domingo, 21 de junho de 2015

25 curiosidades sobre o filme Lua de Cristal

No dia 21 de junho de 1990, há exatos 25 anos, o filme Lua de Cristal estreava nos cinemas e se tornaria o filme de maior sucesso e bilheteria da carreira de Xuxa. Confira 25 curiosidades que preparamos sobre o filme.


1. Lua de Cristal bateu recorde de bilheteria do cinema nacional nos anos 90. Porém, os números de espectadores divulgado são divergentes: enquanto a Ancine divulga 4.178.165, a imprensa na época noticiou que o filme bateu a marca de 5 milhões.

2. O longa foi rodado entre março e abril de 1990.

3. A princípio, o filme se chamaria "Xuxa e a Turma Invencível". Quando a música tema ficou pronta, Xuxa se apaixonou pela canção e achou que tinha tudo a ver com sua história e com a do filme. Assim, o título foi trocado para "Lua de Cristal". Não é a toa que no refrão, o coro das Paquitas afirma "nós somos invencíveis, pode crer..."

4. Na sinopse original, Sérgio Mallandro seria um cantor de sucesso que ajudaria Maria da Graça a subir no palco como cantora. A ideia original acabou sendo utilizada erroneamente na sinopse da contracapa da VHS do filme - e permaneceu na edição em DVD.


5. Andressa Koetz, que interpreta Maria da Graça quando criança, já havia participado de "A Princesa Xuxa e os Trapalhões" também interpretando a personagem de Xuxa quando mais nova.




6. A música cantada pela garota no começo do filme tem a letra inspirada em uma cantiga brasileira um tanto quanto sombria, chamada A Menina e a Figueira, na qual a personagem da história é enterrada viva. Ela pode ser ouvida aqui: 



7. Aliás, a voz não é de Andressa Koetz e sim de Ana Paula Almeida, a Pituxita Bonequinha.

8. No trailer do filme aparecem algumas tomadas não utilizados na versão que conhecemos. As cenas de Xuxa chegando até o prédio, conversando com Duda e se apresentando para Tia Zuleica, são bem diferentes das vistas no filme.

Cena do filme

Mesma cena no trailer
Confira o trailer na íntegra:


9. A aclamada diretora do filme, Tizuka Yamasaki, repetiu a parceria com Xuxa nos filmes "Xuxa Requebra", "Xuxa Popstar" e "Xuxa em o Mistério de Feiurinha".

10. Em entrevista para o site Educacional, Tizuka revelou não ter gostado da sinopse inicial e que não queria que Xuxa fosse tratada como uma superstar. "Vamos falar da Maria da Graça Meneghel, aquela que ralou, que  teve de estudar, em que ninguém acreditava, que teve de enfrentar um monte de  coisa para chegar aonde chegou."

11. No dia da estreia, os espectadores que levaram 1 quilo de alimento não perecível não pagaram o ingresso do filme, por conta da campanha beneficente da LBA (Legião Brasileira de Assistência) chamada "Doe a quem dói". Foram arrecadados 450 toneladas de alimentos.

12. O Jornal Nacional fez uma matéria sobre o lançamento do filme em São Paulo, na qual Xuxa compareceu, ao lado de Sérgio Mallandro, vestindo a mesma roupa que usou no "Xou da Xuxa" de nº 1000.


13. O VHS do filme foi lançado enquanto o longa ainda estava estava em cartaz nos cinemas, em agosto de 1990. Naquela época era comum que os filmes nacionais fossem para as locadoras pouco tempo depois de estrearem nos cinemas.


14. A fita trazia uma pequena filmagem de Xuxa, no cenário do Xou, falando sobre o lançamento do filme naquele formato.



15. Em 1998, o jornal O Globo lançou a coleção "O Globo no Cinema" e a VHS do filme foi reeditada. Ela foi vendida com a edição de 28 de março de 1998 por R$3,90 + o preço do jornal. Para esse lançamento, a capa foi adaptada para uma luva de papelão, não havia a introdução de Xuxa no cenário do Xou da Xuxa e como brinde os compradores ganhavam o pôster.


16. Para o lançamento em DVD, em 2001, Xuxa gravou uma entrevista que foi apresentada como making of nos extras. Somente uma tiragem foi colocada à venda, fazendo com que um exemplar em DVD do filme se tornasse um dos itens mais caros e raros hoje em dia.



17. Ao contrário do que muitos acreditam, a trilha sonora de Lua de Cristal nunca foi comercializada em nenhum formato. A recriação da trilha que aparecem pela internet é toda feita por fãs e as artes fakes só listam as músicas lançadas nos extras do DVD.

FAKE!


FAKE!

18. Entre os extras do DVD, a opção DVD-KÊ trouxe uma seleção de faixas da trilha na versão original e na versão karaokê com acompanhamento instrumental. São elas: Lua de Cristal, Conto de Fadas, Verde Que Te Quero Verde, Mangas de Fora, O Bob Não é Bobo e Achados e Perdidos.

19. A música Achados e Perdidos, do cantor Silvinho, é listada nos créditos finais como parte da trilha sonora e inclusive foi lançada nos extras do relançamento em DVD. Porém, em nenhum momento a música toca no filme.

20. Ainda sobre a trilha, a música "Mangas de Fora" cantada pelas Paquitas tem uma versão diferente no filme. Os vocais incluem a participação de Tatiana Maranhão, que saiu do grupo antes do lançamento da música no 2º álbum do grupo, que foi regravada. Os extras do DVD trouxeram essa primeira versão na íntegra, até então inédita.

21. O filme foi lançado em alguns países da América Latina nos cinemas e em VHS sob o nome de Luna de Cristal.


22. Bianca Rinaldi entrou para o time de Paquitas em março de 1990, quando as filmagens estavam bem adiantadas. Por conta disso, ela só aparece na última cena e ganha destaque na capa, aparecendo em uma foto separada das outras Paquitas.


23. A atriz Maria Flor pisou pela primeira vez em um set nas filmagens de Lua de Cristal. Mas, não, ela não participou do filme; seu pai era responsável pelo som do longa: "Meu pai estava fazendo o som de ‘Lua de Cristal’. Claro que eu fiz ele me levar, era doida pela Xuxa. Sai de lá achando que ela era minha melhor amiga, gritando 'tchau Xuxa, até mais'".

24. O disco que desvia a atenção de Maria da Graça quando ela tenta trabalhar como caixa do Supermercado Sendas é o disco Fábio Junior Ao Vivo, lançado em 1989, pela concorrente da Som Livre, CBS. O cantor e ator estava cotado para participar do filme que estava previsto para ser rodado no ano seguinte (o qual teve a sinopse aproveitada em Xuxa Gêmeas, 15 anos depois).



25. A última reprise do filme na TV aberta foi no dia 08 de abril de 2004. Coincidentemente (ou não), nesse mesmo dia Xuxa cantou a música "Lua de Cristal" no "Xuxa no Mundo da Imaginação".
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Poderiam me responder três perguntas.
1 - existe a música original e completa da cena da briga na lanchonete e quem canta?
2 - existe a música original e completa da cena em q Xuxa anda de skate e quem canta?
3 - Onde fica o prédio em que a Xuxa mora no filme? Em qual bairro?

ysim disse...

O prédio fica no Flamengo no Rio, mas não é na Paissandú como eles dizem no filme, é na Av Rui Barbosa!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...