segunda-feira, 4 de maio de 2015

"Te Contei? - Especial Xuxa" em detalhes

Por: Leandro Franco


Desde a semana passada, os fãs da Xuxa puderam comemorar mais um lançamento de uma revista dedicada inteiramente à Rainha. A bola da vez é a revista "Te Contei?", que dentro da série  "Grandes Ídolos" faz sua homenagem. A publicação, lançada pela On Line Editora, traz 82 páginas que abordam "TUDO SOBRE A RAINHA DOS BAIXINHOS". A capa traz uma foto publicada originalmente na Revista Malu, na edição 659, de 12/02/2015. Não é inédita, mas pelo menos é atual.



Não há grandes novidades para os fãs que acompanham a carreira da loira de perto, mas a compra da edição vale a pena pelas fotos publicadas. É uma compilação interessante e, por enquanto, é a única em caráter biográfico, que já inclui a mudança de emissora.
Infelizmente não podemos só elogiar. Alguns escorregões impediram que a publicação ficasse 100% aos olhos dos mais atentos. Vamos lá:


1. Ficha de introdução: o nome de D. Alda aparece escrito errado: ""Alda da Graça Meneghel" sendo que o correto é "Alda Flores Meneghel". O "da Graça" de Xuxa é uma homenagem à Nossa Senhora das Graças e nada tem a ver com sobrenome de família.


 2. Capítulo 1: logo no primeiro parágrafo lemos que Xuxa nasceu em 1967, ao invés de 1963.


3. Capítulo 2: novamente no primeiro parágrafo, encaramos um "Maria DAS GRAÇAS Meneghel"




4. Ainda no capítulo 2, a revista para a qual Xuxa relatou o ocorrido em Cleveland foi a Playboy em 1996 e não a Veja.


5. Capítulo 5: o nome do programa argentino de Xuxa era Show de Xuxa e não "El Show da Xuxa" e ele permaneceu no ar por TRÊS anos e não dois. O que poderia parecer um erro de digitação não é, pois em parágrafo seguinte voltam a se referir ao programa como "El Show da Xuxa"


6. Capítulo 9: o Planeta Xuxa nunca foi um quadro do Xuxa Park. Foi concebido com base no Xuxa Hits, esse sim um quadro do Xuxa Park.


7. Capítulo 11: O TV Xuxa semanal (2008) começou a ser exibido nas manhãs de sábado, passando para a faixa vespertina somente em 2011.



8. Ainda no capítulo 11 (página 40), acreditamos que o que a revista queria dizer era que "mesmo com o problema de saúde superado, a Rede Globo NÃO colocou a "Rainha dos Baixinhos" em sua grade de programação.



9. Capítulo 14: o filme "O Trapalhão na Arca de Noé" é de 1983 e não 1993, esse, provavelmente, um erro de digitação. Já "O Mistério de Robin Hood" não aparece na ordem cronológica, pois foi lançado depois de Lua de Cristal.



10. Capítulo 15: A própria revista num capítulo anterior ressalta o início da carreira fonográfica de Xuxa com o álbum "Clube da Criança" e agora, neste capítulo, diz que foi com o "Xou da Xuxa". O álbum "Xuxa 10 Anos" saiu em 1996 e não em 1997.




11. No capítulo 15, está um dos erros mais "gritantes": o projeto Xuxa Só Para Baixinhos jamais surgiu em razão do programa Xuxa no Mundo da Imaginação. O primeiro XSPB foi lançado no ano 2000, quando Xuxa ainda apresentava o Xuxa Park.



12. Capítulo 18: Lua de Cristal foi lançado em 1990 e não faz parte da "retomada" de Xuxa ao cinema nacional. O responsável por isso foi o filme "Xuxa Requebra (1999).



Muitas fotos são creditadas ao Portal X, algo indevido, já que ele não existe há um bom tempo. O melhor exemplo é uma das recentes fotos de divulgação da Cicatricure, utilizada para ilustrar o capítulo 5



Na realidade, as fotos não correspondem aos assuntos em muitas páginas, temos a contracapa do 4º Xou da Xuxa ilustrando um capítulo do Xuxa Park, por exemplo.


E temos a nossa foto do single de Ilariê "perdida" no capítulo 5, que você viu primeiro aqui.


Outra coisa que chama atenção é a necessidade de se estender tanto num assunto como o incêndio do Xuxa Park (duas páginas inteiras) e ser tão econômico ao falar da Fundação Xuxa Meneghel (um pequeno parágrafo).

Te Contei? Grandes Ídolos é mais uma bela homenagem à Xuxa e seus pequenos "deslizes" não chegam a macular a intenção de reverenciar essa pessoa tão especial que é Xuxa. Saindo pelo valor de R$19,90, achamos que vale muito a pena! ;)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...