terça-feira, 30 de junho de 2015

29 curiosidades sobre o Xou da Xuxa

1. O programa foi batizado pelo diretor de núcleo Boni, que na época deu duas opções para a apresentadora escolher: "Show da Xuxa" ou "Xuxa Show".
2. Apesar de "Xou" estar relacionado à palavra "Show", foi divulgado na época de estreia que "Xou" na verdade significava "Sou" na língua do X. 
3. Verdade ou não, uma música intitulada "Eu Xou da Xuxa" tocava insistentemente nas primeiras temporadas do programa.


4. Ao contrário do que muitos pensam, Marlene Mattos não foi a 1ª diretora do programa. Apesar de já trabalhar na produção, ela só passou a dirigir em 1987, quando o diretor Paulo Netto se afastou por problemas de saúde.
5. O primeiro cenário projetado para o programa era assinado pela cenógrafa Leila Moreira era bem parecido com o Clube da Criança e não tinha nave.


6. Após a reprova, Xuxa encomendou um novo cenário ao famoso cartunista Maurício de Souza.
7. Vários elementos do cenário foram idealizados pela própria Xuxa, inclusive a nave espacial, que foi inspirada em um programa infantil exibido nos anos 60 que ela assistia quando criança: Capitão Aza


8. Já a cor rosa e as boquinhas foram inspiradas no carro de Penélope Charmosa.


9. O cenário da temporada 1989 foi o que mais tempo ficou no ar: 1 ano e 3 meses


10. A atração contou com 4 aberturas, todas embaladas ao som de "Doce Mel", música tema do programa.
12. Na primeira abertura, o personagem Dengue está creditado como Murissoka, enquanto Praga aparece como E.T. Esses eram os nomes artísticos dos atores antes do programa.



13. A 1ª atração musical do programa também foi a última: Trem da Alegria.
13. Aos sábados, a partir de 1988, o "Xou da Xuxa" se transformava no "Paradão dos Baixinhos" e recebia inúmeras atrações musicais. Nesse dia, o número de brincadeiras era reduzido.
14. Com isso, a ginástica que até 1988 era aos sábados, passou a ser feita às segundas-feiras.
15. A ginástica deixou de fazer parte do programa na temporada de 1992.
16. Os sorteios também deixaram de ser exibidos na última temporada.
17. De 1986 a 1990, o quadro dos sorteios era gravado em um cenário a parte e contava com os bonecos Moderninho, Frentinha (a partir de 1987), Tana (apenas em 1986) e Xuxo, que aparecia esporadicamente.


18. Tany Mary, a menina dos sinais, passou a ficar ao lado de Xuxa nos sorteios em meados de 1989.


19. A partir de 1991, os sorteios passaram a ser gravados nos intervalos dos programas. Antes, eles eram gravados de madrugada, após todas as gravações do dia. 
20. Cerca de 3 programas eram gravados por dia, às terças e quartas. No caso de viagens, feriados ou férias, Xuxa chegava a gravar três vezes por semana e até cinco programas por dia.
21. O "Xou da Xuxa" só foi apresentado ao vivo em duas ocasiões: o especial de 2 anos, em 1988, e o especial de dia da criança, de 1992.


22.  Nos quase 7 anos de exibição, o tempo de arte do programa variou entre 40 minutos e 2 horas e meia.
23. Em alguns estados, o penúltimo bloco do programa não era exibido para dar lugar aos jornais locais. Por conta disso, o famoso reencontro entre Xuxa e seu pai no último "Xou" não foi visto nesses lugares.
24. Nos 7 álbuns lançados como trilha do programa, quatro músicas fazem referência a ele: "Circo" (Xegundo Xou da Xuxa), "O Praga É Uma Praga (Xou da Xuxa 3), "Beijinhos Estalados" (Xou da Xuxa 3), "O Xou da Xuxa Começou" (Xou da Xuxa Seis).
25. Dois programas especiais tiveram um formato diferente e foram gravados sem plateia: o especial de 4 anos e no dia da criança, ambos em 1990.


26. Até a exibição do último programa, no dia 31 de dezembro de 1992, foram 2000 exibições, contando todas as reprises até então.
27. O último Xou foi reprisado no dia 1º de Janeiro de 1993.
28. A partir do dia 2 de janeiro, o "Xou da Xuxa" continuou sendo exibido. A cada bloco era reprisado um programa diferente da temporada 1992.
29. As reexibições seguiram até o dia 27 de fevereiro, quando o "Show do Mallandro" (que também já havia sido extinto) passou a ser reprisado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...