terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Álbum: Xou da Xuxa Sete




Lançamento
O "Xou da Xuxa Sete" foi lançado no dia 02 de Outubro de 1992 nos formatos LP, K7 e CD, apenas 2 meses antes do fim do programa.

Estilo e Composições
O disco tem uma vibe mais alegre que o seu antecessor, mesmo com o clima de despedida de "Marquei um X" (composição da atriz Fafy Siqueira) e da música "América Geral", a faixa mais lenta e com a letra mais consistente. Cid Guerreiro, autor dos megahits baianos de Xuxa, dessa vez assina "Sorriso no Rosto" e a latina "Mamboleo", que talvez sejam as duas músicas de menor destaque e divulgação. Dido Oliveira, autor de "O Xou da Xuxa Começou", volta assinando o carro-chefe do álbum, "Nosso Canto de Paz", que foi toda arranjada pelo grupo Roupa Nova.

Músicas de Trabalho e repercussão
A música "Marquei um X" foi a primeira música oficial de trabalho e teve relativo sucesso, sendo bastante lembrada até hoje. "Nosso Canto de Paz" também foi bastante executada e cantada em apresentações externas, como no "Domingão do Faustão" e "Criança Esperança", sendo uma das mais marcantes. As faixas "Ai que Coisa Boa" e "Tribo do Amor" foram muito trabalhadas no "Xou da Xuxa", porém não chegaram a ser adotadas como músicas de trabalho.

Vendagem
A crise financeira da época refletiu nas vendas do mercado fonográfico e fez com este se tornasse o disco da série "Xou da Xuxa" com a menor vendagem, atingindo 640 mil cópias na época (o "Xou da Xuxa Seis", até então, havia sido o disco menos vendido, com cerca de 900 mil cópias).

Backing Vocal
Após inovarem no coro do "Xou da Xuxa Seis", feito pelas Meninas Cantoras de Petrópolis em quase todas as faixas, o "Xou da Xuxa Sete" traz de volta as Paquitas no backing vocal. Porém, além das assistentes de palco, dessa vez o coro contou com o reforço de Angela Mattos e a já ex-Paquita Andrea Veiga.

Encarte
O memorável encarte da versão LP trazia, além das letras das músicas, fotos do acervo pessoal de Xuxa até então inéditas, com enfoque na sua infância e em vários momentos com a família, além de uma cópia da sua certidão de nascimento. No CD, o encarte foi reduzido à foto de Dona Alda segurando Xuxa e uma foto até então inédita, que não saiu no encarte do LP.

Músicas tema
A música "Xuxa Park" foi escolhida como tema de descida da nave, substituindo "Novo Planeta". "A Vida é Uma Festa" tocava logo em seguida, servindo como tema de "bom dia". "Marquei um X", em algumas épocas, foi tema de encerramento, antes da nave partir ao som de "Doce Mel". 




Informações Gerais:

Lançamento: 02 de Outubro de 1992
Formato: LP, K7, CD
Relançamento em CD: 1995, 2000, 2006, 2013 (box)
Vendagem: aprox. 640 mil cópias
Certificação: Platina Duplo

Músicas de trabalho: "Marquei um X", "Nosso Canto de Paz"
Música esquecida: "Mamboleo"

Músicas que ganharam videoclipes: "Marquei um X " (Xou da Xuxa Dia da Criança 1992; "Xuxa no Mundo da Imaginação" 2004), "A Vida é Uma Festa" (Especial de Natal 1992, "Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Tribo do Amor" (
"Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Xuxa Park" ("Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Nosso Canto de Paz" (especial de natal de 1992, "Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Sorriso no Rosto" ("Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "A Pulga" (Especial de Natal 1992), "A Voz dos Animais" ("Xuxa no Mundo da Imaginação" 2003); "Baila, Baila" (Especial de Natal 1992), "América Geral" (Especial de Natal 1992)
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Angelus Magno disse...

Xou da Xuxa 7 é um dos meus discos favoritos da Rainha, principalmente pelas canções mais profundas como Baila baila e América geral, para um público não tão baixinho. As canções que para mim trazem o clima de despedida são Xuxa Park, ao dizer "vamos em frente que o amor leva a gente", e Nosso canto de paz, que revela o verdadeiro objetivo de Xuxa para conosco. Se por um lado às vezes bate uma tristeza ao escutá-lo, levando às lágrimas ao lembrar do fim do Xou, por outro admiro a maturidade da Rainha neste álbum, tanto no repertório quanto na capa do disco, que não é nem um pouco infantil. Pensar que daqui a dois anos o Xou 7 vai fazer 25 anos...

Eduardo Maranho disse...

Eu já li que fechou em 750 mil cópias...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...