terça-feira, 30 de junho de 2015

Música: Sensación de Vivir

Por: Leandro Franco


Antes de tudo, voltemos ao ano de 1990 quando foi lançada Beverly Hills 90210. Aqui no Brasil: Barrados no Baile. A série que contava o dia-a-dia dos irmãos Brenda e Brandon num dos endereços mais famosos dos EUA se tornou um grande sucesso televisivo no mundo todo. No início de 1998 era exibida antes do Planeta Xuxa, lembram?


Na Espanha a série recebeu o nome de Sensación de Vivir e era exibida pela Tele 5  aos domingos no início da noite, só que a partir de março de 1992, uma loirinha brasileira passou a ser a dona desse espaço:

La llegada de este programa, sorprendentemente, hace que desaparezca de la programación del domingo de Tele 5 la serie de más éxito de esta cadena, Sensación de vivir.

E assim começa a relação de Xuxa com Sensación de Vivir. Vamos a partir de agora traçar um caminho sobre essa canção.

A Origem:
Sensación de Vivir nasceu quando o compositor Tierno pôs letra e adaptou o instrumental de John E. Davis, que era o tema de abertura da série Beverly Hills 90210. Num primeiro momento pode ser que você não encontre semelhanças, principalmente nos acordes iniciais, mas numa audição com maior atenção identificamos claramente os trechos que se tornariam, por exemplo, a parte:  “con la sensación de la amistad,/ que en el Xuxa Park vas a encontrar / Canta, descubre una nueva sensación de vivir.”



A Letra:
Como tantas outras canções de Xuxa, Sensación de Vivir traz sua mensagem de valorização à vida e amor à natureza e, claro, a importância da amizade, mas também serve para mostrar ao público hispânico qual era o propósito do Xuxa Park:  entreter e fazer com que descobrissem uma nova sensação de viver.



A Exclusividade:
Essa foi a primeira música que Xuxa gravou e lançou exclusivamente para o mercado internacional. Ate então os discos em espanhol de Xuxa se resumiam a versões de seus sucessos nos álbuns “Xou da Xuxa”. E os argentinos saíram ganhando com isso, pois mesmo sendo uma canção “própria” do programa espanhol, ela também aparece na edição do Xuxa 3 lançada por lá.

O Lançamento como Single Promocional
A aposta na canção era tamanha que a Tele5 em associação com a gravadora BMG, responsável pelos álbuns de Xuxa na Espanha, resolveu colocar no mercado uma fita K7 com a versão original, a instrumental e, de quebra, a versão em espanhol de Xuxa Park e também sua instrumental. Note-se que o álbum Xuxa 3 ainda não havia sido lançado.


Curiosamente a música é apresentada na capa como “La Canción de Sensación de Vivir” numa clara referência ao seriado americano que a emissora espanhola exibia. Na parte traseira da fita vemos ainda que Beverly Hills 90210 era seu nome alternativo. Mas o mais intrigante é não considerarem a fita como uma fita da Xuxa e sim como a fita do programa Xuxa Park. Reparem que a lombada da embalagem mostra “Xuxa Park”, nem mesmo o nome da canção. 


Só mesmo na fita K7 é que vemos escrito “XUXA” sem vínculo ao programa.


Na capa há referências ao estilo do programa, nas cores, nos elementos gráficos, na presença do logotipo, mas não há uma foto do programa. Preferiram usar uma foto de um ensaio qualquer de Xuxa, no caso esse aqui:


A fita, sem dúvida, é algo bem pensado, bem cuidado. Há inclusive um pequenino encarte com as letras das duas músicas e seus créditos, o que nem seria tão necessário por se tratar de um cassingle (Fita K7 exclusiva para lançamento de singles). Só isso já é suficiente para se tornar um item de colecionador, o único cassete single de Xuxa.


O Lançamento como parte do álbum Xuxa 3, B-Side e Todos Sus Exitos
Com o lançamento do Xuxa 3 (1992), Sensación de Vivir ganhou um álbum pra chamar de “seu”, pelo menos na versão em CD. No LP, tanto ela quanto Xuxa Park, foram suprimidas (até mesmo nos países latinos) . Em K7 somente numa reedição passou a aparecer na track list. Mas se houve “descaso” no LP e no K7, no CD, Sensación ganhou até um adesivo na capa chamando a atenção do consumidor para sua presença.


E ainda foi B-side do single Hoy Es Dia de Alegria, tanto na versão de 7’ quanto na versão em CD. Nada mal pra quem era só uma fita K7 meses atrás.


Na única compilação de sucessos em espanhol de Xuxa, Todos Sus Exitos (1993), Sensación marcou seu lugar. É a faixa nº 3.

As Performances
Não é muito fácil achar performances dessa canção, mas nas que temos disponíveis no Youtube notamos claramente uma semelhança com uma grande conhecida nossa. Reparem que em Sensación é utilizado o mesmo recurso de Lua de Cristal: Xuxa se abstém de cantar durante toda uma parte antes do refrão, deixando essa parte para o coro/Paquitas e depois volta com pequenos versos solo (O sonho está no ar /O amor me faz cantar  em “Lua” e “con la sensacion de la amistad,/ que en el Xuxa Park vas a encontrar em “Sensacion”)



E outra coisa interessante é o enfoque dado a uma mesma canção. Numa das performances temos uma performance mais adulta, com coreografia mais elaborada, corpo de baile e Xuxa se mostrando em toda sua elasticidade.



Numa outra já temos algo totalmente voltado para o público infantil com mais pulos e menos coreografia, algo mais frenético e uma “banda” com elementos infantis nos instrumentos e Xuxa se mostrando em todo seu fôlego.



Pra variar, houve quem torcesse o nariz por Xuxa ter colocado letra e voz numa música marcante como a de abertura de Beverly Hills 90210, mas também houve quem reconhecesse que já que ela podia tornar um refrão tão grudento, devia aproveitar e dar uma forcinha pra popularizar o hino nacional espanhol, que é um dos poucos no mundo que não tem letra.

En pleno éxito de Sensación de vivir, Xuxa osó en poner letra (y coreografía) a la mítica sintonía de la serie de Brenda, Brandon, Donna y compañía. Qué atrevida Xuxa… Cuidado con el estribillo, puede resultar peligrosamente pegadizo. Debería componer la letra del himno de España, también... (La Información – 09/08/2012 em matéria sobre o seriado Beverly Hills 90210)

Aceita, Xuxa!!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...