domingo, 20 de dezembro de 2015

Xuxa no Legendários - Todo Artista Tem um Lado Xuxa

Por: Leandro Franco

Legendário, segundo o dicionário Houaiss, s.m, (...) lendário, muito conhecido, célebre. Marcos Mion nunca fez tanto jus ao nome de seu programa. Como um integrante da geração "Xou da Xuxa", o apresentador resgatou as principais marcas da época para a participação da Rainha no seu programa. Nave (ou pelo menos uma tentativa), Paquitas (do tipo que, ao invés de cantar "quem quer pão", cantariam "quem quer whey? Whey... Whey), Praga e Doce Mel (tocado a exaustão), o programa ainda trouxe ao palco calouros que fizeram apresentações inspiradas na Xuxa, afinal "Todo Artista Tem um Lado Xuxa".


Rodrigo Teaser e MC Biel foram as outras atrações do programa. O primeiro, considerado o cover oficial de Michael Jackson no Brasil, performou fazendo o olho da loira brilhar e claro, serviu como gancho para que ela relembrasse seu encontro com o rei do pop em Neverland, já o Biel se ateve a divulgar suas músicas e a erguer sua camisa, que já deve ser algo rotineiro pra ele.


O destaque ficou mesmo para Xuxa que, além de juri do concurso de calouros, protagonizou momentos memoráveis. Como não se encantar ao vê-la bancando a cheerleader e sendo erguida até o alto? Alguém lembra da abertura do especial de 3 anos do Xou da Xuxa?




Ao infinito e além
A propósito, as referências não pararam por aí, TODOS os concorrentes usaram roupas inspiradas nos figurinos de Xuxa. No grupo de cheerleaders, que escolheram Hey Mickey como música de fundo, as meninas usaram uma roupa inspirada no emblemático figurino de 1990 - o mesmo reutilizado no TV Xuxa de anos 80, em 2012.


O rapaz do passinho que fez sua dança ao som de um mix "Lua de Cristal x Funk da Comunidade" (algo bem, digamos, curioso) usou uma roupa que também vem do Xou da Xuxa (1992) e que também foi reutilizada no TV Xuxa anos 80.




E o que dizer do dançarino de hip hop e stiletto dance vestindo (quase) o mesmo figurino da capa do primeiro "Xou da Xuxa"? Só faltou ele fazer a pose no final...

#XoudaXuxa30Anos
A surpresa do concurso ficou pela moça praticante de pole dance, que com seu figurino "marinheira do Xou da Xuxa" mostrou que a sensualidade não precisa estar atrelada à prática da dança em questão. E quem diria que Estátua seria bem utilizada na performance? Xuxa e Junno - que fez uma surpresa para a amada e ganhou todos os elogios, declarações de amor e beijinhos possíveis - se empolgaram e a escolheram como a vencedora.


O encerramento se deu com um momento "Me, Myself and I". Mion pediu que Xuxa, em frente a um espelho, falasse algo sobre quem ali ela via. Não poderia ser diferente, Xuxa em toda sua verdade mostrou que é a mesma de sempre e que seus desejos não mudaram desde que ela se tornou a "legendária" modelo que virou apresentadora: saúde para Dona Alda, para Sasha e a companhia de Junno até o infinito.


O momento mais fotografado e comentado do programa - Xuxa erguida ao alto, toda imponente - resultou numa euforia dos fãs e claro, surgiram questões como "vemos no programa dos outros a Xuxa que não vemos no programa dela própria"... Mion tinha Xuxa como sua maior e melhor atração, ele queria homenageá-la e, sim, mostrar o status de realeza que a ela foi dado. Agora como podem cobrar essa postura da própria Xuxa? Ela foi erguida pelo grupo de cheerleaders, não se ergueu sozinha. 


Essa comparação serve para os programas: no programa dos outros ela pode (e achamos que deve) ser tratada com ares de realeza, mas no próprio programa ela tem que ser a mestre de cerimônias, a "liga" entre tudo que ela tem pra apresentar, não pode ser a estrela. Ali ela é uma apresentadora  e tem que agir como tal. Além do mais, se ela mesma se enaltecer,  suas características mais apaixonantes se perderiam: a simplicidade e a verdade. Cobra-se essa postura real de Xuxa sob a alegação de que uma vez posta no trono, ela deve tal lugar aos que a ergueram tão alto e lá deve permanecer. O grupo de cheerleaders a trouxe de volta ao chão e o que aconteceu depois? O melhor momento: ela se olhando, sem coroa, pés no chão, sozinha, frente a um espelho. Talvez o melhor jeito de ver a Xuxa que se quer no "Programa Xuxa Meneghel" é se lembrar que realeza vem de REAL, de VERDADEIRO. Ela não precisa da coroa para ser real.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...