sexta-feira, 25 de setembro de 2015

"Garoto Problema" é removida de plataformas de música digital

Boa parte do acervo fonográfico de Xuxa se encontra atualmente disponível nas principais plataformas de áudio digital, como no Spotify e no iTunes. A obra ainda não se encontra completa devido a ausência de alguns álbuns da década de 90 que ainda não foram adicionados. E além disso, uma das faixas da era Xou da Xuxa foi removida dessas plataformas e não faz mais parte do tracklist de um dos discos mais importantes da carreira de Xuxa.

Tela do álbum Xou da Xuxa no Spotify

Trata-se da música Garoto Problema, lançada no 1º álbum do Xou da Xuxa, em 1986. O dueto da Rainha com Evandro Mesquita, na época líder e vocalista da banda Blitz, é uma composição de Frejat e Guto Goffi, integrantes do Barão Vermelho - outra banda de rock icônica dos anos 80, na ativa até hoje. Inicialmente, a canção era encontrada normalmente em todas as plataformas e só foi removida há algumas semanas.

Xuxa e Evandro Mesquita no Xou da Xuxa, em 1987

A Warner Chappell, detentora da parte autoral de Frejat e Guto Goffi, informou que não há nenhum impedimento por parte da gravadora dos autores. "Por nossa parte, não existe nenhuma restrição na venda do fonograma nas plataformas digitais", declarou Decio Cruz, gerente de criação da Warner ao Xuper Blog.

Frejat e Guto Goffi, compositores de Garoto Problema

Ainda de acordo com Decio, a Som Livre informou a Warner que o motivo da exclusão da faixa foi por conta de um desacordo com a Universal, gravadora de Evandro Mesquita. "Segundo um funcionário da Som Livre, não foi nada de maneira incisiva da Universal, as partes apenas não deram continuidade à solicitação. Eles ficaram de retornar o contato com a Universal para tentar um acordo e disponibilizar a faixa nas plataformas digitais".

Tela do álbum Xou da Xuxa no iTunes

Carreira fonográfica está quase completa
Recentemente, alguns discos de Xuxa que ainda não haviam sido comercializados e disponibilizados digitalmente foram finalmente adicionados nos serviços de música digital. Em junho desse ano, o álbum Arraiá da Xuxa (1997) foi incluído nessas plataformas. Em agosto, foi a vez de entrarem Sexto Sentido (1994), Boas Notícias (1997) e Só Faltava Você (1998). Esses dois últimos deixaram de fazer parte do catálogo da gravadora há muito tempo e nunca foram relançados. Até então, todos os álbuns da era Xou da Xuxa, incluindo o Xuxa de 1993, e todos os XSPBs já estavam disponíveis nas plataformas. Faltam ainda Luz no Meu Caminho (1995), Xuxa 10 Anos (1996), Tô de Bem Com a Vida (1996) e Xuxa 2000 (1999).

Alguns dos álbuns disponíveis para streaming no Spotify

Ao contrário do que muitos pensam, fica claro que nem tudo depende da boa vontade da Xuxa Produções para a liberação de álbuns antigos para relançamento físico ou mesmo de material inédito, algo sempre muito pedido pelos fãs. já que várias questões burocráticas impedem até mesmo a disponibilização digital de músicas que já foram comercializadas e são bem conhecidas pelo público.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero q disponibilizem os discos em espanhol e ingles

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...