sexta-feira, 18 de março de 2016

Revista da Xuxa: Edições 19, 20 e 21

Por: Leandro Franco


Dengue, Praga e Moderninho, os três personagens mais marcantes da Turma da Xuxa nas histórias em quadrinhos muitas vezes tiravam o posto de protagonista das aventuras das mãos de Xuxa. No post de hoje, vamos saber mais sobre esse crescente interesse pelos personagens.
Ao analisarmos as edições 19, 20 e 21 constatamos que os três tiveram mais destaque do que a própria Xuxa e, curiosamente, eles se revezam nas capas das edições citadas.


Claro que se o gibi se chama “Revista da Xuxa” espera-se que ela seja o centro das atenções, entretanto não seria de se admirar que em algum momento a produção da revistinha possa ter pensado em algum projeto paralelo dedicado aos ajudantes de Xuxa, dada a quantidade de histórias dedicadas a eles.

Edição 19
Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 19

Logo na primeira história, temos Xuxa passando por algo tão semelhante ao que enfrenta hoje que a história poderia ser praticamente “baseada em fatos reais” . Dengue e Praga não aprovam a roupa de Xuxa e ela acaba resolvendo trocar - após uma série de intempéries - da maneira mais prática e bem humorada... 


Como vimos no quadrinho aí de cima, Xuxa aparece cantando uma música que nunca foi gravada por ela. A canção de Noel Rosa, Com Que Roupa?, foi gravada em 1930 (!!!) e seus versos são tão conhecidos que já praticamente viraram domínio público.



Se a primeira história terminou com uma música que não é de Xuxa, a segunda começa do mesmo jeito. Dessa vez temos Lulu Santos e sua “De Repente, Califórnia” de 1982 e quem “invoca” o hino dos surfistas é o personagem Di Junior. Óbvio, não?



Músicas à parte, Dengue aparece com uma crise por seus cabelos estarem caindo. Mas, gente, o mosquito não era careca desde que Xuxa saiu daquela nave pela primeira vez? Vai entender?

Maria ganhou sua primeira historinha “solo” e mostrou que faz suas artes...


No Correio da Xuxa persiste a saga “Queremos Paquitos no gibi” e uma outra leitora ainda se lembrou do Frentinha. Baixinhos insistentes, não?



Ah, e a história do cabelo diferente também persistia...


Nas Dicas Pros Baixinhos: L de levada, A de Alegria, M de Maria, B de Beliscada, A de Assanhada, D de Danadinho, A de Amorzinho... Vem dançar LAMBADA! Bom, não mencionaram a música, até porque o disco Xuxa 5 ainda nem tinha saído, mas aproveitaram a febre do momento.



Edição 20


Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 20

Finalmente pudemos ver no gibi o modelito vencedor do concurso Show de Prêmios Xuxa. A inspiração da leitora Nancy Ramos lhe rendeu o primeiro lugar na promoção e um monte de presentes, sem contar a oportunidade de acompanhar a gravação do programa Xou da Xuxa e ver Xuxa usando a roupa desenhada por ela. Se no gibi o modelo só apareceu em agosto, na TV os baixinhos puderam conferir tudo no dia 22/06/1990. A revistinha trouxe uma matéria especial com fotos da participação de Nancy no Xou. Além disso, a capa e a primeira história foram todas baseadas nesse assunto.


E a ideia da leitora ultrapassou os gibis, a Revista Faça Fácil trouxe uma matéria exclusiva ensinando a fazer o bordado da roupa. Nunca foi tão fácil ficar como a Xuxa!




Ainda na historinha do modelito, alguém pode explicar porque todas as cartinhas são verdes? Fica parecendo que Xuxa está sentada em pilhas de dinheiro (#TioPatinhas).


Novamente temos um excesso de histórias protagonizadas por Dengue, Praga e Moderninho. E Xuxa? Praticamente fazendo participação especial na própria revista...

Só na edição 20, os "ajudantes" de Xuxa tiveram mais da metade do  gibi:
4 contra 2 de Xuxa.

Correio da Xuxa... pode parecer piada, mas teve mais pedidos de Paquitos e Frentinha nos gibis. 


Outros preferiram elogiar o cenário versão 1990 do Xou da Xuxa



E uma baixinha confundiu Tritão com Trintão. Bom, ou ela ou o responsável por copiar as cartinhas.



Moderninho aparece querendo lucrar com a XuxaMania, nada diferente do que já acontecia desde 1986...



Edição 21


Clique aqui para download da versão digitalizada da revistinha nº 21

Com a vigésima primeira edição da revista da Xuxa, temos o segundo caso de capa com figurinos repetidos. Exatamente 10 edições depois, Xuxa volta a aparecer com sua “roupa-de-andar-no-mato-e-mexer-com-bicho”.


A ocasião pedia; afinal as Dicas Pros Baixinhos do mês de setembro eram sobre Ecologia e isso veio anunciado até na capa. Já as historinhas nada tinham de tema ecológico.


Pavão resolve se aventurar no mundo dos cabeleireiros e a “cobaia” é a Pituxa. Pobre moça, caiu nas mãos de um iniciante sem qualquer experiência. Iniciante também devia ser o colorista dessa história que fez Pituxa em todos os quadros com o uniforme azul. Desde que o Xou é Xou, Pituxa sempre foi dona do uniforme vermelho. Não é possível que essa pessoa não se lembrava da Letícia Spiller...

Quem é essa se passando por mim? Nunca tive uniforme azul...


No Correio da Xuxa a primeira cartinha pedia uma história com TODOS os personagens. Poxa, menina, se eles não conseguiram fazer todos aparecerem em 21 edições, imagine em uma só história.


E descobrimos que existe uma coisa que apareceu mais que o biquíni verde (que até deu uma sumidinha, repararam?): carta pedindo Paquitos no gibi. Já tá ficando chato, produção... Ou desenha esses moços ou põe um aviso: “se for pra pedir Paquitos, peçam pra Jesus porque nós não vamos atender”.



O Praga, pra variar, mostrou porque é o praga.


E finalizando, Xuxa mostrou seus dotes culinários e fez os Bolinhos X. Se fosse nos dias de hoje, certamente seriam servidos na Casa X.


Só por curiosidade, nessas três edições tivemos 24 histórias, Xuxa protagonizou 8, a terça parte. Enquanto isso Dengue, Praga e Moderninho estavam em praticamente todas as outras (inclusive nas que Xuxa também estava). Será que isso vai mudar? Fiquem atentos ao próximos post das revistinhas.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anderson Santos disse...

Estou gostando das postagens das revistinhas. Muito bom relembrar. Um abraço e continuem com o bom trabalho.

µЙ∂M™ disse...

Muitoo bom parabéns mais uma vez, amando

Marcia Paiva disse...

Amei rever.eu tinha essas revistinhas.que emoção poder rever.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...