domingo, 12 de julho de 2015

Música: Los Amigos de Mis Amigas son Mis Amigos

Por: Leandro Franco


Nos dias de hoje dizer que os amigos das minhas amigas são meus amigos parece mais uma configuração de privacidade de perfil de Facebook do que o nome de música pop, não é verdade? Quem acompanha a carreira de Xuxa e teve sua adolescência lá pela década de 90 vai ter uma interpretação totalmente diferente, afinal era esse o nome de uma das faixas do álbum Xuxa Dance, o primeiro lançamento internacional totalmente dedicado aos já-não-tão-baixinhos-assim.



A Origem

Em 1982, bem antes de Xuxa se firmar como apresentadora por aqui, lá na Espanha nascia um grupo pop chamado Objetivo Birmania. Durou até 1987 quando as já esperadas tensões entre os participantes começaram a acontecer. Em 1989, o grupo voltou com nova formação: três garotas – Mônica (remanescente da primeira formação), Marisa e Lola – uma clara referência de se criar o equivalente espanhol do grupo inglês Bananarama. O sucesso veio e o grupo emplacou a faixa “Los Amigos de Mis Amigas son Mis Amigos”, que também deu nome ao primeiro disco dessa nova fase. 



A música foi um dos sucessos de 1989, mas não suficiente para garantir solidez ao grupo que terminou definitivamente em 1991. Mas antes de Xuxa fazer sua versão, uma outra cantora o fez no ano de 1989. María Del Sol lançou seu single “Los Amigos de Mis Amigas Son Mis Amigas” para o público mexicano ainda no embalo do sucesso de Objetivo Birmania. Rápida ela, não?





A letra e o estilo musical

Curiosamente, Los Amigos é a única música não escrita do álbum Xuxa Dance pelos autores Max di Carlo, Christian de Walden e Graciela Carballo – desconsideramos a regravação de Ilariê, pois não é inédita na voz de Xuxa - no álbum Xuxa Dance.


Los Amigos de Mis Amigas em nada pode ser equiparado às gravações anteriores de Xuxa. Não era seu estilo musical e também só se enquadra no álbum Xuxa Dance pela batida pop. Não há correlação com qualquer outra faixa do disco. Aliás, Xuxa Dance tem essa característica: só fazer dançar, não há uma harmonia de letras no que está lá gravado, temos desde a garota que vive uma paixão platônica pelo professor à mulher já conhece o amor ou a que se faz de boba para “dar uns pegas” no namorado da amiga. Sim, é mais ou menos isso que fala a letra de “Los Amigos”: a amiga da Isabel que não entende porque ela (Isabel) fica chateada se o noivo vai jantar na casa da amiga dela (sem ela, claro!).


A preocupação da Isabel não tem fundamento afinal os amigos dos amigos dela são amigos da outra também e a gente sabe que não era bem uma amizade que acontecia no sofá da música.


A divulgação

Essa faixa foi a escolhida para apresentar o disco à imprensa. Alguns dias antes do lançamento do álbum Xuxa Dance, um Press Kit foi distribuído aos críticos e publicações especializadas. Nele estavam o single da música e um VHS contendo o clipe. 


O single ganhou formato físico na Argentina e no México, sendo que no México a embalagem utilizada era em cardsleeve, enquanto na Argentina era o formato tradicional de singles, slim case.



Os clipes

Los amigos teve dois clipes gravados: um em Miami e outro nos jardins da Casa Rosa, antiga residência de Xuxa no Rio de Janeiro. Para o primeiro, uma super produção foi montada: figurantes, roteiro, vários figurinos, um ator (provavelmente o “Javier” da música) e cenários. Sem duvida o único clipe da carreira de Xuxa com cara de clipe mesmo e não “clipe de especial para TV”.


No enredo do clipe, Xuxa alterna entre as aulas numa academia de dança e as investidas de um pretendente a conquistar seu coração e, que para obter êxitos, a presenteia com bichos dos mais tradicionais aos mais exóticos.


No Brasil, o clipe foi apresentado com exclusividade no Planeta Xuxa de 12/07/1997 como um “presente” ao jogador Ronaldinho, fã declarado de Xuxa, durante o quadro Intimidades. Foi a primeira vez que Xuxa apresentou um clipe internacional no Brasil. Infelizmente a edição do programa mesclou o rosto do jogador com a exibição do clipe, pondo fim à esperança de se ter o clipe na íntegra aqui no Brasil.

Recentemente foi impossível não se lembrar do clipe ao ver o novo vídeo de Mariah Carey, Infinity. As canções em nada são semelhantes, mas as cenas definem bem aquilo de “mera coincidência”. #XuxaDidItFirst



Já o segundo clipe poderia ser classificado como “versão com sérias restrições orçamentárias”. Aqui só temos imagens de Xuxa fazendo a coreografia nos jardins da Casa Rosa acompanhada pelas Paquitas (que nem aparecem na versão de Miami). Um take só, Xuxa simples com o mesmo estilo de roupa usado no Xuxa Park de 10 anos.



Para completar (ou estragar) o clipe, imagens de pessoas latinas se divertindo numa suposta festa ao ar livre numa cobertura de um prédio qualquer. Claramente se vê que são imagens “genéricas” de gravadora e que poderiam ser reaproveitadas em qualquer música mais animadinha de qualquer cantor latino. Foi exibido na TeleMundo, rede da NBC voltada ao público hispânico nos EUA - afinal o álbum Xuxa Dance também foi comercializado por lá.

O concurso
Um terceiro vídeo existe, mas não é bem um clipe. Podemos classificá-lo como uma vídeo-aula. Se algum dia você quisesse fazer uma flash mob de Los Amigos ia precisar disso como nunca! Nele temos Xuxa e as Paquitas ensinando a coreografia da música para uma espécie de concurso da música.



Infelizmente não temos mais detalhes sobre onde tal concurso foi apresentado, já que Xuxa não tinha nenhum programa internacional nos anos de 1996/1997. O mais curioso é o fato do vídeo ser gravado no cenário do Xuxa Park.

As performances

A música foi apresentada algumas vezes no Xuxa Park, no Planeta Xuxa (no 1º inclusive) e alguns programas e shows na Argentina.


Aqui no Brasil, temos uma performance curiosa, já no ano de 1998, no primeiro Xuxa Park após a volta da licença maternidade, Xuxa se diverte e deixa evidente que não lembra parte da coreografia, assim como as Paquitas. Uh, vaya lío, hein, Xuxa?


O extinto Clube da Xuxa chegou a publicar o ensaio da coreografia para uma apresentação no Chile, no vídeo vemos a inclusão do grupo You Can Dance na performance.



Definitivamente “Los Amigos de Mis Amigas Som Mis Amigos” foi uma das músicas que mais recebeu atenção na carreira de Xuxa e colheu os frutos disso, se tornando uma das faixas mais marcantes do álbum Xuxa Dance até hoje.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...