quarta-feira, 22 de julho de 2015

Xuxa.com.br - O primeiro site da Xuxa

Não é de hoje que Xuxa é considerada a Rainha da internet. Seu primeiro site foi lançado em abril de 1996 e em 8 meses já havia conquistado 200 mil acessos - algo bem expressivo para uma época que a internet estava começando a se popularizar. No final daquele ano, Xuxa foi entrevistada pela revista Internet World, na edição publicada em dezembro de 1996, na qual contou mais detalhes sobre sua página recém lançada e revelou as novidades que estavam por vir.


E para quem tem curiosidade de saber como era o antigo site da Xuxa - e ainda ter acesso a algumas das fotos e arquivos publicados na página, que se tornaram raros hoje em dia - basta digitar o endereço www.xuxa.com.br no site Way Back Machine - Internet Archive. É possível navegar em várias das épocas que o site esteve no ar através do calendário disponibilizado pela página.

Confira abaixo a entrevista de Xuxa para a Internet World:



POR ELISA ANDRIES 

A Rainha dos Baixinhos embarca em uma nova onda: conquistar o ciberespaço. 
DEFINITIVAMENTE, XUXA ESTÁ DE BEM COM A VIDA — E COM A REDE. 

Com agenda lotada e uma rotina eletrizante de shows e gravações, a Rainha dos Baixinhos parte agora para uma nova empreitada: conquistar o ciberespaço. E já confirma sua fama de Rei Midas também na Internet, trans formando em ouro — ou melhor, em acessos — tudo o que toca. Sua home-page é uma das mais visitadas do Brasil. 

Desde que entrou no ar, no final de abril deste ano, foi acessada mais de 200 mil vezes. O resultado é uma avalanche de e-mails, que Xuxa procura responder todos os dias, instalada confortavelmente em algum cômodo de sua casa, no Rio. Em entrevista exclusiva à Internet World e para delírio da legião de fãs que seguem a apresentadora onde quer que ela passe, Xuxa avisa: logo, logo estará lançando uma sala de chat, onde conversará em tempo real com os “xuxanautas” cadastrados em sua home-page. A data para o primeiro encontro virtual ainda não foi marcada. 


Enquanto isso, seus admiradores podem acessar a Internet para saborear textos sobre a vida da apresentadora, ouvir parte das músicas de seu último álbum, “Tô de Bem com a Vida”, e capturar dezenas de fotos da estrela espalhadas no site. Pelo visto, o enorme sucesso no mundo real tem tudo para se repetir no mundo virtual.


Internet WorldQual o objetivo da apresentadora, modelo e empresária Xuxa ao se lançar na Internet? O que a levou a disponibilizar um site com informações sobre sua carreira e suas atividades? 
Xuxa — A Internet é um meio moderno de comunicação. Um meio fácil para qualquer pessoa se comunicar com milhões de fãs. Eu adoro isso! Afinal, é natural a curiosidade sobre mim, sobre minha carreira. 

IWVocê é uma pessoa pública e, além de sua página oficial na Web, existem dezenas de outras feitas por fãs. O que você acha disso? 
Xuxa — Não vejo problema nisso. Meus fãs já colocaram no ar mais de cem home-pages. Mas a única autorizada é a que está no endereço http://www.xuxa.com.br. A oficial é esta. Fico feliz com a lembrança e o carinho do público. 



IW Quantos e-mails você recebe por dia? Você responde todos pessoalmente? 
Xuxa — Recebo cerca de 200 e-mails por dia. Eu leio todos e, como a maioria é de elogios e comentários e não pede resposta, consigo responder a todos pessoalmente. 

IW - Você acessa a internet de casa? 
Xuxa — Sim. Eu costumo procurar sites de diferentes assuntos nos índices de busca Yahoo (http:// www.yahoo.com) e AltaVista (http: //www.altavisla.diqital.com). Atualmente, tenho visitado sites de moda como o First View (http:// www.firstview.com), que tem milhões de fotos dos desfiles das co leções de mais de cem estilistas de todo o mundo. 

IWVocê já experimentou o bate- papo on-line? 
Xuxa — Não. Eu tenho o meu próprio Chat Room pronto em um provedor. Mas, como minha agenda é superlotada, ainda não consegui inaugurar o canal. Pelo que sei, centenas de pessoas já se cadastraram para conversar comigo. 


IWExistem maneiras de se conversar com pessoas pela Internet sem que o interlocutor se identifique. Por ser uma pessoa muito conhecida, você acredita que este é um bom meio para se conversar anonimamente? 
Xuxa — Não pretendo conversar anonimamente. E esta é a grande inovação do meu Chat Room. As pessoas escrevem através do link de e-mail da minha página oficial e deixam seu nome completo, endereço eletrônico, telefone e endereço real. Quando o Chat Room for inaugurado, serão enviados e- mails às pessoas que se cadastraram para conversar comigo, e es tas pessoas receberão as senhas de entrada no Chat Room. 


IW — Além do site Web, onde você fala de sua vida e de seus projetos, você tem planos comer ciais para a Internet, como vender produtos que levam a sua marca? 
Xuxa — Sim. Venderemos diversos produtos através da home-page oficial, mas ainda não temos data definida. Uma das linhas de pro dutos está ligada ao projeto “Defensores da Natureza”, cujo resultado da comercialização será destinado aos projetos ecológicos do País, a exemplo do cartão de crédito “Defensores da Natureza”.


IWNo site oficial já existem páginas do projeto “Defensores da Natureza”. Qual o retorno que você está tendo disso? 
Xuxa — O projeto “Defensores da Natureza” já tem endereço próprio (http://www.defensores.com.br). O retorno começará a ser medido agora. Mas, nos quatro dias que se seguiram ao lançamento, recebemos mais de 20 mil e-mails endereçados ao “Defensores da Natureza”. Isso mostra a importância do projeto. 


Clique aqui para acessar a página sobre os Defensores da Natureza do antigo site

IWQuais são seus próximos planos para a Internet? 
Xuxa — Já foi introduzido som online no meu site. Meu último CD, “Tô de Bem com a Vida”, tem clipes musicais de 30 segundos de todas as 14 músicas lá. Este CD foi o primeiro disco brasileiro lançado simultaneamente em rádios, na TV e na Internet, com to dos os clipes de som. O uso de som será mais explorado. O próximo passo será a introdução de vídeo e mais interatividade. 


Ainda é possível acessar essa página e baixar todos os áudios clicando aqui


IW Você pretende investir na rede? 
Xuxa — Pretendo. Fui informada de que faço parte de um grupo muito pequeno de personalidades em todo o mundo com potencial para receber mais de um milhão de visitas por ano no site. 


IWO que mais te fascina na Internet? 
Xuxa — O fato de que a Internet é de todos, é barata e por isso mesmo aproximou os povos. Mais de 3 0% das visitas à minha home- page são de fora do Brasil, com grande parte vinda dos Estados Unidos, países da Europa e da América Latina. No Brasil, estou em contato permanente com pessoas de todos os estados. Uma coisa que não dava para imaginar até poucos anos atrás. 



IWO que muda, daqui para frente, com a chegada da Internet? 
Xuxa - A Internet permite que as pessoas se exponham mantendo sua privacidade. No meu caso, a rede permite visitas eletrônicas a amigos e admiradores, participação em debates e até mesmo “bater perna” com calma em um shopping virtual. Isso eu só consigo mesmo na Internet.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...