqui Eri Johnson aparece novamente, agora interpretando um Lobo Mau em crise. Trata-se da história mais curta do DVD e não tem a participação de Xuxa.


8 - Vitória Régia: Exibida em junho de 2003, a lenda folclórica tem a participação da atriz Maria Maya no papel de Cunhatã e Xuxa como a lua Jaci.


9 - Princesa Preguiçosa: A história oriental traz Xuxa caracterizada no papel da princesa que escondia a sujeira embaixo do tapete, e o ator Dado Dolabella interpretando o príncipe. A saudosa Mara Manzan participa novamente.


10 - O Sargento Verde: Aqui Xuxa interpreta a pobre princesa Lucinda que se disfarça de soldado. No final, ela se junta com o príncipe, interpretado pelo seu ex-Paquito Marcelo Faustini. Também participam as atrizes Karen Acioly e Simone Soares. A música Cavalinhos, do XSPB 3, aparece como tema instrumental.

Considerações Finais

Para os fãs do saudoso programa e para quem não conheceu e acha interessante a ideia de ver Xuxa mais feliz que nunca interpretando variados personagens infantis, o DVD não decepciona. Para quem esperava novamente pelos clipes de músicas antigas lançados no 1º volume, terá que se contentar com algumas músicas tocando nas histórias. O DVD também é recomendado para o público infantil que não teve a oportunidade de assistir ao programa na época e que teve seu melhor quadro compilado com uma boa e diversificada seleção de histórias. Só esperamos que uma possível nova edição tenha um melhor acabamento, sobretudo na edição, com uma pausa menor entre as histórias e cortes menos bruscos, a fim de um melhor entendimento dos mais pequenos. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...