sábado, 24 de janeiro de 2015

Imitações da Xuxa: Xou da Xiomy

Uma das partes mais curiosas e engraçadas da carreira da Xuxa está além da sua própria trajetória. As imitações que o "Xou da Xuxa" teve mundo a fora na época do seu auge são um capítulo a parte e cada uma delas merece seu devido destaque. Muito além do "El Clan de Patsy" - a imitação mais famosa da loira que aconteceu na Argentina -  vários países da América Latina tiveram suas próprias "Xuxas", cada uma imitando a sua maneira. Dando início à análise, vamos destacar uma das imitações menos conhecidas, mas bem fiel ao programa. Assistindo aos 3 primeiros minutos da atração, no vídeo abaixo, já da pra se ter uma ideia do que se tratava:




Exibido em 1991 na Colômbia, o programa que no título fazia alusão ao hit "Tindolelê", era apresentado por uma jovem loirinha apelidada de Xiomy. Seu nome verdadeiro, conforme os créditos da abertura, era Xiomara Xibille (alguém aí se lembrou de Morgana Sayonara?). O cenário tinha algumas referências claras ao "Xou": crianças com pompons, sol, arco-íris, nave espacial, dinossauros, o desenho de um cavalo alado e uma lua.


Tudo parecia lúdico e divertido se não fosse uma curiosa cena em que dois senhores aparecem conversando no cenário e a câmera inesperadamente focaliza um deles jogando lixo no chão.


O programa começa com a garota saindo da nave ao som de uma releitura de "Amiguinha Xuxa", renomeada para "Amiga Xiomy", que praticamente não teve alteração na letra. Destaque para a doçura peculiar da apresentadora ao entrar no cenário (dá até pra perdoar a sua desafinação).


Para deixar o clima ainda mais doce, uma espécie de "Samuca" aparece vagando pelo cenário distribuindo algodão doce para todos los niños.


E o público é surpreendido com mais uma cena ecologicamente incorreta: a edição destaca uma garota jogando o saquinho que envolve o algodão do doce no chão. A câmera da justiça novamente entra em ação e focaliza a sujeira que a menina fez. Só faltou aparecer a legenda: "niños, no hagan esto en casa".


A reprovação só veio com a imitação do Dengue (ou seria do Praga?), que não pareceu feliz com a cena...


Até o beijinho típico que Xuxa fazia durante a música é imitado por Xiomy, mas sem deixar de adicionar uma pitada de sensualidade ternura:


E assim seguia o programa... O Xou da Xiomara Xibilli parece não ter durado muito tempo na Colômbia, mas conforme a página da artista na Wikipédia, ela não parou por aí. Até hoje Xiomy faz participações em novelas e programas de TV, além de ter se especializado em medicina indiana, professora de Yoga e abrir um restaurante vegetariano. Então tá...


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Leandro disse...

Ela e a Yuli pareciam mais simpáticas e mais naturais do que a Patsy. Se eu não me engano, a Xiomy ainda ficou uns anos apresentando Nubeluz, um outro infantil bem famoso na América Latina :)

Anônimo disse...

Podem ter copias em todo o mundo mas a nave da xuxa era a unica q Realmente parecia uma nave e que subia e descia no cenario, só dai da pra ver a diferença hahha

Felipe Alves disse...

Muito ruim.

Anônimo disse...

Agora eu entendo porque tentaram barrar o programa original da Xuxa em alguns paises como Portugal e México. No primeiro tinha uma tal de Kika e no segundo cópias que circulavam pelas TVs latinas. Mas não adianta imitar porque o que fez o sucesso da Xuxa foi justamente a autenticidade e espontaneidade dela.

Ass: Rose.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...