segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Xou da Xuxa 7: o único CD da Xuxa lançado com luva (slipcase)

Por: Leandro Franco

Em 1992, a Som Livre lançou, até então, a edição mais caprichada de Xuxa no formato CD.


O álbum Xou da Xuxa Sete ganhou um diferencial e tanto para aquela época: era a primeira vez que Xuxa tinha um lançamento "enluvado" em CD. Primeira e única, por sinal.


As luvas (ou slipcases) eram algo raro no início da década de 1990 , visto que nem o CD ainda estava tão popularizado. A própria Xuxa em seu "Xou" mostrava somente o LP na hora de divulgar o trabalho. O LP ainda era o ponto alto para venda, mesmo o CD tendo a qualidade de áudio superior e, no caso do Xou Sete, seu encarte foi generoso em fotos.




A luva é confeccionada em papelão comum e recria a capa e contracapa do LP. Sem dúvida, um atrativo, pois o CD sem a luva não trazia a contracapa, somente as faixas, costume da Som Livre nas sua primeiras produções em CD.


O layout da mídia é o padrão de todos os lançamentos da Som Livre na época: nome do disco, faixas e alguns créditos, nada mais.


O encarte é uma versão reduzida do LP. Somente há a foto de Xuxa e Dona Alda e uma outra foto que não saiu no encarte do LP. As letras estão lá, o que deixaria de acontecer em reedições posteriores, como a de 2006.


Sobre essa edição de 2006, uma outra curiosidade merece atenção. Embora tenham incluído a contracapa, alteraram a cor do encarte interno que passou a ser rosa. A mídia também foi alterada e ganhou um layout que lembra a capa do "Xuxa - 10 anos". 


E essa também é a mesma apresentação do Box Xou da Xuxa, porém com a inclusão do logotipo da Xuxa Produções.


O Xou da Xuxa Sete ganhou, além dos comerciais na TV, a propaganda impressa em várias revistas da Editora Globo. Exemplo de uma época em que a música não era consumida por si só, havia todo um cuidado com aquilo que a envolvia.


Xou da Xuxa Sete marcou o encerramento da era Xou da Xuxa musicalmente. Marcou com um X...



Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Jullian Michel disse...

Que linda reportagem do XX7, parabéns :D

Elcio Padilha disse...

Muito interessante não sabia disso... Seria muito bom se as gravadoras relançarem os antigos lps de nossos artistas em cds

Guto Prado disse...

Eu tenho esse CD com a luva, uma raridade... Muito bem feito mesmo.

Tata-melo- love disse...

Nossa queria muito esse CD ta um sonho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...