quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Revista da Xuxa: Edições 7, 8 e 9

Por: Leandro Franco


Fim de semana chegando e o Xuper Blog já tem uma sugestão de leitura: as edições 7, 8 e 9 da Revista da Xuxa. Tem assunto pra todos os gostos: aventura espacial, casos de amor não correspondido, viagens ao corpo humano, floresta, contos de fadas e claro, toda a Turma da Xuxa.



Edição 07

Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 7

Julho de 1989, o mascote Pimpo faz sua estreia na capa da revistinha e falando em capa, olha a Xuxa com outro de seus figurinos tirados da “vida real”... E ele aparece também numa das historinhas. Parece que gostaram da ideia (aconteceu também na edição 6), não é mesmo? Xuxa usou essa roupa numa das apresentações do extinto Globo de Ouro da TV Globo.



Por acaso se lembram do que falamos na edição 6 sobre o biquíni verde da Xuxa? Olha ele aí de novo...

À esquerda, quadrinho da edição 6; à direita, Xuxa "vestindo" o mesmo biquini no quadrinho da edição 7
Essa edição traz ainda outro figurino muito famoso da loira. Eis a versão “quadrinhos” da roupa dos “2 anos de Xou da Xuxa” (comemorados em junho de 1988) e depois reutilizada na edição n. 100 do Show de Xuxa (Argentina), em 1991.


Esse modelo dos balõezinhos ainda vai dar as caras de uma maneira mais que especial na Revista, mas isso é assunto pro próximo post do Xuper Blog sobre as revistinhas.

E a Maria, hein, gente? Achamos que sua versão “quadrinhos” devia ter sido a primeira garota-propaganda da Wella, Koleston, Niely Gold... Não há meio desses coloristas acertarem o cabelo da mulher! História sim, história não, ela tá loira, morena, loira, ruiva...


Pra encerrar esse assunto vamos esclarecer: a personagem foi pensada para ser morena. Aqui estão as duas fichas-perfil dela que comprovam isso.



A Maria é a Maria do Rozário, governanta e amiga de décadas de Xuxa. Maria agora é pop. Tem até perfil no instagram, participou da estreia do Xuxa Meneghel e tem o carinho dos fãs da loira.

Um vídeo publicado por Maria (@issemaria) em

Voltando ao gibi, é impossível não se lembrar da música Croc Croc (1987, de Rubens Alexandre) ao ler a história Croc, Croc (!!!). Sapinho entra em casa, assusta um, pula noutro, atiça o Xuxo, pula e faz firula. Qualquer semelhança terá sido mera coincidência (ou não?).


Na história do sapo da confusão, temos a estreia da querida mamãe de Xuxa, Dona Alda, que nos gibis será a Mama Alda. Aldinha dispensa apresentações e pra ela só nosso carinho, respeito e orações.



Na seção “Correio da Xuxa”, tivemos uma espécie de “Xi, Marcela, vai pro The Voice” em seus primórdios. Explicando: a garota queria pôster na revistinha e Xuxa já tinha dito que na edição 3 já tinha vindo, mas resolveu emendar com “se quiser outro escreva pro Xou pedindo, tá?”. 


Xuxa ensinando as pessoas as pedirem as coisas no lugar certo desde sempre.  ;)



Falando em The Voice, a outra menina que queria ser cantora contou que escrevia pra Xuxa porque a amava. Bons tempos! Hoje tem povo entra no perfil da loira porque quer  reclamar da roupa, do programa, da vida, do governo...



E o que dizer da garota que quer história de extraterrestres que atacam a natureza? Xuxa foi uma lady. Merecia uma resposta do tipo: “Oi, baixinha, não leu nenhuma das edições anteriores, né? Beijinhos pra você.”


Satisfazendo os inúmeros pedidos publicados ao longo das sete edições da Revista da Xuxa, a Editora Globo decidiu que era hora de Xuxa contar com jogos e passatempos também. Assim, a partir de agosto de 1989 foi colocado no mercado o volume 1 do Almanaque da Xuxa  e que teve sua propaganda veiculada na revistinha.





Edição 08


Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 8

Em mais uma história com mensagens de proteção à natureza e combate à poluição, Xuxa, ao lado de Praga e Tupinixim, enfrenta uma criatura de sujeira que só pensa em poluir. Quem acompanhava também os gibis da Turma da Mônica na época, vai notar semelhança no  comportamento do bicho-sujeira com o personagem Capitão Feio, criado por Maurício de Sousa. Visualmente ele até está mais para a evolução (de forma e inteligência) de um dos lacaios do Capitão...


Nessa mesma história temos uma referência a John Wayne (1907-1979), famoso ator de filmes de faroeste e que detém o recorde de ter participado de 142 filmes. Tupinixim não deve ter gostado muito da filmografia do John Wayne, afinal ele geralmente lutava contra alguma tribo indígena. Ele era o “mocinho”... E nós já aprendemos a brincar de índio, mas sem mocinho pra nos pegar, não é, Xuxa?


Na aventura “Contos Infantis” temos a estreia de Perninha – não, não é o dos Tinny Toons – um coelhinho que integrava a Turma da Xuxa, mas nunca disse realmente a que veio. Algo meio confuso, deixado de lado... A começar pelo seu traço nessa historinha que em nada se assemelha ao apresentado nas fichas-perfil. A impressão é que nem a equipe de produção sabia direito onde e quando encaixar o personagem.



Ainda na mesma história, temos a 1ª aparição da Draguxa. Bom, se você se lembrou daquela dragoa imensa do cenário do primeiro ano do Xou da Xuxa ou daquela personagem que participou da historinha da revista pôster Shell (falamos disso nesse post), pode esquecer. Agora Draguxa é uma bebê-dragão, toda mimosinha, de fraldinha, chupeta e tudo mais. Vamos mostrar a ficha-perfil dela depois.


Olha a Xuxa usando a versão “quadrinhos” do figurino de uma de suas bonecas.  Foi nessa mesma história do Perninha e da Draguxa.

Separada por dois xucas e um short...


E parece que detectamos o ponto fraco da equipe de produção da Revista da Xuxa. Depois de tudo que já falamos sobre Maria e ciranda da cor de seus cabelos, nessa edição encontramos o Samuca loiro, a Martinha Ruiva,  a Maria... bom, deixa a Maria pra lá...


Catuxa deixou o Xou da Xuxa em março de 1989, mas nas revistinhas estava firme e forte. Chegou a ser protagonista de uma das histórias dessa edição.


Olha, a gente também acha que já ficou repetitivo falar da confusão de cores, mas temos que mostrar, né? Quando Catuxa pega seu mapa astral, ela está de vermelho (sua cor no programa desde sempre), no quadrinho seguinte passou a ser azul. Olha, as paquitas já são praticamente uma legião de garotas clonadas nos gibis, se ainda se confundem com as cores, fica mesmo difícil a relação...



E tá na hora, tá hora, tá na hora de agradar... Pela primeira vez os leitores puderam ter uma foto da Xuxa desde o lançamento da Revista. Pedido antigo no correio da Xuxa. Como brinde, a oitava edição trouxe uma foto-adesivo da loira. O adesivo era em comemoração aos 3 anos do Xou da Xuxa, na Rede Globo, completados em junho/1989.


Esse adesivo teve diferentes destinos: veio na revistinha, era distribuído no programa, nas lojas do Bicho Comeu e há quem diga que ele veio dentro do LP Xou da Xuxa 3. Se veio, foi numa tiragem posterior e sem qualquer menção.  Talvez as pessoas o associem erroneamente ao disco por falar de 3anos e o disco ser o terceiro da era Xou da Xuxa. E ainda tem o fato da foto ser do mesmo ensaio da contracapa. Pensem conosco: o Xou da Xuxa (programa) completou 3 anos em 1989 e qual disco Xuxa lançou em 11/07/1989? O 4º Xou da Xuxa!  Se tivesse que vir encartado em algum lugar, seria no disco 4, não?



Edição 9


Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 9

Setembro... Mês de primavera, já dá pra pegar uma praiazinha de leve no Rio. Mas se você for a Xuxa, melhor vestir seu biquíni verde, pegar sua nave e ir pra outro planetinha mais sossegado (ou não...).
Edição 6, na 7 e agora na 9...

Moderninho, o boneco de espuma mais curioso quis “saber bem direitinho quem nasceu primeiro: o ovo ou o pintinho”? E diante da estratégia que ele resolveu usar para decifrar o enigma, dá pra gente reaproveitar outro verso de “o Que É, O Que É”. “Tem cabeça, mas não pensa...”



Tupinixim fazia e acontecia no cipó, na escalada, no nado mas não achou seu caminho no “esteique”. Problema que Xuxa não tinha, pois pela história, a moça era uma ninja na arte de se locomover na tábua de rodinhas. Vai ver foi o Perninha que ensinou pra ela, mas achamos que ela mal sabe quem é ele...



No Correio da Xuxa, o povo continuava pedindo foto da loira; ou que pelo menos as capas fossem fotos. Xuxa, delicadamente, já acabou com isso...


Mas o  pessoal da Revista da Xuxa não deixou: depois do adesivo, já anunciava que na próxima edição teríamos uma foto-pôster da Loira! Ansiedade a mil.



Vovuxa mostrou sua personagem secreta: Rollanda Landa, a equilibrista acrobática do circo. Só assim mesmo pra gente ver Vovuxa sem o seu tradicional vestido florido.  Toda empolgada, a vovó mostra que entende como ninguém o significado de “melhor idade”.


E depois do Grupo Dominó, lá na edição 4, outro famoso deu as caras no gibi: o lutador de boxe peso-pesado José Adilson Rodrigues dos Santos,  o Maguila. O pugilista foi lá fazer uma proposta pro Xuxo... Sabiam que o apelido Maguila vem da semelhança de porte físico com o Gorila Maguila da Hanna Barbera?


Pela primeira vez uma ligação “em tempo real” com o Xou da Xuxa. Na revistinha estava estampado o anúncio da Marisol que também patrocinava uma das brincadeiras do programa.


A propaganda dizia para os baixinhos ficarem ligados no Xou da Xuxa. Sabem qual era a brincadeira? Se não sabem, a gente mostra:



Depois das bonecas e dos anúncios dos tênis, agora a Revista da Xuxa veio mostrar que Bicicleta da Monark se escrevia com X...


E então, mataram as saudades? Para o próximo post nós só vamos deixar uma imagem para irem se animando. Olha o que vem por aí...



Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Christiane Sousa Sousa disse...

Amei os gibis continue postando vou agurdar vc postar o 10,11,e,o,12

Christiane Sousa Sousa disse...

Csdar ,as edições da,10,11,12????? Vou ficar aguadando leandro

µЙ∂M™ disse...

Aguardando mais edições 😍😍

Christiane Sousa Sousa disse...

Quando vc postar as edições das revistinhas da xuxa as numeros 10,11,12 mim avise meu email e christianesousaf97@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Boa tarde. Nessa edição nº9 da revista da Xuxa não lembro da imagem do brinde que veio nela "Grátis Beijinho da Xuxa" você teira uma foto para disponibilizar para que os Fãs possam recordar. Obrigada.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...