quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Revista da Xuxa: Edições 10 e 11

Antes de qualquer coisa, vamos nos justificar: quem está acompanhando nossas postagens sobre a Revista da Xuxa vai estranhar um pouco o post de hoje. Costumamos apresentar três edições para vocês e essa era nossa ideia até semana passada, mas ao “montar” o artigo, vimos que ficou muito extenso e optamos por deixar a edição 12 para um post à parte. Além do mais, a edição 12 é comemorativa de 1 ano da publicação... è ou não é merecido que tenha um post só seu? Então... antes de falar dessa edição especial, vamos mostrar as curiosidades das edições 10 e 11. Preparados?



Edição 10

Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 10

A edição do mês das crianças de 1989 chegou com novidades: a produção das historinhas deixava de ser do Estúdio Artecômix e passava a ser da Equipe “Farias & Paulo José”. Com a mudança de produtores, houve uma pequena alteração nos traços da Xuxa “desenho”. Comparem:


Entretanto, o  Estúdio Artecômix ainda não tinha saído completamente . A história “Flores para uma Flor” foi creditada a ele.  Foi a última historinha do Estúdio na Revista da Xuxa.


Falando em alteração de traços dos personagens, a décima edição trouxe de volta a Mocreia Fantástica – que não aparecia desde a n.1 – numa versão remodelada e bem diferente da que nos foi apresentada no começo. Só uma coisa não mudou: a vontade de Mocreia em tirar Xuxa do caminho, pois segundo ela, seus talentos não são reconhecidos porque a “loira aguada” rouba todas as atenções.


No Correio da Xuxa, os leitores mostram que o negócio da vez era mesmo foto. Enquanto uma pede foto dos “cantores e grupos de sucesso” a outra quer foto dos leitores mesmo. Que falta fazia a internet e suas muitas redes sociais, hein? Isso fora os pedidos de foto da Xuxa. 


Se bem que esses últimos foram resolvidos – pelo menos nessa edição – pois os leitores receberam como brinde um miniposter de Xuxa.  Diferente do que geralmente acontece, a foto escolhida não era de ensaios batidos ou postais... era Xuxa no cenário do Xou empunhando os clássicos pompons.


No “Anversário da Vovuxa” vemos Xuxa com um figurino “carimbado” em sua carreira. Simples e marcante, tanto que virou um dos figurinos da boneca da Mimo, além, claro, de Xuxa usá-lo no programa.

Xuxa usa o figurino na revista, no "Xou" em 1989, no "Show de Xuxa", em 1991, além de servir de roupinha pra sua boneca lançada pela Mimo

Pela primeira vez a revista fez menção à 2ª geração de Paquitas. Na última história da edição, temos Dengue e Xuxa conversando com a Catuxita, mas também temos um erro na revisão e a própria personagem se chama de Catuxa, assim como as baixinhas Leninha e Angel, que se dirigem à moça pelo nome de Catuxa. Afinal quem era a protagonista dessa história? Catuxa ou Catuxita? Não importa, era uma Paquita.



E para tristeza de todos, foram encartadas as últimas fichas-perfil. Foram 36 fichas no total, desde a número 2. Quem ilustrou as últimas fichas da Revista foram os bichos de Xuxa: Apolo, o cavalo; Tuca, o tucano; Painho, o papagaio e Jô, a macaca. Mostraremos as fichas com detalhes nos futuros posts.


Edição 11


Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 11

A décima-primeira edição já chegou com uma “honra” que quase nenhuma edição teve: uma propaganda publicada nos demais gibis da Editora Globo falando exclusivamente dela. Propagandas da Revista da Xuxa aconteceram ao longo da existência da publicação, mas uma propaganda de uma edição específica não. Isso era bem raro.



Vamos comer pizza passear no bosque enquanto seu Lobo não vem... A primeira histórinha da revista é bem assim. Uma adaptação da Vovuxa para a lenda da Chapeuzinho Vermelho e não é que caiu como uma luva pra loira?


E o que dizer de Xuxa tentando se fazer notar pelo carinha que andava na rua. Acho que a gente consegue acreditar mais nela viajando de uma galáxia pra outra numa nave rosa do que tendo que cortar um dobrado pra chamar a atenção de um rapaz...



Na história da Dengue com as pulgas do Xuxo foi impossível não se lembrar das pulguinhas do filme Super Xuxa Contra Baixo Astral. Essas Joanas...


E se Xuxa ficar doente, não vai faltar gente pra cuidar dela. Participação da Fessora, Pavão, Di Junior, Sandrão e Martinha. A turma adulta da Xuxa. Falando na Fessora, vamos ver a ficha dela?


Fessora foi inspirada na personal trainer Rosângela Allevato, a Tia Rô, que cuidava da forma física de Xuxa naquela época. Ela chegou a ter um quadro dentro da Ginástica do Xou no ano de 1989; durou pouco. Vejam no vídeo abaixo todas as edições do quadro e ainda uma aparição de Rosângela no Xou da Xuxa em 1990 (aos 9:01 min) na brincadeira “Comandante Ausente”.



Falando dos profissionais que cercavam (ou cercam – literalmente- até hoje) Xuxa, temos o segurança de décadas, Magno. O onipresente protetor de Xuxa inspirou o personagem Jesus e ao ler a descrição do perfil na ficha, dá pra se ter a certeza que o “baixinho” Jesus e o o segurança Magno têm algo em comum.


Bom, se restava alguma dúvida, foi a edição 11 que acabou com ela. Vejam o descuido nesse quadrinho, quando Moderninho se dirige à Jesus:


Tivemos estreia de personagem: o Praguinha, filho do Praga e da Dona Praga. É curioso ver esse lado “família’ do personagem Praga, pois nas primeiras edições ele morava no quarto de brinquedos da casa de Xuxa, junto com Dengue e Moderninho. Vai ver não tinha encontrado a Dona Praga ainda... ou será que isso aconteceu depois de conhecer a esposa, pois já conta a lenda que “nem a dona Praga esse chato ela aguentou, com um chute no traseiro devolveu ele pro Xou”.


Edições 10 e 11 comentadas, agora é hora de esperar o "bolo e guaraná, muito doce pra você"... Já sabem, tem edição comemorativa no próximo post das revistinhas e que não vai demorar muito pra sair. Edição 12!!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Túlio Jônatas disse...

Gente, por favor, se tiverem a música Amiguinha Xuxa (Xou da Xuxa Remix) a versão que foi usada nos anos 90, poderiam repostar por favor? O link esta quebrado e estou a anos procurando essa versão. Obrigado!

Christiane Sousa Sousa disse...

Vou aguardar as outras edições a 12,a,13 em fim pois e muito bom matar a saudades recordar e toda sexta que vc posta?queria falar pra vc que toda vez que vc postar as revistinhas mim avise no meu imail ficarei muito grata

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...