quarta-feira, 11 de março de 2015

Paquitas e Paquitos: da fama ao (quase) anonimato

Elas foram mais do que meras assistentes de palco e conseguiram destaque como grupo musical. Eles não chegaram a emplacar um hit, mas tiveram seu espaço e não foram esquecidos. As duas primeiras gerações de Paquitas e a formação única de Paquitos formavam o time de sucesso dos programas de Xuxa nos anos 80 e 90, o auge da apresentadora na televisão. Com a enorme do projeção do "Xou da Xuxa", as jovens beldades tinham tinham grande atenção da mídia e do público e chegaram a estrelar comerciais, estampar revistas e cativar os seu próprio público. Mas boa parte, hoje, está longe dos holofotes. 



O time de ex-assistentes de palco talvez se compare ao que hoje representam os participantes de reality shows. Apesar do preparo artístico e do trabalho árduo, incomparável ao daqueles que hoje expõem sua intimidade em um programa de curta temporada, os antigos ajudantes de Xuxa também tinham suas imagens expostas quase diariamente em uma das atrações mais populares da televisão, além do mesmo desafio de conseguir se manter na mídia, após se seu desligamento do grupo. Mas seria esse um desafio pessoal ou uma imposição?


Letícia Spiller e Grazi Massafera, por exemplo, tem algo em comum: a primeira fez parte da 2ª geração de Paquitas, enquanto a segunda participou da 5ª edição do Big Brother Brasil. Ambas se consagraram atrizes da Rede Globo e foram bem sucedidas na televisão fora do contexto de onde surgiram. Mas nem todos tiveram a mesma sorte. Uma vez no estrelato, há uma incontestável cobrança do público, da mídia e, quem sabe, de pessoas próximas, para seguir uma bem sucedida carreira artística. Tanto que ainda hoje causa certo estranhamento quando aqueles que voltaram para o anonimato reaparecem em programas de TV carregando o prefixo "ex-" como atual ocupação. 


Será que o fato de não terem se mantido na mídia nem realizado trabalhos relevantes na televisão ou no mundo da música significa que não "deram certo"? Muitos deles parecem realmente ter desistido da fama, outros talvez não tenham tido as melhores oportunidades, e há aqueles que insistiram em um talento artístico que, talvez, nunca tiveram. Mas é certo que todos que passaram pelo palco ao lado de Xuxa foram irradiados com um pouco do seu brilho e são reconhecidos até hoje, mesmo seguindo longe das câmeras e sendo bem sucedidos em outras profissões. Tanto que a nova emissora da Rainha dedicou o programa "Câmera Record" para mostrar o atual dia-a-dia de ex-Paquitas e ex-Paquitos que atualmente se encontram fora da televisão. Ana Paula Almeida, Yuri Martins e Roberta Cipriani estão entre os que serão relembrados.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Bilico disse...

Parece que havia uma pequena sobra de Xuxa na Globo, eu tava assistindo ontem naquele programa do Marcelo Adnet (Ta No Ar), fizeram uma sátira do XSPB: http://globotv.globo.com/rede-globo/ta-no-ar-a-tv-na-tv/t/zapeadas/v/conheca-os-sucessos-do-dvd-china-so-para-baixinhos/4031453/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...