domingo, 1 de março de 2015

O fim do Planeta Xuxa no Viva

O canal Viva decidiu interromper a exibição do "Planeta Xuxa" um dia após a Rede Record anunciar oficialmente a coletiva de imprensa com a apresentadora. O release do programa de nº 24, que tinha como destaque a entrevista com o apresentador Faustão no Intimidades, chegou a ser publicado no site do canal na quinta-feira, mesmo dia do anúncio da Record. O Viva soltou um comunicado em sua página oficial no dia seguinte, notificando o cancelamento das exibições, enquanto o release do "Planeta" 24 foi removido.

Anúncio oficial feito no site do Viva
Foram 6 meses de reprises, totalizando 25 episódios reexibidos. O Viva seguiu a sequência original de programas, deixando de exibir apenas o "Planeta Xuxa" de nº 3, o qual tinha a polêmica entrevista com o jogador Renato Gaúcho. Apenas nas comemorações de Dia da Criança, Natal, Ano Novo e Carnaval, a ordem de programas foi alterada para exibição das edições especiais do programa. Apesar do canal a cabo ter uma política de reprisar qualquer atração sem edição, alguns cortes foram sentidos: os merchandisings do Papa Tudo e a participação da cantora Simone no especial de Natal não puderam ser conferidos pelo público na reprise. Porém, alguns temas hoje considerados tabus na carreira da Xuxa, como as menções à Marlene Mattos e Ângela Mattos, foram exibidos normalmente.


O "Planeta Xuxa" foi o 1º programa da carreira da apresentadora a ser reprisado. Com o sucesso de audiência e repercussão que a atração fez desde a reestreia, era esperado que outras atrações emblemáticas, como o "Xou da Xuxa", também fossem reprisadas. Alguns boatos dão conta que o Canal Viva, em parceria com a Xuxa Produções, investiu pesado na divulgação do "Planeta" em sua estreia. A ideia seria impressionar a alta cúpula da Globo com o sucesso da atração, para assim Xuxa conquistar novamente um espaço na programação. 


A ideia inicial era estrear o "Planeta Xuxa" em maio de 2014, com as comemorações do 4º ano do canal, mas foi o programa foi adiado por conta de alguns empecilhos na liberação de alguns episódios. Segundo especulações, foi preciso negociar com as gravadores das atrações musicais e com as marcas dos produtos anunciados, já que por ventura alguma marca poderia não querer ter seu produto vinculado à imagem de Xuxa novamente.  A estreia foi adiada algumas vezes até finalmente ser anunciada para o dia 7 de setembro. De acordo com o site da ANCINE, o Canal Viva tinha 50 episódios do "Planeta Xuxa" liberados para exibição. Ou seja, apenas a metade foi exibida.


Desde a estreia do Canal Viva, em 2010, os fãs sempre promoveram campanhas para a exibição de reprises do programa da Xuxa, bem como a exibição de horários alternativos do "TV Xuxa" na época em que era exibido, que chegou a ser anunciada pelo Viva pouco antes do canal estrear. Os fãs, enfim, puderam conferir as reprises e se surpreender com a tamanha repercussão que o programa atingiu em sua estreia, chegando a ser um dos assuntos mais comentados mundialmente no Twitter. De lá pra cá, o "Planeta" já havia perdido a força na rede social, mas ainda liderava o ranking dos programas mais comentados da internet, segundo o site de entretenimento da Veja. 


A nota oficial do Viva deixa claro que o canal não poderá mais exibir o "Planeta Xuxa" por conta do encerramento do contrato da apresentadora com a TV Globo. Outros apresentadores, como Marília Gabriela, já tiveram um programa simultaneamente em um canal Globosat (no caso, o GNT), e outro em uma emissora aberta da concorrência (no caso, o SBT). Por conta disso, muitos acreditavam que as reprises continuariam normalmente. Mas como Xuxa representa uma forte marca e deve se tornar a principal estrela da Record - principal concorrente da Rede Globo atualmente - realmente não faria muito sentido as reprises continuarem. O acervo global de Xuxa permanecerá guardado a sete chaves, agora sem chances de novas reprises ou lançamentos em DVD. Foi bom enquanto durou...
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Preferiria ver a Xuxa no SBT ou até mesmo fora do ar como estava no que na Record...

Anônimo disse...

Ainda não consigo acreditar que a Xuxa não é mais da Globo, triste...

Anônimo disse...

Saudades...somente isso tenho a dizer

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=EjH5FCL33fA

Sobreviveremos, nem que tenhamos que viver em uma nave espacial. Agora só esperar sentado até um possível recontrato, não importo que dia, que mês ou que ano isso ocorra.

KEEP CALM AND XUXA RAINHA FOREVER!

Jullian Michel disse...

A loira vai pra Record para miar a reprise do Planeta ¬¬

Eu estava amando assistir minhas amadas PQT NG, quando a loira resolve ir pra Record e miar com a reprise. Sacanagem!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...