segunda-feira, 14 de março de 2016

Xuxa e Fafy Siqueira: marcando um X nessa história

“Marquei um X, um X, um X no seu coração”... esses versos de 1992 estão tão marcados em nossa memória quanto o X no coração. Mas será que sua memória lembra que o primeiro X dessa canção foi marcado graças a um F? Sim, F de Fafy. A atriz, humorista e compositora Fafy Siqueira é uma das convidadas de hoje do programa Xuxa Meneghel. A história de Fátima Figueiredo em relação à Xuxa vai mais além da composição da famosa canção que virou hit em 1992.



As Noviças Rebeldes
Fafy foi uma das estrelas da comédia musical As Noviças Rebeldes, de Dan Goggin, que ganhou adaptação brasileira de Flavio Marinho e direção de Wolf Maya, em 1987. O sucesso foi grande e ganhou um espectadora cativa, que também já era um sucesso: Xuxa. A loira assitiu a peça pelo menos 9 vezes na época e uma amizade começou a nascer entre ela e Fafy.

Bujão Minha
Xuxa chamava Fafy de Bujão Minha: “Uma brincadeira com o nome do piloto de F-1, Maurício Gugelmin” e chegou presenteá-la com uma coleção de relógios. Informação revelada na Revista Manchete de 24/02/1990

Xuxa e Fafy Siqueira nos bastidores do Xou da Xuxa em 1990; foto publicada na revista Manchete em 24/02/90

Um Dia Serei Notícia
A amizade cresceu e em 1988, Xuxa produziu para Fafy o espetáculo “Um Dia Serei Notícia”. Foi nesse show que conhecemos a personagem Gardênia Alves, que logo despertou o interesse de Chico Anysio e a levou para a Escolinha do Professor Raimundo (Rede Globo).  Gardênia já trazia uma homenagem sutil à madrinha Xuxa. O segurança da personagem, interpretado por Ted Boy Marino, se chamava Xuxo e vestia um figurino inspirado nos Paquitos do Xou da Xuxa.
“ É assumidamente uma homenagem à minha amiga Xuxa.” – disse Fafy ao Jornal O Globo em 26 de abril de 1992.



Xou da Xuxa e Sonho de Verão
Não tardou para que Fafy aparecesse em algo especial do universo de Xuxa e assim, nas comemorações dos 3 anos do programa Xou da Xuxa, em 1989, a Bujão Minha marcou presença. 


Lembram do “Oba, tanãnã”? O bordão inventado por Fafy era usado por Xuxa durante as brincadeiras. Pouco depois, a ex-Paquita Andréa Veiga gravou uma música com o mesmo nome, composta por Fafy (minuto 0:27 do vídeo).


A propósito, Fafy foi diretora do programa “Pintando o Sete”, incursão da ex-paquita como apresentadora, na Rede Record, em 1988/1989.
Depois disso, o cinema.  Fafy atuou em Sonho de Verão, filme de produção de Xuxa, estrelado pelas Paquitas, Paquitos e Sérgio Mallandro. A atriz interpretava a governanta Sofia que nutria uma paixão platônica por Léo, personagem de Sérgio (minuto 1:01:56 do vídeo).


Compositora e Participações Especiais
Ao lado da parceira Sarah Benchimol, Fafy compôs "Dança do Paloê", gravada para o álbum "Xou da Xuxa Seis".



Paloê é adaptação (pelo menos o refrão) de uma canção tradicional de sant Domingo – República Dominicana, Palo Bonito, composta em homenagem à Virgem de Altagracia. O grupo Tropical del Bravo regravou a canção original, assim como vários outros artistas:



Em 1992, também em parceria com Sarah, compôs “Marquei um X”, o maior sucesso do álbum Xou da Xuxa Sete.


Em 1995, Fafy enfrentou Denguinho, o cachorro rebelde de Gracinha Curiosa, numa participação no quadro da personagem curiosa de Xuxa. Exibido no Xuxa Park (Rede Globo) em 08/07/1995.


Em 1998, foi a vez de interpretar alguém parecido com a ex-diretora de Xuxa, no Especial de Natal, exibido na noite de 23/12.


Em 2003, a atriz interpretou a Tia Mazinha, professora de química da pequena Bruxa Keka (Debby Lagranha) no quadro Escola da Bruxa Keka. Fafy apareceu em vários episódios dessa fase do quadro, dentro programa Xuxa no Mundo da Imaginação.


Já em 2008, Xuxa finalmente pode participar daquele espetáculo que tanto assistiu na década de 80, o Especial de Natal “Xuxa e as Noviças” trouxe para a TV as aventuras do grupo de freiras que precisava arrecadar dinheiro para manter seu convento. Óbvio que Fafy tinha que estar lá.


Jurada no TV Xuxa
Xuxa e Fafy novamente se reencontraram na gravação do quadro "Maior Comédia" exibido no extinto  TV Xuxa (Rede Globo).


Além disso, Fafy participou várias vezes como jurada  do "Festival de Paródias" . Num desses "TV Xuxa", Fafy declarou que se tornou uma "Paquita" por estar sempre presente nos programas da Rainha.



O Mistério de Feiurinha
Coube a Fafy encarnar uma das três bruxas que atormentam a vida de Feiurinha (Sasha) no último longa lançado pela Rainha dos Baixinhos, o Mistério de Feiurinha, de 2009.


E a atriz não se intimidou com as cenas em que precisaria “voar” numa vassoura:
Durante as filmagens de "Xuxa em o Fantástico Mistério da Feiurinha" - adaptação do livro infantil "O Fantástico Mistério da Feiurinha", do escritor Pedro Bandeira -, Fafy Siqueira provou que adora novos desafios. Ela, que viverá uma das bruxas - no longa protagonizado por Sasha Meneghel -, pediu para Xuxa dispensar sua dublê nas cenas de aventura.
"Estou com a corda toda. Quando soube que viria voando num cabo de aço, a uns 30 metros do chão, dispensei a dublê. Eu sou uma maluca, graças a Deus!", brincou a atriz.
Matéria publicada no Jornal OTEMPO, em 20/08/2009.

O Passeio no Corcel
Em comemoração aos 40 anos de Xuxa, completados em 2003, a Revista Contigo selecionou 10 histórias curiosas sobre Xuxa para serem publicadas. Uma delas foi contada por Fafy. Imaginem a comediante, Xuxa, um cachorro, o motorista e mais duas pessoas enfiadas num Corcel velho pipocando fumaça...


É ou não é muita história pra ser contada, muito X pra ser marcado?
"Quem é meu fã ou meu amigo, sabe da importância da Rainha na minha vida (...) Porém somos amigas de Almas e sempre ficamos espiritualmente ligadas uma na outra.” – escreveu em seu blog no ano de 2008. Então já sabem, hoje é dia de ver mais um capítulo dessa história marcada por X, risadas e amizade de alma. O programa Xuxa Meneghel começa às 22:30h pela Rede Record.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...