quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Matérias sobre a contratação de Xuxa pela Globo em 1986

A contratação de Xuxa pela Record falta pouco pra ser concretizada e ainda diverge opiniões entre o público. Nunca um artista causou tanto frisson ao fazer a troca de emissora. Não é pra menos. Depois de quase 30 anos na Globo, a enrolada negociação tem tirado o sono dos fãs da Rainha, que ainda não sabem avaliar se ela realmente faz uma escolha certeira ao sair da Globo, como fez em 1986 ao sair da Manchete. Enquanto o futuro ainda é incerto, vamos voltar 29 anos no tempo e, através de três matérias da época, conferir como foram as negociações da Xuxa com a Globo. Observem que o contrato foi assinado no mês de fevereiro, exatamente 29 anos antes de ser oficialmente anunciada como contratada da Record.



Jornal: Folha de São Paulo
Data: 27/1/1986


XUXA PODE IR PARA A GLOBO

A manequim Xuxa está com um pé na Rede Globo; ela disse à Folha que sexta-feira à noite daria a palavra final ao vice-presidente de operações da emissora, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, sobre um contrato para um programa diário, semelhante ao seu "Clube da Criança", da Rede Manchete, mas com inovovações como por exempolo, reportagens infantis e até reclamações de crianças contra os pais. Além do programa, Xuxa teria duas participações por mês no Fantástico e duas no programa "Os Trapalhões".

O cachê, segundo Xuxa, apesar das várias negociações com as duas emissoras, será o mesmo, tanto na Globo quanto na Manchete. "Apesar das duas fizerem ofertas iguaizinhas, só falta botar tudo no papel para que eu assine com uma delas", disse. O contrato com a Manchete vence sexta-feira, mas ainda hoje ela deve decidir tudo, pois viaja amanhã para Nova York a trabalho e, em seguida, para a Espanha a passeio.

Estrela maior da Rede Manchete, Xuxa disse que não pretende ser apenas mais uma na constelação global. O maior motivo para a troca, segundo ela, é poder desenvolver suas ideias, como as reportagens, novos brinquedos e modas, impossíveis na Manchete, por ser uma emissora iniciante. O Adolpho Bloch está contratando novas pessoas, mas enquanto isso não acontece, não posso desenvolver minhas ideias.



Jornal: Jornal do Brasil
Data: 26/2/1986
Repórter: Maurício Stycer

XUXA JÁ É DA GLOBO

Depois de um longo e confuso namoro, Xuxa Meneghel vai finalmente deixar a Rede Manchete, onde apresentava o infantil Clube da Criança, e se transferir para a Rede Globo, substituindo a Turma do Balão Mágico no comando da programação matinal da emissora. Ainda sem um nome definido, o novo programa de Xuxa tem estréia marcada para o dia 9 de abril e deverá contar com parte da equipe técnica que produzia o Clube da Criança.

Com a contratação de Xuxa, a Rede Globo espera superar de vez os picos de audiência de Bozo, seu concorrente na TVS. Segundo o Ibope, Bozo e Sílvio Santos, aos domingos, são os únicos apresentadores que conseguem, eventualmente, arranhar a liderança da programação da Globo.

A saída de Xuxa da Manchete foi consumada ontem à tarde num encontro da modelo com Adolpho Bloch, embora ela tenha assinado seu contrato com a Globo na véspera. Em meio a lágrimas, segundo informam na Manchete, Xuxa explicou que pretende "ampliar seus horizontes", e nem chegou a estudar a contraproposta da Bloch.

Xuxa deve começar a gravar na Globo no dia 28 de março e seu programa está subordinado a Mário Lúcio Vaz, diretor da área de shows da emissora. Não se sabe se na Globo Xuxa terá as mesmas mordomias que tinha na Manchete, quando gravava em uma semana toda a programação do mês.



Jornal: Folha de São Paulo
Data: 28/2/1986

CONDIÇÕES DO CONTRATO QUE XUXA ENFIM ASSINOU COM A GLOBO


Após quase dois meses de indecisão, a manequim Xuxa Meneghel, 22, assinou na noite de segunda-feira contrato com a rede Globo para um programa infantil diário (ainda sem título) e quatro participações por mês - duas no "Fantástico" e outras duas em "Os Trapalhões". Na Globo, Xuxa fará um programa diferente do seu "Clube da Criança", da rede Manchete. Ela sairá às ruas para reportagens infantis e receberá, das crianças, reclamações de brinquedos e queixas de maus tratos atribuídos aos pais.

O presidente da Rede Manchete, Adolpho Bloch, anunciou à Folha, na semana passada, que Xuxa permaneceria na casa. Anteontem, à tarde, a rede Manchete telefonou à Folha solicitando cobertura jornalística para a assinatura do contrato, às 14h, mas até o fim da tarde não havia confirmação da sua permanência na emissora.

A mãe de Xuxa, Alda Meneghel, afirmou anteontem que Xuxa teria ido despedir-se de Adolfo Bloch. "Os dois choraram muito, ela tem uma ligação forte com ele, o considera um pai, mas as coisas na Manchete só se resolviam quando ela falava diretamente com ele e nem sempre isso era possível", disse Alda.

Foi nos Estados Unidos, segundo sua mãe, que Xuxa decidiu-se pela Globo. Antes de embarbar de volta ao Brasil, a manequim fez suas propostas às duas emissoras e pediu-lhes que mandassem suas respostas. "Mas só a Globo mandou e ela preferiu não renovar com a Manchete", disse Alda. Xuxa começa as gravações do novo programa na Globo dia 28 de março, um dia após seu 23º aniversário.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Bilico disse...

Eu não tinha nascido quando Xuxa era da Manchete.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...