sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

As músicas de carnaval da Xuxa

O carnaval não passa em branco na obra musical da Rainha dos Baixinhos. Assim como gravou inúmeras músicas temáticas de outras datas comemorativas como festa junina e Natal, que renderam até álbuns, Xuxa também colocou a voz em algumas canções de carnaval para programas especiais e shows. Listamos abaixo as principais produções carnavalescas da Rainha:

Anúncio da turnê "CarnaXuxa", na qual ela cantou as inéditas "Xuxuva Cai" e "Xuxuê"


1 - Doce Mel (Ritmo de Carnaval): O clássico hit foi a primeira canção da carreira da Xuxa a ganhar ritmo de carnaval. Apesar da composição não ter nada a ver com o tema, "Doce Mel" ganhou uma nova roupagem ainda na 1ª temporada do "Xou", em uma época em que ela carecia de grandes hits e ainda não havia o costume de gravar temas para programas especiais. Apesar de não ter os vocais da apresentadora, a música foi tocada e performada em vários especiais de carnaval e ano novo até o fim do Xou da Xuxa (a última vez foi no especial de ano novo de 1992).




2 - Carnaval dos Baixinhos: O álbum lançado no final de 1988 seguiu o mesmo estilo da regravação de "Doce Mel" e trouxe um medlay com outras músicas de Xuxa regravadas por um coro infantil em ritmo de carnaval, além de faixas de outras artistas que faziam sucesso na época. O álbum tocou a exaustão na época do "Xou" e até mesmo no "Xuxa Park". Em 1990, músicas como "Dinda ou Dindinha" e "Tindolelê" ganharam sua versão "Carnaval dos Baixinhos", mas não chegaram a ser lançadas.



3 - Carnaxuxa: Em 1996, finalmente Xuxa lança uma música sobre o carnaval propriamente dito. O tema, que tenta traçar um perfil do carnaval dos principais estados onde é comemorado, deu nome a turnê carnavalesca que Xuxa apresentou nos anos de 1997 e 1998. Ganhou clipe no "Xuxa do Mundo da Imaginação" em 2003.



4 - Xuxuva Cai: A canção fez parte do tracklist da turnê "CarnaXuxa" e jamais foi lançada. Na letra, Xuxa faz um apelo para São Pedro fazer chover e espantar o calor durante o carnaval de rua. Pouco aproveitada nos programas da loira, "Xuxuva Cai" foi desenterrada em 2003 quando também ganhou clipe no especial de carnaval do "Xuxa no Mundo da Imaginação".



5 - Xuxuê - Outra música de carnaval que não foi lançada, sendo somente utilizada na turnê "CarnaXuxa" e que também ganhou dois clipes no "Mundo da Imaginação". A letra faz breve referência ao hit "Segura o Tchan", na época no auge. Na 1ª versão do clipe, Xuxa aparece lindamente caracterizada com as três fantasias citadas na letra: cigana, odalisca e baiana. O segundo foi gravado em um parque aquático.




6 - Pout-Porri Baiano (Ilariê/Tindolelê/Pinel Por Você): A trinca de hits de Cid Guerreiro foi compilada e regravada com forte ritmo de carnaval. As músicas, que já eram sucesso em matinês, trios elétricos e bailes carnavalescos desde que foram lançadas (sobretudo as duas primeiras), ganharam essa nova versão em 2002, quando Xuxa cantou pela primeira vez no Criança Esperança daquele ano. A música fez parte dos especiais de carnaval do "Mundo da Imaginação" e encerrava a primeira turnê do XSPB, em 2003.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...